A professora Simone Gomes (PPGS), junto à Talita São Thiago Tanscheit (UFRJ) acaba de publicar o artigo “Authoritarian Neoliberalism and Gender-Based Violence:notes on the Covid-19 pandemic in Brazil”, na Revista Interdisciplinary Perspectives on Equality and Diversity.
A Norus – Novos Rumos Sociológicos, revista do Programa de Pós Graduação em Sociologia – UFPel, convida pesquisadores e pesquisadoras da Sociologia e áreas afins a enviarem artigos inéditos ao dossiê “Sociologia das ortodoxias e heterodoxias na economia brasileira”, organizado por Rodrigo Cantu (PPGS/UFPel) e Bruno Barreiros (Ufba), com publicação prevista no número de agosto-dezembro 2021.
O prazo para as submissões é 11 de outubro de 2021.
CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: “Tecnologias da Informação e Comunicação: governo, resistências e contracondutas”
Não é exagero mencionar os altos impactos sociais das Tecnologias de Informação e Comunicação nas últimas décadas. Primeiramente, no âmbito da pesquisa básica, da indústria de defesa e das grandes corporações. Em seguida, com a difusão dos computadores pessoais, houve uma significativa ampliação de suas aplicações, incluindo as mais diversas faces do cotidiano. A popularização de aparelhos móveis implicou no aumento do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), contribuindo para incluir nessa dinâmica atores tradicionalmente marginalizados no âmbito das inovações tecnológicas.
O desenvolvimento de infraestruturas globais de redes de comunicação tornou possível a digitalização de informações a partir da captura e compartilhamento de dados, cuja instrumentalização passou a se dar por meio desde indivíduos, que incluem coletividades não-organizadas, até corporações altamente estruturadas. O aumento da capacidade de processamento e a redução dos custos de produção do hardware tornou viável não só a incorporação de captura e análise em máquinas de uso cotidiano, mas também popularizou a possibilidade de manuseio dos dados digitalizados a partir do emprego de uma pluralidade de ferramentas, como bancos de dados, inteligência artificial, modelização, análise estatística etc. Seus objetivos vão desde operações de vigilância, identificação de estruturas e relações sutis entre dados, até o estabelecimento de correlações diversas.
Uma das discussões centrais nas Ciências Humanas no início do século XXI é a relação entre as formas de governo inerentes às normatividades produzidas pelas TIC e o comportamento dos sujeitos implicados nessas dinâmicas. Entretanto, o debate no entorno dessas tecnologias se dá em meio a sua acelerada disseminação, produzindo reações que vão desde o entusiasmo com as possibilidades abertas até aqueles que apontam os seus efeitos negativos para o mundo social e suas consequências apocalípticas e distópicas para as relações de poder e dominação. Nesse contexto, é possível destacar análises sobre as relações da vigilância e suas mediações (Lyon, 2001; Marx, 2016), tecnologias digitais e capitalismo neoliberal (Morozov, 2018; Cardoso, 2018), e a questão civilizacional colocada pelo poder instrumental do capitalismo de vigilância (Zuboff, 2019). Inúmeros trabalhos empíricos apontam questões como os efeitos discriminatórios de sistemas de auxílio à decisão no sistema judicial, e problemas como a transparência, compreensão e a justificação das decisões administrativas (Eubanks, 2018; O´Neil, 2016; Pasquale, 2015; Oswald, 2018).
Nesse sentido, questões como o monitoramento constante e onipresente da vida cotidiana são temas familiares no debate político contemporâneo. São investimentos em machine learning, por exemplo, que implicam em carros automatizados, dispositivos inteligentes para monitoramento do lar e ubíquos drones. Nos países do Sul Global, é particularmente revelador a maneira com a qual mecanismos de vigilância tem atuado em relação a movimentos sociais, principalmente como forma de coerção e controle. Se a tecnologia do reconhecimento facial, crescentemente utilizada em vias públicas, avança como proposta de solução para problemas públicos – que incluem, notadamente o controle social em tempos de epidemias – essa também demonstra seu lado perverso no racismo algoritmo do cruzamento de dados, como engendrado em exemplos recentes.
A proposta busca incentivar análises teóricas e empíricas envolvendo as implicações atinentes às inúmeras formas de desenvolvimento, incorporação e manipulações das tecnologias de informação e comunicação nas sociedades humanas contemporâneas.
