Início do conteúdo
    Notícias
  • CICLO DE LIBRAS – 1a. ed.

    Nos meses de novembro e dezembro de 2019, será realizada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPEL, a primeira edição do Ciclo de LIBRAS. Na programação, as Professoras Lodenir Becker Karnopp e Carina Rebello Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

    22/11 – 19h – Auditório da Reitoria
    Palestra

    “LIBRAS: pesquisas contemporâneas em Linguística e Educação”

    Profa. Lodenir Becker Karnopp (UFRGS)

    02/12  e 03/12 – 9h às 12h – Auditório Acadêmico
    Minicurso
    “A aquisição bilíngue bimodal por crianças ouvintes e por crianças surdas usuárias de implante coclear. O que os estudos revelam?”
    Profa. Carina Rebello Cruz (UFRGS)
    02/12 – 19h – Auditório da Reitoria
    Palestra
    “A aquisição da linguagem por surdos: o início precoce e os efeitos da aquisição tardia”
    Profa. Carina Rebello Cruz (UFRGS)

     

    O evento recebe o apoio do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL.

     

  • Curso “Linguistique et poétique” com Gérard Dessons

    Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPEL estará recebendo o Prof. Gérard Dessons, da Universidade de Paris 8, para ministrar o curso “Linguistique et poétique”.

    O curso será realizado das 9h às 12h, no Auditório da Reitoria. Inscrições podem ser feitas até o dia 15/11, por meio do email linguistiquepoetique@gmail.com 

    Primeiro encontro

    Este encontro será consagrado à apresentação da problemática que será tratada durante os três dias, a saber, as relações entre o estudo da linguagem e o estudo da literatura. Em outras palavras, em termos de disciplinas, as relações entre a linguística e a poética.

    Relembra-se da fórmula de Roman Jakobson, ao considerar, em 1960, como “flagrantes anacronismos” um linguista que permanecesse insensível à função poética e um especialista da literatura que fosses indiferente aos métodos linguísticos. Jakobson recolocava em questão o estado clivado que, tradicionalmente, separava o estudo da linguagem – considerado como um instrumento de comunicação – e o estudo da literatura – considerado como um suplemento estético.

    Nossa reflexão nos conduzirá não somente aos terrenos da criação literária, mas igualmente àqueles da tradução.

    Segundo encontro

    Ainda que a relação entre a linguística e a poética apareça como uma necessidade, o movimento que vai da literatura em direção à linguagem parece mais difícil de abordar do que aquele que vai da linguagem em direção à literatura. De fato, a literatura não é, em sua história, uma grande geradora de teoria da linguagem. E, no entanto, é essa a questão que abordaremos neste segundo encontro : o conhecimento da linguagem suscitado pelas obras.

    Nós trabalharemos um domínio da linguagem bastante acessível : as práticas de pontuação : o uso do branco em Mallarmé, o uso das vírgulas em Lautréamont, a “despontuação” em Apollinaire, etc. A partir dessa questão bastante simples, nós estenderemos nosso ponto de vista a outros fatos de linguagem.

    Finalmente, nós observaremos o que acontece na versificação francesa. Nossa reflexão se apoiará em práticas bastante diferentes, tanto dos escritores clássicos como dos escritores modernos.

    Terceiro encontro

    Nosso último encontro abordará a questão do ritmo. Através da história desse conceito – uma história que começa com os gregos e conduz aos séculos europeus XIX e XX – nos depararemos com desafios completamente diferentes.

    Nós aprenderemos a analisar e a notar o ritmo francês, e sobretudo a comentá-lo. Nosso trabalho se dará, portanto, entre a tecnicidade e a epistemologia.

    Uma questão atravessará esses três encontros : a questão do valor, que reagrupa as interrogações que uma sociedade se põe, diante do que ela engendra : o belo, o mau, o interessante ; e as interrogações mais complexas, ligadas a outros conceitos, como aquele de manière, que historicamente funcionou em oposição ao estilo, ambos fundidos, em seguida, até tornarem-se sinônimos.

