III Seminário de Autoavaliação do PPGSociologia/UFPel do Quadriênio (2017-2020) do Programa de Pós-graduação em Sociologia

Em 17 de junho de 2020 aconteceu virtualmente o III Seminário de Autoavaliação do Quadriênio (2017-2020) do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas.

Neste evento, foram apresentados e discutidos os quesitos da ficha de avaliação oficial da área de Sociologia da Capes (aprovada em Maio de 2020) e os indicadores do PPGS – elaborados pela atual Comissão de Autoavaliação, que buscou apontar, em especial, os quesitos que mais precisam de atenção do programa, visando o encerramento do atual quadriênio. Assim, foram discutidos a reatualização dos instrumentos para a coleta de informações e o monitoramento da qualidade da proposta, formação discente e impactos do Programa.

Também foi necessária a redefinição do cronograma de atividades de autoavaliação, devido tanto a adaptação aos novos requisitos da Ficha de avaliação quanto à Pandemia do Covid 19, segue as alterações conforme cronograma aprovado:

• De agosto de 2019 a setembro de 2020, teremos implementação e balanço da análise dos dados, visando monitorar e implementar mudanças objetivando a ampliação da qualidade das atividades do Programa e elaboração de material/relatório sobre o andamento das atividades.
  • Junho de 2020, III Seminário de Acompanhamento e Autoavaliação referente aos resultados parciais do quadriênio e adaptação aos novos quesitos da ficha de avaliação da área de Sociologia, visando adaptar os instrumentos de coleta e implementação das mudanças.

Redefinição do Plano Estratégico/Planejamento Futuro – devido a pandemia do Covid-19.

Redefinição dos trabalhos das Comissões que compõem as etapas da Autoavaliação do PPGS.

• Julho a Setembro de 2020 – levantamento e importação de informações e aplicação de questionários a professores e discentes adaptados as quesitos da ficha de avaliação – quanto ao registro de resultados e produções intelectuais, conforme Anexo da Ficha de Avaliação da área de Sociologia.

Elaboração de estatísticas dos itens da ficha de avaliação.

• Outubro de 2020 – IV Seminário de Seminário de Autoavaliação do PPGS referente ao quadriênio 2017-2020.
  • Agosto a Outubro de 2020 – Análise dos documentos e sistematização da autoavaliação final (quadriênio 2017-2020) e implementação dos pontos da Autoavaliação.
  • Outubro de 2020 – Preenchimento efetivo do relatório na plataforma Sucupira, balanço para construção da Proposta (relatório qualitativo). Registro de resultados (indicadores) e produções intelectuais do PPGSociologia.
  • Novembro de 2020 – Revisão das informações e conferências dos relatórios, encerramento da elaboração e depósito da Proposta.
  • Dezembro de 2020 – encerramento das atividades referente ao quadriênio 2017-2020 e início do planejamento estratégico do PPGS para o próximo quadriênio – 2021 a 2024.

Cabe destacar que na Autoavaliação do próximo quadriênio será prevista a avaliação do PPGS por um membro externo, já que tal atividade era para ter ocorrido em julho de 2020, mas devido a atual crise não foi possível prosseguir com o cronograma proposto em 2019 a referida avaliação.

Os pontos discutidos, neste encontro, também tiveram como foco discutir possíveis aperfeiçoamentos no que tange aos três pontos da ficha de avaliação – Programa, Formação e Impactos na Sociedade, perpassando pelos seguintes requisitos:

1. a) perfil do corpo docente permanente e colaborador  e suas atividades formativas – pesquisa, ensino e extensão; visando a qualificação do corpo docente para que atue sempre em sintonia com as linhas de pesquisa e atividades de pesquisa, ensino e extensão e de formação do programa, buscando balancear a distribuição das atividades de pesquisa, de formação, e de publicação entre os docentes do programa;
  2. b)perfil dos discentes (ingressos e egressos) – visando qualificar a formação e aumentar os índices de produção acadêmica;
  3. c)indicadores de impactos regional, nacional e internacional do PPGS; buscando ampliar o ritmo de produção acadêmica que possa sustentar as expectativas de um Programa com conceito 04, em particular por meio da disseminação das nossas pesquisas em periódicos bem classificados e livros, seja em âmbito nacional e internacional; bem como, procurando intensificar os acordos e convênios com instituições de pesquisa nacional e internacional; e por fim, estimular  integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa relacionados à área de conhecimento do programa;
  4. d)Indicadores e registros dos produtos (técnicos, artigos por professor, livros, egressos), visando analisar os produtos que irão compor o quadro de resultados e produções intelectuais do quadriênio na última avaliação.

Também, foram discutidos uma possível agenda de eventos para 2020, a redução dos recursos PROAP, e as diretrizes da revista NORUS.

Deste modo, foram (re)definidas as duas comissões que seguirão com as atividades de autoavaliação do PPGS: Comissão de acompanhamento e Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Sociologia (2020); e, Comissão de Acompanhamento de Alunos e Egressos (2020).

Este seminário também foi essencial para a redefinição das diretrizes do planejamento estratégico/futuro do PPGSociologia/UFPel que integrará o relatório Sucupira de 2020.

Publicado em 17/06/2020, na categoria Sem categoria.