Início do conteúdo

Abertas as incrições para a Oficina de Análise de Correspondências Múltiplas

Abertas as inscrições para a Oficina de Análise de Correspondências Múltiplas com o Prof. Dr. Rodrigo Cantu.

A oficina ocorrerá dia 22 de novembro de 2022, às 14h. Será realizada no laboratório de informática da pós-graduação, localizado no 2º andar do CCHS (Campus das Ciências Humanas e Sociais – R. Cel. Alberto Rosa, 154 – Centro, Pelotas).Serão disponibilizadas 20 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário.

A oficina busca apresentar a estudantes das ciências sociais e áreas afins, em níveis de graduação e pós-graduação, as técnicas de análise geométrica de dados (AGD). A AGD se tornou conhecida pelos trabalhos de Pierre Bourdieu e é desenvolvida principalmente na sociologia francesa. Porém, essas técnicas são cada vez mais utilizadas em diferentes países e empregadas proficuamente em várias áreas. Entre as técnicas da AGD, destacam-se a análise de componentes principais (ACP, para variáveis quantitativas) e a análise de correspondências múltiplas (ACM, para variáveis categóricas). Uma vez que grande parte dos dados trabalhados na sociologia são constituídos em variáveis categorias, a oficina se concentrará principalmente na ACM. A ACM permite reduzir a complexidade de um grande número de variáveis, produzindo eixos que expressam as diferenças predominantes entre as unidades de análise. São técnicas apropriadas à classificação, taxionomia e criação de perfis, assim como à elaboração de estruturas relacionais, compatíveis com o conceito bourdieusiano de campo e outras noções de configuração causal nas ciências sociais. Na oficina, o ministrante apresentará os fundamentos da AGD, com ênfase na ACM, exemplos de uso e alguns programas de análise estatística.

 

Recomenda-se a leitura do texto abaixo como preparação para a oficina, que pode ser encontrado pelo link.
KLÜGER, Elisa. Análise de correspondências múltiplas: fundamentos, elaboração e interpretação. BIB–Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 86, p. 68-97, 2018.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: seminariodiscente2022@gmail.com.

Publicado em 14/11/2022, na categoria Sem categoria.