  • Chamada da revista Linguagem & Ensino

    Número temático – Leituras de Émile Benveniste

    Nesta edição, a Revista Linguagem & Ensino publicará trabalhos relacionados às temáticas abordadas e discutidas no III Colóquio Leituras de Émile Benveniste que ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), nos dias 10 e 11 de outubro de 2019. O Colóquio buscou aprofundar estudos prospectivos em torno da obra de Benveniste. Isto é, proporcionou um fórum de debates em torno do pensamento do linguista, de forma a elucidar aspectos desse pensamento rumo ao futuro dos estudos da linguagem. A partir disso, são esperados texto ligados a quatro eixos de reflexão:

    • Efeitos da teoria da linguagem de Benveniste na proposição de outras teorias da linguagem (Antoine Culioli, Henri Meschonnic, Jean-Michel Adam …);
    • Efeitos da teoria da linguagem de Benveniste na composição da reflexão de campos conexos (filosofia, psicanálise, semiótica …) aos estudos da linguagem (Giorgio Agamben, Dany Robert-Dufour, Roland Barthes …);
    • Interpretações da teoria da linguagem de Benveniste que possibilitam a formulação de prospecção teórica (Gérard Dessons, Jean-Claude Milner, Claudine Normand …);
    • Interpretações da teoria da linguagem de Benveniste a partir de estudos intra-teóricos.

     

    Organização:
    Daiane Neumann (UFPEL)
    Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)

    Prazo para submissão:
     20/11/2019
    Provável publicação: abr.-jun. de 2019
  • PPGL convida para banca de qualificação de mestrado em outubro

    Mestranda: Lissa Pochalski

    Título: A Grafia das Sílabas Complexas na Aquisição da Escrita: Relações entre Fonologia e Ortografia

    Banca Examinadora:

    Profª. Drª. Ana Ruth Moresco Miranda – Presidente – UFPEL

    Profª. Drª. Carmem Lúcia Barreto Matzenauer – UFPEL

    Profª. Drª. Giovana Ferreira Gonçalves – UFPEL

    Profª Drª. Dina Paula Jorge Caetano Alves – Instituto Politécnico de Setúbal

    Data: 16/10

    Horário: 09:00 horas

    Local: Mini auditório 2 – CEHUS

  • PPGL convida para banca de qualificação de doutorado em outubro

    Doutoranda: Sabrina Hax Duro Rosa

    Título: O Aluno Cotista Racial Negro: Possibilidades de Empoderamento por meio da Língua Inglesa a partir do Desenvolvimento da Competência Simbólica

    Banca Examinadora:

    Prof. Dr.  Vilson José Leffa – Presidente – UFPEL

    Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa – UCPEL

    Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro – UFPEL

    Profª Drª Lúcia Grigoletti – UCPEL

    Data: 04/10

    Horário: 14 horas

    Local: Lampell

  • PPGL convida para banca de qualificação de doutorado em setembro

    Doutorando: Vinicius Oliveira de Oliveira

    Título: O Letramento Crítico em Newsgames com Base no Redesign

    Banca Examinadora:

    Prof. Dr.  Vilson José Leffa – Presidente – UFPEL

    Profª. Drª. Camila Lawson Scheifer – FURG

    Prof. Dr. Daniel Espírito Santo Garcia  – IFSUL

    Data: 13/09

    Horário: 14 horas

    Local: Lampell

  • PPGL convida para banca de defesa de dissertação em setembro

    Mestrando: André Daniel Paixão

    Título: A Evolução do Dicionário de Libras como Material de Consulta Linguística: da Folha ao Click

    Banca Examinadora:

    Profª. Drª. Tatiana Bolívar Lebedeff – Presidente – UFPEL

    Profª. Drª. Letícia Fonseca Richthofen de Freitas – UFPEL

    Profª. Drª. Francielle Cantarelli Martins – UFPEL

    Data: 05/09/2019

    Horário: 9 horas

    Local: sala 210, no campus Anglo

  • Inscrições para Debatedores(as) de Trabalhos do CIC, CIT e ENPOS

    As inscrições para debatedores(as) dos trabalhos a serem apresentados no CIC, CIT e ENPOS estão abertas até o dia 20/09/2019. Os eventos fazem parte da V Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    Os requisitos para participar como debatedor(a) são:

    Debatedores(as) do CIC e CIT:  servidores(as) e comunidade científica em geral com titulo de mestre e/ou doutor(a).

    Debatedores(as) do ENPOS: servidores(as) e comunidade científica em geral com título de doutor(a).

    As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do formulário : 

    https://forms.gle/T4HroQB2dzQfxfbw7.