Título do Trabalho: Afirmando identidades e construindo novas existências: uma análise sobre youtubers negras
Banca examinadora: Prof. Dr. Marcus Vinicius Spolle (orientador), Profa. Dra. Luciana Garcia de Mello (UFRGS) e Prof. Dr. Fernando de Figueiredo Balieiro (UFSM).
Local: A banca será online e poderá ser acessada através do link https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-w5i-jvw-w4d
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel) realiza a seleção de alunos para os cursos de mestrado e doutorado (turma ingressante em 2024), recebendo candidatos(as) de diversas áreas do conhecimento.
Períodos de inscrição: de 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024 (até as 18hs do horário de Brasília)
O PPGS torna público o Edital de Estudante Especial. Serão considerados “estudantes especiais” quaisquer candidatos com graduação concluída não vinculados a nenhum Programa de Pós-Graduação.
Para alunos regulares de outros PPGs da UFPel, é necessário enviar por e-mail (ppgs@ufpel.edu.br), dentro do período de inscrições de alunos especiais (22/1 a 22/2/2024), o formulário de matrícula (formulário 02) indicando o curso em que está matriculado e o número do CPF, com a ciência do orientador. Não é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. Em caso de aprovação, a matrícula na disciplina será realizada automaticamente (se houver vaga).
Obs.: No formulário 02, preencher as seguintes informações: nome completo, fazer referência ao edital de aluno especial, disciplina, data e assinatura; e, enviar para o e-mail do PPGS (ppgs@ufpel.edu.br).
1ª parte: 11 de março de 2024 a 23 de março de 2024
Recesso: de 24 de março a 14 de abril de 2024
2ª parte: de 15 de abril a 20 de julho de 2024
Matrícula dos alunos regulares já cursando mestrado e doutorado
Todos os DISCENTES (Turmas Mestrado 2023 e Doutorado 2021 / 2022 / 2023) do PPG Sociologia deverão realizar a matrícula no calendário 1/2024 nos dias 29 de fevereiro e 1º de março (até 17hs) de 2024.
Como realizar a matrícula:
1) Acessar conta pessoal no COBALTO.
2) No menu do lado esquerdo, clicar na opção Aluno > Cadastro > Solicitação de matrícula pós.
3) Ao clicar, aparecerá a lista das disciplinas (referente ao calendário 1/2024).
4) A/O discente marcará as disciplinas que deseja cursar e submeterá sua escolha. SOMENTE as disciplinas da lista abaixo deverão ser marcadas (favor desconsiderar outras disciplinas que apareçam no sistema Cobalto):
Disciplinas optativas 1/2024:
Experimentações democráticas contemporâneas no Sul Global (Seminário avançado V, 0560173) – (Optativa, 4 crs). Profa. Adriane V. Ferrarini. Sexta-feira, 14hs. Início: 15/3/2024. Sala a definir.
Teoria social e Estudos de Gênero (Seminário Avançado I, 06560119, 4 créditos). Professora: Simone Gomes. Segunda-feira, 14hs, início: 18/3/2024. Sala a definir.
Economias, cotidianos e sociabilidades (Tópicos Especiais II, 0560171, 2 créditos). Profa. Elaine da Silveira Leite. Quarta-feira, 17hs30, início: 24/4/2024.
Sociologia e economia política do capitalismo – (06560135) – (Optativa, 4 crs). Prof. Rodrigo Cantu. Sexta-feira, 9hs. Início: 18/3/2024. Sala a definir.
Sociologias do Conhecimento (Seminário Avançado II, D000500, 2 créditos). Prof. Léo Peixoto. Quinta-feira, 10hs. Início 18/4/20524. Sala a definir.
Tópicos avançados em gestão pública e organizações II (23000148, Optativa, 4 créditos). Prof. Márcio Rodrigues. Quarta-feira. 14hs. Início: 17/4/2024. Local: Sala 2 da pós-graduação – 4º andar – CCSO – campus anglo
Obs.: As datas e horários das disciplinas ainda podem sofrer alterações.
O(A) orientador(a) deve ter ciência das escolhas das disciplinas.
