II Webnário da aréa de sociologia da FURG

VEM PRO NOSSO WEBNÁRIO, DIA 21 DE OUTUBRO, ÀS 19H!
O segundo webnário da área de Sociologia da FURG tem como objetivo refletir sobre como se estabelece o que chamamos de Capitalismo de Vigilância, construído, fundamentalmente por meio da presença das mídias digitais em nosso cotidiano. Teremos como focos do debate as plataformas educacionais, seus sistemas de recolhimentos de dados e a opacidade dos protocolos de segurança e privacidade. Abordaremos também o chamado colonialismo de dados, de forma a mostrar como essas mídias são expressões de relações coloniais, de poder e desigualdade, o que implica diretamente em questões políticas e na dinâmica democrática Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. Autor dos livros: Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros.
O evento será transmitido pelo canal da Área de Sociologia da FURG no YouTube:
Publicado em 21/10/2020, na categoria Sem categoria.