Resultado do edital 140 – discente externo
Resultado do edital 142 – discente especial
Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio , com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. Para nosso décimo quinto número, a ser publicado no segundo semestre de 2023, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Escravidões, experiências de liberdades e pós-abolição no Brasil, sob a proposição dos Doutorandos Bruno Martins de Castro (PPGH-UFRJ) e Cleudiza Fernandes de Souza (PPGH-UFRJ).
Os estudos no campo da História Social da Escravidão e da Liberdade passaram nas últimas três décadas por importantes renovações analíticas e metodológicas. Como corolário desse movimento, novas perspectivas e abordagens nos deram a ver a complexidade das relações e experiências vivenciadas pelos escravos no interior do cativeiro, onde se desenrolaram uma constelação de estratégias de negociações, resistências, vínculos clientelares, situações de tensão e projetos familiares. A diversidade com que experimentaram esses elementos impactou diretamente os desejos e planos de liberdade alimentados e levados a termo pelos escravos. A própria noção de liberdade ganha aqui um sentido amplo, já que não se limitava apenas à mudança de status jurídico que a alforria inaugurava.
Partindo dessas e de tantas outras questões que a temática proposta enseja, objetivamos congregar trabalhos de pesquisa que possam explorar a riqueza e a complexidade das relações sociais, econômicas e políticas que pautaram e conformaram as diversas experiências de escravidões e liberdades no Brasil, ao longo de sua história. Os aspectos das agências negras, as variadas formas de mobilizações forjadas no escravismo e pós-abolição pelos egressos do cativeiro e seus descendentes, as relações de poder e articulações de gênero, são apenas alguns dos elementos constitutivos e possibilitadores de debates. Visando garantir um amplo leque de discussões, ansiamos ainda reunir análises realizadas com fontes e metodologias variadas, que estejam alinhadas à temática em tela.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site (https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio). Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com . Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.
A partir da presente edição, o recebimento de artigos para as diferentes seções se dará apenas no período abrangido pela chamada, retirando das diretrizes da Revista o recebimento em fluxo contínuo. O período de recebimento dos artigos, para essa edição, será entre os dias 04 de julho e 04 de agosto de 2023. Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.
A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.
O PPGH torna público o Edital de Estudante Especial.
Serão considerados “estudantes especiais” quaisquer candidatos com graduação concluída não vinculados a nenhum Programa de Pós-Graduação.
O PPGH torna público o Edital de Estudante Externo.
Destina-se à quaisquer candidatos regularmente matriculados e/ou vinculados em Programas de Pós-Graduação da UFPEL ou de outras instituições nacionais ou internacionais.
Informações Importantes!!!
Período de aulas de 2023/2 : 07/08/2023 até 16/12/2023
Recesso: 24/09 a 22/10/2023
Solicitação de Matrículas: 22 a 30 de junho de 2023 (EXCEPCIONALMENTE neste semestre as matrículas serão realizadas via email, para isso, o aluno responder o email enviado pela secretaria com as informações solicitadas.