Os discentes que NÃO forem realizar matrícula em disciplinas OBRIGATÓRIAS E OPTATIVAS (listadas acima) devem enviar e-mail: ppgs@ufpel.edu.br entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março (até 17hs) de 2024, indicando no corpo do e-mail o desejo de se matricular em Elaboração de dissertação – código 9999803 (alunos mestrado) ou Elaboração de tese – código 9999802 (alunos doutorado).
Os discentes/bolsistas interessados em realizar estágio docente em 1/2024 deverão entrar em contato com o PPG Sociologia através do e-mail: ppgs@ufpel.edu.br entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março (até 17hs) de 2024, informando o nome da disciplina em que realizará o estágio, dia e horário e o professor responsável pela disciplina. Também deve informar no corpo do e-mail as demais disciplinas em que deseja realizar matrícula no presente semestre, pois, neste caso, a matrícula será feita de forma manual pelo PPGS.
Lembrete: Estágio docente orientado – mestrado e doutorado – o professor responsável deve incluir o aluno no e-AULA como “Monitor básico”.
Em caso de dificuldade para realizar a matrícula, a(o) discente deve enviar e-mail ao ppgs@ufpel.edu.br até o dia 1º de março (até 17hs) de 2024, informando no corpo do e-mail em quais disciplinas (listar todas, inclusive estágio) pretende se matricular no referido semestre.
Dia 4 de março de 2024, a coordenação dará início às correções e aprovações das matrículas.
Matrícula (virtual*) turmas mestrado e doutorado ingressantes em 2023
Ingressantes MESTRADO em 2023 – 4 de março de 2024 – até 17hs.
Ingressantes DOUTORADO em 2023 – 5 de março 2024 – até 17hs.
* Conforme orientação enviada por e-mail aos candidatos aprovados.
** Rematrícula em disciplinas apenas para aluna/os do Doutorado (Turma Ingressante em 2024) –5 de março de 2024 (até 17hs). Rematrícula apenas para as/os estudantes de Doutorado (da turma 2024 ingressante) que solicitaram pedidos de aproveitamento de créditos, em especial, em disciplinas obrigatórias e foram deferidos.
Disciplinas obrigatórias (Ofertadas apenas para alunos regulares ingressantes em 2024 noPPG Sociologia):
Teoria Sociológica I (06560107) – (Obrigatória, 4crs). Prof. Attila Barbosa. Terça-feira 14hs. Início: 12/3/2024. Sala a definir.
Metodologia (D000492) – (Obrigatória, 4crs). Prof. William H. G. Soto. Quarta-feira 14hs. Início: 13/3/2024. Sala a definir.
Teoria Sociológica Avançada (06560103) – (Obrigatória APENAS PARA ALUNA/OS DO DOUTORADO, 4crs). Prof. Leo Peixoto Rodrigues (a definir). Quinta-feira 14hs. Início: 14/3/2024. Sala a definir.
Optativas (Mestrado e Doutorado):
Experimentações democráticas contemporâneas no Sul Global (Seminário avançado V, 0560173) – (Optativa, 4 crs). Profa. Adriane V. Ferrarini. Sexta-feira, 14hs. Início: 15/3/2024. Sala a definir.
Teoria social e Estudos de Gênero (Seminário Avançado I, 06560119, 4 créditos). Professora: Simone Gomes. Segunda-feira, 14hs, início: 18/3/2024. Sala a definir.
Economias, cotidianos e sociabilidades (Tópicos Especiais II, 0560171, 2 créditos). Profa. Elaine da Silveira Leite. Quarta-feira, 17hs30, início: 24/4/2024.
Sociologia e economia política do capitalismo – (06560135) – (Optativa, 4 crs). Prof. Rodrigo Cantu. Sexta-feira, 9hs. Início: 18/3/2024. Sala a definir.
Sociologias do Conhecimento (Seminário Avançado II, D000500, 2 créditos). Prof. Léo Peixoto. Quinta-feira, 10hs. Início 18/4/20524. Sala a definir.
Tópicos avançados em gestão pública e organizações II (23000148, Optativa, 4 créditos). Prof. Márcio Rodrigues. Quarta-feira. 14hs. Início: 17/4/2024. Local: Sala 2 da pós-graduação – 4º andar – CCSO – campus anglo
* A matrícula da/os aluna/os regulares ingressantes em 2024 se efetiva mediante o envio do formulário 02 para o e-mail <ppgs@ufpel.edu.br>. Basta preencher o nome completo, indicar o nome das disciplinas que pretende cursar e assinar. É obrigatório cursar as TODAS OBRIGATÓRIAS.
