Início do conteúdo

SPG – Brasil e América Latina em perspectiva na ANPOCS

O professor Sérgio Botton Barcellos (UFPel) do nosso PPGS juntamente com a profa. Roberta Brandão Novaes (FAN) irão coordenar o  SPG05 – Brasil e América Latina em perspectiva: estratégias e vivências intergeracionais de populações afetadas por grandes empreendimentos.

O objetivo do SPG é de agregar trabalhos que discutam os impactos sociais e ambientais de projetos definidos no âmbito do “desenvolvimento”, na perspectiva do Estado e de empresas sobre populações diversas abrigadas na denominação de povos e comunidades tradicionais. Interessa, aqui, pensar as consequências mais visíveis que derivam desses empreendimentos para a natureza na interrelação com as formulações discursivas, os processos de organização coletiva e as práticas adotadas pelas populações afetadas na produção da vida desagregada. Isso que chamamos de formulações discursivas e práticas de vida, que podem ser pensadas como os impactos menos visíveis dos grandes empreendimentos (em uma percepção primeira), incluem estratégias e movimentos distintos de produção da existência, como os processos de mobilidade. A relevância do tema deste SPG se justifica pela recorrência de desastres ambientais e humanos ocasionados por tais projetos em solo brasileiro. A intenção é que essa confluência de pesquisas se torne uma ferramenta que contribua nos estudos acadêmicos e debates políticos sobre conflitos socioambientais na atualidade.

As instruções para submissão (até o dia 29/04) estão no edital: http://anpocs.com/index.php/43-encontro-anual-2019/2750-encontros-anuais/43-encontro/2060-edital-202

Publicado em 05/04/2019, na categoria Sem categoria.