NORUS – PUBLICAÇÃO DO DOSSIÊ: Trabalho e Educação em tempos de pandemia

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu oitavo volume e décima quarta edição, publica o dossiê: “Trabalho e Educação em tempos de pandemia” organizado por Ana Paula F. D’Avila – PNPD do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel) e por Eduardo V. Bonaldi – Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (UFSC).

Você pode conferir um excerto da apresentação: “Na esfera do trabalho, os artigos do dossiê buscam refletir sobre o contexto de precarização e de conversão repentina ao regime de trabalho remoto, engendrado pela pandemia. As restrições do isolamento reduziram as oportunidades de renda tradicionalmente buscadas no setor informal de serviços. Por conseguinte, houve aumento não somente da pressão sobre redes e sistemas de proteção social, como também da atração exercida por novas, ainda que precarizadas, formas de trabalho da gig economy (“economia dos bicos”), geralmente mediadas por novas tecnologias e aplicativos (como os serviços de entrega, por exemplo). No âmbito da educação, as escolas e as universidades também interromperam abruptamente suas atividades presenciais: condição inaudita que os textos sobre educação apresentados no dossiê buscam abordar”.

Essa edição é composta ainda por quatro artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a NORUS vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas a temáticas diversas, tais como a problemática da teoria do reconhecimento em Honneth, Taylor e Fraser; a relação entre formas religiosas e formas econômicas, a partir de uma leitura segura do fragmento “O capitalismo como religião” de Walter Benjamin; a análise de questões associadas à conjuntura política mais contemporânea, com a tensão entre neoliberalismo e neodesenvolvimentismo, tendo como objeto os dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva; culminando, por fim, num trabalho de fôlego, que faz uma interessante comparação entre os processos de reeleição de chefes do executivo no Brasil e no Uruguai

Por fim, a edição conta com uma resenha feita por Sílvio Camargo. Nesta resenha, o autor tece um comentário rico e rigoroso do livro “Alienação e Liberdade. Escritos Psiquiátricos”, mostrando novas facetas do pensamento crítico de Frantz Fanon.

Agradecemos às autoras e aos autores pela generosa variedade de aportes teóricos e empíricos que integraram o presente número. Ademais, estendemos nossos agradecimentos à equipe de pareceristas que contribuiu para a qualidade do trabalho, fundamental para a realização deste número da revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS).

Segue abaixo o link para acessar o Sumário do Dossiê.

Publicado em 31/12/2020, na categoria Sem categoria.