Início do conteúdo
    Notícias
  • Convite para defesa de Dissertação

    Discente: Gerson Luiz Cardoso da Silva

    Título da dissertação: “A dinâmica das interações sociais e os capitais sociais presentes na praça Dom Antonio Zattera- Pelotas/RS”, sob orientação do Prof. Dr. Guilherme Camargo Massaú.

    Dia: 17 de março de 2017

    Horário: às 14 h

    Local: sala 352, no prédio do IFISP, Rua Cel. Alberto Rosa, 154.

  • Esclarecimentos Calendário de Atividades e Disciplinas 2017

    Informamos que o calendário de atividades do Mestrado em Sociologia tem início dia 08 de março de 2017 (após a efetivação das matrículas), e as disciplinas começam em 25 de abril de 2017.

    Lembrem-se da reunião de recepção que será (apenas) em 24 de abril às 14hs na sala 206 do IFISP.

    Desejamos um ótimo início de atividades acadêmicas, em especial a turma 2017.

  • V EICS – Nota de cancelamento

    NOTA DE CANCELAMENTO DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS (V EICS)

    Vimos através desta notificar a nossos colaboradores e ao público em geral o CANCELAMENTO da quinta edição do Encontro Internacional de Ciências Sociais (VEICS), previsto para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho de 2017, na cidade de Pelotas/RS. O motivo principal para esta decisão extrema foi a negativa de financiamento público por parte das principais agências de fomento (CNPq e CAPES) para a edição atual, parcerias fundamentais nas edições anteriores. O auxílio público e o pagamento de inscrições foram as fontes de financiamento que alavancaram a execução das edições anteriores, as quais contribuíram decisivamente para a constituição do importante fórum de debate acadêmico na região sul de Brasil representado pelo Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS). A posição geográfica de Pelotas, próxima à fronteira de alguns países latino-americanos, promoveu nas edições anteriores uma ampla participação de pesquisadores de países como Uruguai, Argentina e Chile.

    Justamente pelo sucesso e tamanho do EICS é que os promotores do evento, os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia, entenderam que seria temerário manter um evento do vulto do EICS contando somente com os recursos das inscrições dos participantes do mesmo. Em respeito aos colegas colaboradores e ao público acadêmico, todos merecedores de um tratamento cordial e de um evento com condições de receber as atividades previstas com condições mínimas de trabalho, foi decidido o cancelamento desta edição do V EICS.

    Pedimos desculpas aos convidados para as conferências centrais e para as mesas redondas que com muita disposição e generosidade aceitaram participar do evento. Do mesmo modo, nos dirigimos aos colegas que rapidamente atenderam à convocação do evento e elaboraram e enviaram propostas de criação de GTs. Não podíamos prever, nem na hipótese mais pessimista, no momento do lançamento da convocação que as agências não atenderiam a necessidade imperiosa de financiamento do evento.

    Nas respostas das agências de financiamento ao projeto do V EICS, o mérito e a relevância do evento foram destacados, ao mesmo tempo que informavam a impossibilidade do financiamento pela escassez de recursos e pela opção por outros projetos, estes prioritários na concepção das referidas agências de fomento acadêmico. É difícil entender como um evento como o EICS não é prioritário para o fomento da produção na área de Ciências Sociais. Cremos que a influência na política acadêmica das recentes transformações na política brasileira tenha tornado o conhecimento das ciências sociais e a qualificação do debate sobre temas como a democracia como algo não prioritário.

    Em respeito aos nossos colaboradores, ao público acadêmico e ao compromisso com a sociedade, manteremos o esforço para tornar o conhecimento das ciências sociais prioritário, trabalhando para a consolidação da tradição que o EICS representa. O certo é que manteremos nosso esforço para contribuir para a consolidação da área de Ciências Sociais na região sul da América Latina.

    Atenciosamente,

    Programas de Pós Graduação de Antropologia, Ciência Política e de Sociologia da Universidade Federal de Pelotas

    V EICS

  • Disciplinas para o 1ro semestre 2017 – informações atualizadas*

    Confiram AQUI as disciplinas ofertadas pelo PPG Sociologia/UFPel no primeiro semestre de 2017.

    Para Matrícula nas disciplinas – Lembrem-se:

    Alunos Especiais – 13 a 17 de março de 2017 – Confiram o Edital para maiores informações.

    Alunos Regulares 2016 e ingressantes em 2017 – 06 e 07 de março de 2017.

    * As disciplinas, datas e horários poderão sofrer alterações até a data da matrícula – acompanhem as informações em nosso site.

  • O professor Attila Barbosa ministrou palestra na Universidade de Coimbra

    O professor Attila Barbosa ministrou palestra “TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO: um objeto de luta político-cognitiva no campo jurídico brasileiro”, em 10/02, na Faculdade de Economia – Universidade de Coimbra (FEUC), Portugal, como parte de suas atividades do pós-doutorado na Universidade de Bolonha (Itália).

    Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Elísio Estanque, da Universidade de Coimbra, que integra o corpo docente do nosso PPGS, na condição de Professor Visitante. A atividade é parte da colaboração entre o PPGS/UFPel e o Programa de Doutoramento em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

    Mais informações, aqui, no site da FEUC.

  • Informe – Alunos Especiais 1/2017

    O Edital para seleção de alunos especiais do Mestrado em Sociologia será publicado em fevereiro de 2017 – Aguardem!

    Prestem atenção nas seguintes datas:

    Inscrições Alunos especiais – 13 a 17 de março de 2017.

    Divulgação dos Alunos Especiais Aprovados (e de outros PPGs) – 20 de março de 2017.

    Matrícula – Alunos especiais aprovados – 21 a 23 de março de 2017.

  • Férias coletivas a partir do dia 09/01

    Informamos que o PPGS tem férias coletivas a partir do dia 09/01. Retornaremos as atividades dia 06 de fevereiro em horário normal de funcionamento da secretaria (das 13h às 19h).

    Solicitações e dúvidas urgentes devem ser encaminhadas para o e-mail ppgsoc.ufpel@gmail.com e serão respondida assim que possível devido as férias!