Início do conteúdo

Elísio Estanque: Professor Visitante no PPGS Sociologia da UFPel

Em agosto o PPGS tem a honra de receber o Professor Elísio Estanque da Universidade de Coimbra. Entre outras atividades, ele ofertará a disciplina Seminários Avançados: Análise de Classes e Relações de Trabalho no Capitalismo Global.

Dias e Horário: Aulas consecutivas dias 19, 20, 21, 24, 25, 26 e 27 (9hs às 12h30min).
Carga Horária/Créditos: 34h/2créditos

Ementa: O presente curso insere-se no quadro das temáticas de pesquisa tratadas pelo docente ao longo dos últimos vinte anos. Pretende-se evidenciar o carácter estrutural das desigualdades sociais e das classes no sistema socioeconómico de capitalismo avançado em que vivemos. Assim, a “Análise de Classes” não é apenas uma corrente teórica de inspiração marxista que persegue a compreensão da sociedade, mas sim uma análise crítica das sociedades atuais (ocidentais e do Sul), cujos contornos são hoje bem distintos dos tempos de Marx, mas que têm vindo a reproduzir – e até a agravar – as contradições e desigualdades sociais, dando continuidade à velha tensão entre capitalismo e democracia. As tendências recentes, primeiro, com a força dos mercados globais a fragmentar as economias nacionais e os seus sistemas produtivos, depois, com o aprofundar da recente crise, recolocaram o problema das desigualdades (e, portanto, das classes) no centro das atenções. Elas continuam a revelar-se uma barreira intransponível à plena realização da democracia (não só política, mas também económica e social) e têm vindo a agudizar-se ao ritmo do esgotamento do Estado Social, da precarização do trabalho, e do crescimento do desemprego. É tendo estes problemas como pano de fundo que esta disciplina pretende abordar um conjunto de tópicos, relacionando dimensões indissociáveis, como sejam: a) as classes e as desigualdades; b) as relações laborais e a sua crescente recomposição; e c) os movimentos sindicais e sociais. No fundo, a preocupação central é a de compreender o mundo contemporâneo olhando as contradições estruturais do sistema e o modo como ele admite, ou não, a emergência de novas forças transformadoras nascidas dos seus interstícios e buscando novos sentidos da mudança para uma sociedade mais equilibrada, mais democrática e mais justa.

 

As matrículas devem ser feitas nos dias 6 e 7 de agosto, observando o calendário de atividades de início de semestre do Programa, disponível no link: Calendário das atividades do segundo semestre/2015

Publicado em 14/07/2015, na categoria Sem categoria.