REUNIÃO DE RECEPÇÃO e início das aulas – 11 de março de 2024
9hs Encontro de Recepção Turmas (Mestrado e Doutorado) com a Coordenação do PPGS.
10hs – Reunião de Apresentação de Discentes e Docentes do PPGS.
(Convocação) – Reunião com Bolsistas e Solicitantes*:
Reunião com bolsistas Mestrado e Doutorado (e solicitantes – turma ingressante Mestrado e Doutorado 2024) – 11 de março de 2024 – 13h30.
* As datas e horários ainda podem sofrer alterações.
Informações para ALUNAS/OS ESPECIAIS 1/2024 – PPG Sociologia / UFPel
As disciplinas do calendário 1/2024 serão ofertadas de forma presencial
Período de inscrições no edital para alunas/os especiais (e de outros PPGs-UFPel) – 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024.
Divulgação dos Alunos Especiais Aprovados (e de outros PPGs) – a partir de 26 de fevereiro de 2024.
Matrícula (virtual) dos Alunos Especiais Aprovados – 6 e 7 de março de 2023 – (até às 17hs do dia 7 de março).
Para alunos regulares de outros PPGs da UFPel, é necessário enviar por e-mail, dentro do período de matrícula de alunos especiais (6 a 7 de março de 2024), o formulário de matrícula (formulário 02) indicando o curso em que está matriculado e o número do CPF, com a ciência do orientador. Não é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. Em caso de aprovação, a matrícula na disciplina será realizada automaticamente (se houver vaga).
Obs.: No formulário 02, preencher as seguintes informações: nome completo, fazer referência ao edital de aluno especial, disciplina, data e assinatura; e, enviar para o e-mail do PPGS (ppgsoc.ufpel@gmail.com).
Disciplinas optativas (ofertadas para alunos especiais):
Experimentações democráticas contemporâneas no Sul Global (Seminário avançado V, 0560173) – (Optativa, 4 crs). Profa. Adriane V. Ferrarini. Sexta-feira, 14hs. Início: 15/3/2024. Sala a definir.
Teoria social e Estudos de Gênero (Seminário Avançado I, 06560119, 4 créditos). Professora: Simone Gomes. Segunda-feira, 14hs, início: 18/3/2024. Sala a definir.
Economias, cotidianos e sociabilidades (Tópicos Especiais II, 0560171, 2 créditos). Profa. Elaine da Silveira Leite. Quarta-feira, 17hs30, início: 24/4/2024.
Sociologia e economia política do capitalismo – (06560135) – (Optativa, 4 crs). Prof. Rodrigo Cantu. Sexta-feira, 9hs. Início: 18/3/2024. Sala a definir.
Sociologias do Conhecimento (Seminário Avançado II, D000500, 2 créditos). Prof. Léo Peixoto. Quinta-feira, 10hs. Início 18/4/20524. Sala a definir.
Resultado final de aprovados na seleção interna do PPGS para bolsa de doutorado sanduíche no exterior, nos termos do Edital CAPES 30/2023 e do Edital PRPPG 220/2023:
Informamos que está disponível no COBALTO o módulo para registro de exercícios domiciliares e suspensão de atividades para alunos da pós-graduação.
Exercício Domiciliar é a possibilidade do estudante, que esteja impossibilitado(a) de comparecer às aulas durante determinado período, poder continuar seus estudos por exercícios domiciliares fora do ambiente acadêmico com acompanhamento, sempre que compatíveis com o estado de saúde do aluno e as possibilidades do curso em que ele esteja matriculado.
Não será concedido exercício domiciliar ao discente nos componentes curriculares que ofereçam:
I – práticas laboratoriais ou ambulatoriais;
II – atividades cuja execução não possa ocorrer fora do ambiente acadêmico;
III – demais atividades cuja natureza seja incompatível como exercício domiciliar.