Temas como formas de governo dos indivíduos, vigilância, extração de dados, propriedade intelectual, governança e privacidade na internet são estimulados.
É no âmbito de tais reflexões que essa chamada de artigos também incentiva a submissão de pesquisas que relacionem dinâmicas de produção de violência política e o uso de tais ferramentas, independente da categoria de atores analisados. Abordagens que articulem premissas epistemológicas críticas são particularmente bem-vindas, principalmente aquelas que desloquem produções binárias como “Estatal x Não-estatal” ou “legalidade estatal de vigilância x emprego ilegal de mecanismos”.
Incentivamos, ainda, a submissão de artigos com enfoque na América Latina, mas não exclusivamente, escritos em português, espanhol ou inglês, e que versem sobre:
(a) Capitalismo de vigilância, Big data e Machine learning;
(b) Ativismo digital, cultura hacker;
(c) Violência, seus atores privados e controle privado dos dados;
(d) Desigualdades e assédio digital, racismo algorítimico;
(e) Big Tech e suas influências na cultura democrática;
(f) Cibercultura, cultura digital e capitalismo de extração de dados;
(g) Desigualdade epistêmica e assimetrias Norte-Sul global;
(h) Sociedade de controle, Sociedade de vigilância;
(i) governamentalidade algorítmica;
(j) Inteligência artificial; e
(k) Impacto das tecnologias de vigilância no sistema prisional.
As contribuições devem seguir as diretrizes para autores da revista e podem ser feitas através do sistema SEER, no site do periódico.
Título do Projeto de Tese: “Nas entrelinhas da justiça: os feminicídios nas sessões de julgamento dos tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul e São Paulo”, sob orientação do Prof. Dr. Marcus Vinicius Spolle.
Banca Examinadora: Profs. Drs. Sergio Franca Adorno de Abreu, Simone da Silva Ribeiro Gomes, Klarisse Almeida Silva Platero e Amílcar Vilaça.
O Grupo de Pesquisa em Sociologia Digital congrega pesquisadoras e pesquisadores, vinculados a diferentes universidades públicas nacionais, articulados em torno de uma abordagem sociológica dos usos sociais das mídias digitais na sociedade brasileira contemporânea.
As reuniões operam como um espaço de discussão e reflexão a respeito dos desafios concretos enfrentados em pesquisas empíricas com mídias digitais, para a partilha de reflexões teórico-metodológicas e para troca de experiências no campo da Sociologia Digital, a partir de uma abordagem que prioriza os eixos da produção de subjetividades, diferenças e desigualdades.
Convidamos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores, que desejem integrar as atividades do 2º semestre de 2021, para que manifestem o interesse através do e-mail <gpsociologiadigital@gmail.com>, até dia 5 de Julho de 2021, com as seguintes informações: nome completo, nível de formação (se estudante de graduação, mestrado ou doutorado), link do Currículo Lattes, vinculação institucional, área de atuação e um breve resumo do projeto de pesquisa.
As reuniões ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 9 de Julho de 2021, via Google Meet.
Os encontros percorrerão as seguintes temáticas:
● Usos sociais das mídias digitais na sociedade brasileira contemporânea;
● Metodologia e pesquisa com mídias digitais;
● Articulações entre usos e contextos dos usos no cotidiano;
● Revisão sistemática da literatura produzida pela Sociologia Digital, Teorias das Mídias Digitais em interface com as Ciências Sociais.
Vale destacar que as reuniões pressupõem a leitura e o debate de textos acadêmicos, bem como de apresentação e discussão de projetos de pesquisa e papers, artigos e trabalhos produzidos pela equipe. O grupo não tem a função de ministrar conteúdo.
As reuniões serão conduzidas pelos professores: Lara Facioli (FURG/UFPEL), Juliana do Prado (UEMS) e Felipe Padilha (UFBA)
EDITAL DE SELEÇÃO ALUNAS/OS ESPECIAIS 02/2021 – PPGSociologia/UFPel
Período de Inscrições (virtuais) Alunas/os Especiais (e de outros PPGs-UFPel) – 02 a 05 de agosto de 2021.
o No período de inscrição de alunos especiais (02 a 05 de agosto de 2021), para os alunos regulares de outros PPGs da UFPel é necessário manifestar interesse na disciplina e encaminhar o formulário de matrícula (formulário 02) indicando o curso em que está matriculado e o número do CPF, com a ciência do orientador (por e-mail). Não é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. Em caso, de aprovação, a matrícula na disciplina será realizada automaticamente.