Correção de matrícula: 03 a 06/07/2023 (presencialmente ou via email (com o título: Correção 2023/2))
As disciplinas ofertadas serão:
OBRIGATÓRIAS | ||||
Código | Disciplina | Professor/a | Dia/período | |
10900162
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Imagens: entre iconografia, cultura visual e Intermidialidade |
Prof. Fábio Cerqueira Profª Daniele Gallindo Profª Larissa Patron |
Sexta-feira/Tarde – 13h30 311 CCHS
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10900161 | Estado: entre poder, tensões e autoritarismo |
Prof. Edgar Gandra e Prof. Jorge Eremites |
Sexta-feira/Manhã – 9h 311 CCHS
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10900164 | Culturas: entre ensino, linguagens e formação de sentidos |
Profª Lisiane Manke e Profª Alessandra Gasparotto |
Terça-feira /Tarde – 13h30 323 CCHS
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OPTATIVAS | ||||
0728249 |
Seminário Especial I “estudos sobre consciência histórica, aprendizagem e mídias digitais” |
Prof. Willian Bonete |
Quinta-feira /13h30 103 CCHS
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0728250 |
*Seminário Especial II “História da Punição no Brasil: crime, lei e cárcere” |
Bruno Rotta Almeida |
Quarta-feira/Tarde 14h-18h10 323 CCHS
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0728311 |
Seminário Especial III “Narrativas sobre o corpo: controle, saúde e assistência” |
Profª Eliane Fleck |
Terça-feira/Tarde – 14h 311 CCHS
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078236 | História das Relações Internacionais | Prof. Charles Pennaforte |
Sexta-feira/Manhã – 9h 305 CCHS 25 vagas |
* início das aulas em 30/08/2023
IV CICLO DE ESTUDOS: HISTÓRIA, REPRESENTAÇÃO E METODOLOGIAS e JORNADAS VIRTUALES DE HISTÓRIA DE AMERICA
Coordenadores: Professores Dra Maria de Deus Manso (CICP. Universidade de Évora/ Portugal), Dra. Larissa Patron Chaves (PPGH. Universidade Federal de Pelotas/ Brasil) e Dr. Sigfrido Vázquez Cienfuegos (Universidad de Extremadura/ Espanha),
O presente evento “IV Ciclo de Estudos: História, Representação e Metodologias” é promovido pelo grupo de pesquisa “Identidade Portuguesa e conexão de mundos” (CNPq), coordenado pelas professoras Dras. Larissa Patron Chaves (PPGH/ UFPel) e Maria de Deus Manso (CICP/ Universidade de Évora). Esta edição, a se realizar nos dias 15 e 16 de maio de 2023, ocorre em conjunto com o grupo “Jornadas Virtuales de História de América”, coordenado pelos professores Drs. Sigfrido Vazquez (Universidad de Extremadura – UEX) e Carlos Moreno Amador (Universidad Complutense de Madrid), em colaboração com outras Universidades espanholas, Cadiz (UCA), Jaime I (UJI) e brasileiras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e PPGH/ UNIVERSO. Na perspectiva de reunir pesquisadores no campo da história, a temática do evento versa sobre os Impérios Portugues e Espanhol, na circulação cultural, politica e econômica ocorrida desde o século XVI, e relação entre mundos. O evento, que já se encontra na sua IV edição, ocorrerá de forma virtual e gratuíta, na promoção do debate sobre investigações no campo da história e humanidades, bem como discussões teórico metodológicas.
Para maiores informações, acessamos a página do evento: https://www.facebook.com/events/789760676018031
A Ofícios de Clio – Revista Discente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (ISSN 2527-0524), publicação online semestral, convida os doutorandos e doutorandas da comunidade acadêmica a apresentarem proposta de dossiê temático para a edição do segundo semestre de 2023, referente ao número 15 (quinze) desse periódico.
A Revista Discente Ofícios de Clio é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Para visualizá-la, acesse o endereço https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio .
Por ser uma publicação discente, a Ofícios de Clio aceitará propostas de dossiês temáticos produzidas por doutorandos (as) de programas de pós graduação em História ou outras ciências humanas, de Programas de Pós Graduação Strictu Sensu reconhecidos pela CAPES. É desejável que os (as) doutorandos (as) proponentes pertençam a grupo (s) de pesquisa certificados pelo CNPq e tenham produção ativa na área escolhida para o dossiê.
Será selecionada uma proposta de dossiê temático, a ser publicada no semestre 2023/2, correspodente ao número 15 da revista.
As propostas de dossiê deverão ser enviadas até o dia 15/05/2023 para o email: oficiosdeclio@gmail.com sob o título de “Proposta para Dossiê Temático 2023”, e devem atender as especificações abaixo:
A proposta deverá conter: titulação e vínculo institucional dos (as) organizadores (as), devendo ser redigida em arquivo .doc, com no máximo 1 página, digitada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e margens 2,5 cm. Deverá ainda conter título, apresentação da proposta, demonstrando sua relevância no campo dos estudos históricos, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. Listas de referências bibliográficas configuram- se como opcionais. É recomendável que a proposta possua abertura teórico-metodológica e/ou temática, de forma a permitir a colaboração de diferentes estudiosos.
OBS.: É desejável que os (as) organizadores (as) também sejam proponentes de artigos para publicação no dossiê. Nesse caso, não irão participar, de nenhuma forma, do processo de avaliação do próprio trabalho.