V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais:
Democracia e seus dilemas contemporâneos
19 a 22 de Junho de 2017
NOTA DE CANCELAMENTO DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS (V EICS)
Vimos através desta notificar a nossos colaboradores e ao público em geral o CANCELAMENTO da quinta edição do Encontro Internacional de Ciências Sociais (VEICS), previsto para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho de 2017, na cidade de Pelotas/RS. O motivo principal para esta decisão extrema foi a negativa de financiamento público por parte das principais agências de fomento (CNPq e CAPES) para a edição atual, parcerias fundamentais nas edições anteriores. O auxílio público e o pagamento de inscrições foram as fontes de financiamento que alavancaram a execução das edições anteriores, as quais contribuíram decisivamente para a constituição do importante fórum de debate acadêmico na região sul de Brasil representado pelo Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS). A posição geográfica de Pelotas, próxima à fronteira de alguns países latino-americanos, promoveu nas edições anteriores uma ampla participação de pesquisadores de países como Uruguai, Argentina e Chile.
Justamente pelo sucesso e tamanho do EICS é que os promotores do evento, os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia, entenderam que seria temerário manter um evento do vulto do EICS contando somente com os recursos das inscrições dos participantes do mesmo. Em respeito aos colegas colaboradores e ao público acadêmico, todos merecedores de um tratamento cordial e de um evento com condições de receber as atividades previstas com condições mínimas de trabalho, foi decidido o cancelamento desta edição do V EICS.
Pedimos desculpas aos convidados para as conferências centrais e para as mesas redondas que com muita disposição e generosidade aceitaram participar do evento. Do mesmo modo, nos dirigimos aos colegas que rapidamente atenderam à convocação do evento e elaboraram e enviaram propostas de criação de GTs. Não podíamos prever, nem na hipótese mais pessimista, no momento do lançamento da convocação que as agências não atenderiam a necessidade imperiosa de financiamento do evento.
Nas respostas das agências de financiamento ao projeto do V EICS, o mérito e a relevância do evento foram destacados, ao mesmo tempo que informavam a impossibilidade do financiamento pela escassez de recursos e pela opção por outros projetos, estes prioritários na concepção das referidas agências de fomento acadêmico. É difícil entender como um evento como o EICS não é prioritário para o fomento da produção na área de Ciências Sociais. Cremos que a influência na política acadêmica das recentes transformações na política brasileira tenha tornado o conhecimento das ciências sociais e a qualificação do debate sobre temas como a democracia como algo não prioritário.
Em respeito aos nossos colaboradores, ao público acadêmico e ao compromisso com a sociedade, manteremos o esforço para tornar o conhecimento das ciências sociais prioritário, trabalhando para a consolidação da tradição que o EICS representa. O certo é que manteremos nosso esforço para contribuir para a consolidação da área de Ciências Sociais na região sul da América Latina.
Atenciosamente,
Programas de Pós Graduação de Antropologia, Ciência Política e de Sociologia da Universidade Federal de Pelotas
***
Apresentação
Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia da UFPel têm o prazer de convidar a comunidade científica – instituições de ensino superior, de pesquisa, e de extensão, públicas ou privadas, para participarem do V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais. O Evento tem ocorrido a cada dois anos, desde 2008, com exceção da presente edição, cuja periodicidade se estendeu para a adequação do calendário do evento junto ao primeiro semestre de 2017. O crescente sucesso do evento tem encorajado a sua continuidade, tornando-se hoje mais um polo produtor e disseminador de conhecimento, agregando pesquisadores de todo o país e do exterior.
Temática do evento
O objetivo do V Encontro Internacional em Ciências Sociais é o de promover um amplo e profundo debate sobre a situação atual da democracia e de seus dilemas na sua expressão contemporânea, em especial nas sociedades que apresentam uma adesão recente ao sistema democrático. A intensificação das práticas democráticas está produzindo mudanças importantes, desde o aprofundamento da participação popular nos processos de governo até a crescente influência da relação local/global na constituição institucional e na definição de dinâmicas socioculturais que passaram a forjar essas sociedades. A realidade da internacionalização gerou crises e trouxe desafios importantes para se pensar as dinâmicas socioculturais e as relações de poder que pressionam e reconfiguram a realidade das nações. As sociedades estão cada vez mais influenciadas por uma agenda global e as instituições, tanto as de mercado como as estatais, passam a compartilhar cada vez mais dessas referências globais para a sua constituição, ao mesmo tempo em que mostram um pluralismo crescente em suas relações.
Porém, essas transformações precisam ser percebidas através das tensões que elas desencadeiam, não perdendo de vista que, mais do que imagens idealizadas, o que nos dá o sentido da realidade de uma sociedade é a compreensão dos elementos e dos processos históricos e culturais de efetivação desta mesma realidade. A presença das assimetrias próprias às estruturas hierárquicas tradicionais impõe dificuldades para a configuração de práticas igualitárias, em sociedades com forte tradição autoritária em suas relações de poder. Impasses na construção da cidadania, nas suas diversas possibilidades, e no desenvolvimento de processos participativos obstaculizam relações mais horizontais e o estabelecimento de um efetivo poder democrático.
As instituições mostram dificuldades em forjar sentidos de ordem e de justiça que sejam percebidos pelos atores sociais como legitimamente democráticos, trazendo sérios riscos para a institucionalização do Estado de direito. Diante deste cenário, diversas interpretações propõem soluções, desde o aprofundamento das relações democráticas até o estabelecimento de fundamentalismos de variadas ordens. O V Encontro Internacional de Ciências Sociais convida para a construção de conhecimentos sobre estas questões, debatendo essa realidade desafiadora, forjando novos conceitos, revendo categorias, a fim de ampliar o entendimento deste momento de crise e propor caminhos que vislumbrem a possibilidade de uma sociedade mais justa.
EDITAL DE SELEÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO
Confira: EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE SELEÇÃO DE GTs DO V EICS !!!!!!!!!