Divulgação dos Alunos Especiais Aprovados (e de outros PPGs) – a partir de 06 de agosto de 2021.
Matrícula (virtual) dos Alunos Especiais Aprovados – 09 de agosto de 2021 – até às 17hs.
o Envio do formulário 02 – basta preencher – nome completo, fazer referência ao edital de aluno especial, indicar a disciplina, data e assinatura; e, enviar para o e-mail do PPGS.
Título do texto de qualificação: “A Epistemologia Reflexiva do Tempo Social: observação da interação entre Teoria Sociológica, Tecnologia e Tempo Social”, sob orientação do Drs. Léo Peixoto Rodrigues PPGS/UFPel
Banca Examinadora: Fabrício Monteiro Neves (PPGSOL/UnB), Pedro Alcides Robertt Niz (PPGS/UFPel) e Marcos Aurélio Lacerda (PNPD – PPGS/UFPel).
Teoria Sociológica II – (4crs). Professor: Leo R. Peixoto. Terça-feira (14hs). Início: 10/08/2021.
Obrigatória para todos os discentes do mestrado e doutorado ingressantes em 2021.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros, compreendendo aula síncrona (formato de webconferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios complementares (atividades assíncronas) no E-aula/UFPel.
Seminário de Dissertação (apenas para alunos do curso de mestrado turma 2021) – (2 crs). Profa. Elaine da Silveira Leite. Segunda-feira (19hs). Início: 09/08/2021.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 07 encontros. O primeiro encontro será em 09 de agosto de 2021, a disciplina se estenderá até novembro de 2021 (conforme cronograma que será apresentado no primeiro encontro), visando promover encaminhamentos para a qualificação dos discentes, compreendendo encontros síncronos (formato de webconferência), e complemento (atividades assíncronas) no e-aula/UFPel.
Seminários de Tese (apenas para alunos do curso de doutorado turma 2021) – (2crs). Profa. Simone Gomes. Quarta-feira (19hs). Início: 11/08/2021.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 07 encontros. O primeiro encontro será em 11 de agosto de 2021, a disciplina se estenderá até dezembro de 2021 (conforme cronograma apresentado no primeiro encontro), visando promover encaminhamentos para a produção do projeto de pesquisa e da qualificação dos discentes, compreendendo encontros síncronos (formato de webconferência), e complemento (atividades assíncronas) no E-aula/UFPel.
DISCIPLINAS OPTATIVAS:
Sociologia do Trabalho (0568159) – (Optativa, 4crs). Prof. Attila Barbosa. Terça-feira. 18hs. Início 10/08/2021.
Ementa: O curso visa discutir o papel do trabalho na sociedade capitalista e suas transformações atuais, procurando analisar as mudanças tecnológicas e organizacionais no processo de trabalho e suas implicações na constituição de identidades sociais, atores coletivos, movimentos sociais e políticos. Para tal, os temas norteadores da disciplina são os seguintes: trabalho como categoria estruturante na sociedade capitalista; da acumulação fordista à acumulação flexível; a reordenação produtiva global; cidadania e direitos do trabalho; trabalho e subjetividade: a construção social de um novo trabalhador na contemporaneidade; novas configurações do mundo do trabalho. O Objetivo é discutir o papel do trabalho na sociedade capitalista e suas transformações atuais, procurando analisar as mudanças tecnológicas e organizacionais no processo de trabalho e suas implicações na constituição de novas subjetividades, atores coletivos, movimentos sociais e políticos. A disciplina está relacionada a linha de pesquisa – Trabalho, Organizações e Identidade, portanto, destina-se, sobretudo, aos discentes que têm interesse na temática. O curso está organizado em aulas expositivas, discussão de textos e apresentação de vídeos sobre as temáticas.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2:30hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades (síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina. A aula síncrona inicia dia 17 de agosto e termina no dia 14 de dezembro de 2021.
