“Juventude e educação: perspectivas dos dias atuais”

O Observatório Interinstitucional de Ações Afirmativas das Instituições Federais de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul (OBSERVAASul), em parceria com escolas públicas de Pelotas, movimentos sociais e sindicais, coletivos organizados e ONGs, promoveu no dia 24/09/2019, na Praça CEU do Loteamento Dunas, no Bairro Areal, Pelotas/RS, a atividade  “Juventude e educação: perspectivas dos dias atuais”, com a presença da Prof.ª Dr.ª Nilma Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e primeira reitora negra de uma universidade federal –  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
O encontro com a  Prof.ª Dr.ª Nilma Gomes representa a articulação final de uma série de mobilizações prévias realizadas junto a escolas públicas e coletivos sociais no sentido de debater, a partir dos escritos da pesquisadora, a temática da juventude e da educação. Esses eventos prévios, ocorridos durante o mês de setembro, envolveram abordagens distintas, desde oficinas de desenhos, rodas de conversas, passeios guiados pela UFPel até apresentações de culturais (música e dança).
Essa nova atividade extensionista organizada pelo OBSERVAASul representa justamente esse momento de aproximação entre a comunidade e Universidade, uma articulação indissociável em um projeto como este, de caráter institucional, que fomenta conjuntamente ensino, pesquisa e extensão.
Programação dia 24/09/2019:
1. Exposição de desenhos realizados durante as oficinas prévias e espaço permanente para desenhos;
2. A partir das 14h15: Apresentações de dança – IFSul, ODARA e Tropa de Dança + Companhia NGRS;
3. A partir das 15h: Apresen
tação de músicas (samba, rimas e rap);
3.  A partir das 15h30: fala da Prof.ª Dr.ª Nilma Gomes em interação com o público;
5. A partir das 16h15: Apresentação de slam e encerramento.
Publicado em 26/09/2019, na categoria Sem categoria.