II Seminário Interno de Autoavaliação

Em 15 de outubro de 2019 aconteceu o II Seminário Interno de Autoavaliação do Quadriênio (2017-2020) do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, na qual foram apresentados e discutidos a ficha de avaliação e os indicadores do PPGS, decorrentes das informações apresentadas no Seminário de Avaliação de Meio Termo em Brasília (agosto de 2019), bem como do encontro da atual coordenação com o Coordenador de área da Sociologia da Capes –  Marcelo Carvalho Rosa em outubro de 2019. A partir dos dados apresentados foi definido e aprovado o planejamento estratégico do PPGS que, de modo geral, busca identificar os pontos a melhorar no que tange as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando a coerência da proposta do Programa, bem como a articulação dos nossos objetivos com o planejamento da UFPel, seja no que refere-se a infraestrutura, a formação dos discentes e a produção intelectual. Como já definido no I Seminário de autoavaliação, foram constituídas duas comissões que têm por objetivos identificar os pontos fortes e a serem melhorados no PPGS, acompanhar a formação discente e mapear a atuação dos egressos, buscando a adequação aos critérios da atual ficha de avaliação da área de Sociologia. Assim, nosso planejamento visa: a) Atrair bons alunos e ampliar a relação discente-docente via a dinâmica dos grupos de pesquisas, visando qualificar a formação e aumentar os índices de produção acadêmica, referente a produção de discentes em relação aos indicadores pertinentes à área. b) Estimular o desenvolvimento de um corpo docente qualificado e competente que atue sempre em sintonia com as linhas de pesquisa e atividades de pesquisa, ensino e extensão e de formação do programa, buscando balancear a distribuição das atividades de pesquisa, de formação, e de publicação entre os docentes do programa. c) Ampliar o ritmo de produção acadêmica que possa sustentar as expectativas de um Programa com conceito 04, em particular por meio da disseminação das nossas pesquisas em periódicos bem classificados e livros, seja em âmbito nacional e internacional. d) Manter coerência, consistência, abrangência e atualização das linhas de pesquisa com os projetos em andamento e proposta curricular do curso, procurando intensificar os acordos e convênios com instituições de pesquisa nacional e internacional. e) Concretizar a inserção e impacto regional, nacional e internacional do programa, buscando integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa relacionados à área de conhecimento do programa, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. Finalmente, e) manter e consolidar o periódico – NORUS, que atualmente é avaliado como B2. Aprovado o planejamento estratégico do PPGS.

Publicado em 16/10/2019, na categoria Sem categoria.