Raça, Etnia e Desigualdade Social no Brasil (0568157) – (Optativa, 4 crs). Prof. Marcus Vinicius Spolle. Quarta-feira. 10hs. Início: 11/08/2021.
Ementa: A disciplina discute a ideia de modernidade, construída pelo pensamento social brasileiro, a partir do final do século XIX, através do conceito de raça, e a formação da identidade nacional brasileira, na década de 30 do século XX, utilizando a noção de etnia. Além disso, também trabalha a reatualização dessa ideia a partir da formação de uma sociedade de consumo de massas, nos anos 70, e a globalização, a partir dos anos 90, principalmente, através das teorias pós- colonialistas. A ênfase da disciplina está na discussão da busca de uma identidade nacional e na construção da ideia de modernidade e seus reflexos, principalmente a discussão da manutenção das desigualdades sociais e raciais no Brasil. Deste modo, visa oferecer aos alunos instrumentais teóricos-analíticos para compreender as diferentes apropriações sobre raça, etnia e a complexa relação com a desigualdade social no Brasil.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros, compreendendo aulas síncronas (formato web conferência) de até 2 horas e demais atividades/exercícios/ ferramentas complementares semanais no e-aula. Participação na plataforma e-aula será partir dessas ferramentas disponíveis, principalmente, em fóruns semanais que discorram sobre questões-problema formuladas pelo professor da disciplina. Debates em aulas semanais a partir do material disponibilizado (textos, áudios e vídeos). Avaliação: 1) participação nas atividades propostas na plataforma e-aula; 2) participação nos debates presenciais(virtuais) síncronos semanais; 3) elaboração de textos breves de reflexão individual sobre as contribuições teóricas da disciplina.
Sociologia e economia política do capitalismo – (código será enviado posteriormente) – (Optativa, 4 crs). Prof. Rodrigo Cantu. Sexta-feira. 16hs. Início: 13/08/2021.
Ementa: Capitalismo na teoria social clássica. Capitalismo histórico de Fernand Braudel. Economia substantiva de Karl Polanyi. Teoria do sistema mundo. Debates sobre a origem do capitalismo e a hegemonia europeia. Escola da regulação. Variedades de capitalismos contemporâneos. Teoria neoculturalista do desenvolvimento capitalista. Neoliberalismo e financeirização.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros síncronos (por plataforma de web conferência) de até 2hs. A avaliação será baseada 1) na participação do/da estudante nas atividades propostas e 2) na entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina. As aulas iniciam no dia 11 de agosto e se encerram no dia 24 de novembro de 2021.
Seminários Avançado II (D000500). Trabalho em plataformas digitais– (Optativa, 2 crs). Profa. Ana Paula D´villa. Quinta-feira. 9hs. Início: 12/08/2021.
Ementa: O objetivo dessa disciplina consiste em apresentar algumas das principais mudanças do trabalho contemporâneo. Pretendemos compreender como a reorganização do capitalismo, no começo do século XXI, vem conformando um novo modelo de negócios organizado em torno de plataformas digitais e aprofundando a precariedade no e/ou do trabalho. Para tanto, os temas abordados serão: “Gig-economy” e/ou economia dos bicos e gerenciamento algorítmico; os trabalhadores e trabalhadoras just-in-time, gamificação, entre outros aspectos. Visamos, ainda, observar quais os efeitos sobre os trabalhadores e trabalhadoras e conhecer suas formas de organização e resistência diante desse processo em andamento.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 08 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultante da participação discente nas atividades (síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final sobre os conteúdos propostos na disciplina.
Sociologia da Empresa (06560132) – (Optativa, 4 crs). Prof. Márcio Rodrigues. Quinta-feira. 16hs. Início: 12/08/2021.
Ementa: A disciplina tem como objetivo realizar um debate histórico aprofundado dos estudos relacionados a relação entre empresa, modernidade e sociedade. Espera-se constituir-se num espaço de reflexão sobre a crescente centralidade da empresa na contemporaneidade e estimular um pensamento crítico em relação às abordagens da realidade social estudadas. Empresa e modernidade. A centralidade da empresa. Desnaturalização da empresa. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. Processo de empresarização (características,
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros consecutivos, compreendendo atividades síncronas (formato de web conferência) de até duas horas (2:00h). Além desses, também serão realizadas uma série de atividades complementares assíncronas disponibilizadas no e-Aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades desenvolvidas no AVA UFPel, da realização de seminários via web conferência e da elaboração de um paper.