A suspensão das atividades ocorrerá quando houver impossibilidade de realização dos exercícios domiciliares, seja por motivo de saúde, seja pelas atividades incompatíveis. Nesses casos, o aluno deverá ficar afastado das suas atividades. As disciplinas deverão ser canceladas e a contagem do prazo para conclusão do curso de pós-graduação ficará suspensa.
Em caso de aluno bolsista afastado das atividades por período maior que 30 dias e que não está em exercício domiciliar, a bolsa do aluno deverá ser suspensa por motivo de saúde.
As alunas em licença maternidade deverão utilizar o módulo “solicitação de exercícios domiciliares” e anexar a certidão de nascimento, para ter a suspensão das suas atividades por 4 meses.
Como solicitar:
A solicitação deve ser feita pelo aluno no COBALTO, menu: Aluno > Cadastro > Solicitação de exercícios domiciliares.
Da seguinte forma:
I – Deve ser protocolada até o quinto dia posterior ao início da ocorrência do fato impeditivo;
II – Deve ser informado o motivo e incluído o atestado de saúde;
III – Deve salvar a solicitação e acompanhar o resultado pelo Cobalto.
No atestado médico/odontológico deve constar a indicação do período para realização das atividades em exercícios domiciliares ou afastamento das atividades, bem como, a especificação da questão de saúde para avaliação pericial.
A perícia irá registrar o parecer no sistema acadêmico. Com base no parecer da perícia, o Colegiado do curso deverá avaliar e registrar a possibilidade pedagógica de realização das atividades em regime domiciliar.
Em caso de deferimento, o professor do componente receberá uma mensagem para cadastrar as atividades que deverão ser desenvolvidas pelo aluno durante o período de exercícios domiciliares.
Fluxograma
Responsável
Procedimento
Discente
– Cadastrar a solicitação de Exercícios domiciliares e enviar atestado de saúde no Cobalto;
Menu: Aluno > Cadastro > Solicitação de Exercícios Domiciliares
Perícia Médica
– Emitir parecer no Cobalto;
Menu: Gestão acadêmica > Processos > Solicitação de Exercícios Domiciliares
Colegiado de curso
– Avaliar a condição pedagógica do exercício domiciliar;
– Registrar o deferimento ou indeferimento no Cobalto.
Menu: Gestão Acadêmica > Processos > Homologar exercícios domiciliares
Docente
– Registrar as atividades que deverão ser realizadas pelo discente durante o período de Exercícios domiciliares.
Menu: Professor > Cadastros > Exercícios domiciliares > atividades
Discente
– Verificar as atividades registradas pelo Professor no Cobalto;
Menu: Aluno > Cadastro > Solicitação de Exercícios Domiciliares
Docente
– Nos casos em que não for possível ao docente informar o aproveitamento acadêmico e frequência no fechamento da turma, deverá ser informado por meio do FPIN eletrônico no Sistema COBALTO.
OBS: Não deve ser registrada presença se o aluno não estiver em aula. No FPIN deverá ser preenchido o campo Nº de faltas (conforme registrado no diário de classe); Nº de faltas abonadas (referente ao período do afastamento justificado); e o campo Justificativa (marcar a opção disponível, nesse caso, exercícios domiciliares).
O memorando completo pode ser acessado no seguinte link: Memorando_2422261
Resultado preliminar de aprovados na seleção interna do PPGS para bolsa de doutorado sanduíche no exterior, nos termos do Edital CAPES 30/2023 e do Edital PRPPG 220/2023:
1º – Gabriel Alves Bresque
Conforme o item 6, IV, do Edital PRPPG 220/2023 o prazo para pedido de reconsideração é de 48 horas após publicação do resultado preliminar.
Título do projeto: “A durabilidade do (In)Sustentável: Uma análise socioambiental das capitais brasileiras na Era das tecnociências”
Banca: Banca sob presidência do Prof. Dr. Rodrigo Cantu (orientador) e composta pelos Profs. Drs. Pedro Henrique Vasques (IPPUR) e Marcio Barcelos (UFPel).
Local: A banca será híbrida. Presencialmente no Laboratório Informática PPGCPol e PPGS (Rua Coronel Alberto Rosa, 154). Para os participantes remotos, o acesso se dá pelo seguinte link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/rod-gx6-6dy
Exibindo registro(s) 81 a 90 de 1024 encontrado(s).
Você precisa fazer login para comentar.