Sociologia de José de Souza Martins (0568177) – (Optativa, 4crs). Prof. William H. G. Soto. Quinta-feira. 19hs. Início: 12/08/2021.
Ementa: Esta disciplina busca discutir a sociologia e a sociedade brasileira. Toma-se como referência fundamental, a análise da obra de José de Souza Martins, um dos mais importantes sociólogos brasileiros contemporâneos. A partir do estudo da obra deste autor, dos diversos e variados temas na sua obra contidos, pretende-se compreender a natureza das contradições e as particularidades do processo histórico da sociedade brasileira. A sociologia de José de Souza Martins remete necessariamente aos autores com os quais ele dialoga e que marcam profundamente seu pensamento. Apesar de que Martins dialoga abertamente com vários autores, dentre deles Weber, Durkheim, Goffman, Schutz, Luckmann, Foucault, são principalmente dois autores que o influenciam: Karl Marx e Henri Lefebvre. Assim, o estudo da obra de Martins também será o retorno a Marx, principalmente ao método dialético que Martins utiliza para compreender a formação do capitalismo brasileiro. Porém, estudar a obra de Martins, também implica entender o contexto do surgimento da sociologia crítica no Brasil, principalmente compreender a herança sociológica de Florestan Fernandes que se expressa nas contribuições teóricas originais dos seus discípulos e pares como Antonio Cândido, Octávio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Pereira e o próprio Martins, dentre outros. Aprofundar com os alunos as perspectivas analíticas e conceituais estudadas para discutir a sociologia e a sociedade brasileira.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do aluno nas atividades; e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina.
Seminários Avançados III (D000501). Foucault e a sociologia (1): Estudo das epistemes e arqueologia do saber – (Optativa, 2 crs). Prof. Marcos Lacerda. Segunda-feira. 16hs. Início: 09/08/2021.
Ementa: A proposta da disciplina é apresentar uma das partes mais importantes da obra de Michel Foucault: o estudo das epistemes e a arqueologia do saber, explicitando suas relações de afinidade e conexões de sentido com a teoria social e sociológica. Neste momento de sua obra, as ciências humanas podem ser consideradas o seu objeto central, como se nota em seus principais livros e artigos do período e mesmo, mais explicitamente, no subtítulo de um dos seus livros mais emblemáticos “As palavras e as coisas”: uma arqueologia das ciências humanas. Analisaremos o conceito de episteme; as suas variações (episteme do Renascimento, Clássica e da Modernidade), ao mesmo tempo em que trataremos de conceitos como os de acontecimentos discursivo, formações discursivas transversais, regras de formação, limiares de transformação como decisivos para a compreensão adequada da arqueologia do saber.
Metodologia de ensino e avaliação: Serão 08 encontros compreendendo aula síncrona (formato de web conferência) de até 2hs, e demais atividades/exercícios/ferramentas complementares (atividades assíncronas) no e-aula. A avaliação será resultado da participação do/da estudante nas atividades (síncronas e assíncronas); e da entrega de um trabalho final de reflexão individual sobre os conteúdos propostos na disciplina. A aula síncrona inicia dia 11 de agosto e encerra dia 6 de outubro de 2021.
OBSERVAÇÃO GERAL:
A previsão é iniciar as atividades 02/2021 de modo remoto, entretanto, caso haja determinação da UFPel sobre a possibilidade de calendário híbrido e/ou presencial para o referido período, faremos ajustes nos planos de ensinos, horários, e ao que for necessário para adaptar ao novo formato, bem como, caso o calendário do PPGS colida com demais atividades dos professores também estão previstas possíveis readaptações nos planos e datas das disciplinas.
* As datas e horários das disciplinas ainda podem sofrer alterações.
Título da Dissertação: “As eleições presidenciais de 2018 e o marketing político digital: um estudo das lives de Jair Bolsonaro e de Fernando Haddad, à luz da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, sob orientação do prof. Dr. Léo Peixotto Rodrigues
Banca Examinadora: Prof Dr Carlos Artur Gallo Cabrera (UFPel), prof. Dr. Felipe Corral de Freitas (UFPel) e prof. Dr. Attila Magno e Silva Barbosa (UFPel)
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