O Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória | NUPPOME, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política | PPGCPOL e em História | PPGH da Universidade Federal de Pelotas | UFPel, promove o Minicurso “Políticas de Memória: das teorias às práticas”.
O minicurso será realizado totalmente online e conta com 5 encontros que serão ministrados por professoras/es convidadas/os. As/os convidadas/os são docentes em diferentes Universidades do país e são especialistas no estudo das políticas de memória, tendo desenvolvido pesquisas e publicado artigos, livros e capítulos de livros sobre o tema.
As inscrições para o minicurso são gratuitas. Podem se inscrever discentes de graduação e pós-graduação da UFPel e de qualquer Instituição de Ensino Superior, assim como outras pessoas interessadas na atividade.
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 20/05/2020 e 08/06/2020. Para realizá-las, é preciso preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/vSmFoshfCAtVYWgK6
Devido à capacidade da plataforma online que será utilizada para o minicurso, as vagas são limitadas.
Quem for selecionada/o para realizar o minicurso receberá uma mensagem de confirmação no dia 09/06/2020, na qual iremos informar o link para assistir aos encontros, bem como repassar instruções de acesso.
Somente irão receber o certificado de participação no minicurso aquelas/es (10 horas de atividades) que assistirem pelo menos 4 encontros.
Em caso de dúvidas, escrever para nuppome@gmail.com
Chamada para compor dossiê temático – 2020/2
A Ofícios de Clio – Revista Discente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (ISSN 2527-0524), publicação online semestral, convida os doutorandos e doutorandas da comunidade acadêmica a apresentarem proposta de dossiê temático para a edição de 2020/2, referente ao lançamento do número 9 (nove) do periódico.
A Revista Discente Ofícios de Clio é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Para visualiza-la, acesse o endereço
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/index
Por ser uma publicação discente, a Ofícios de Clio aceitará propostas de dossiês temáticos produzidas por doutorandos (as) de programas de pós graduação em História ou outras ciências humanas, de Programas de Pós Graduação Strictu Sensu reconhecidos pela CAPES.
É desejável que os (as) doutorandos (as) proponentes pertençam a grupo (s) de pesquisa certificados pelo CNPq e tenham produção ativa na área escolhida para o dossiê.
As propostas de dossiê deverão ser enviadas até o dia 15 de junho de 2020 para o email: oficiosdeclio@gmail.com sob o título de “Proposta para Dossiê Temático 2020/2”, e devem atender as especificações abaixo:
● A temática é livre, desde que seja inédita e diferente dos dossiês já publicados na revista. Deve contemplar estudos e pesquisas referentes ao campo da História, podendo dialogar com áreas afins;
● A proposta ficará à cargo de 1 (um) ou 2 (dois) proponentes, preferencialmente de instituições diferentes;
● Os (as) proponentes terão como tarefas: colaboração na redação da chamada da Revista, no espaço designado para a apresentação do dossiê; apoio à divulgação da chamada, sobretudo entre suas redes de contatos acadêmicos; sugestão de nomes de pareceristas e, se necessário, realização de parecer para artigos, resguardado o critério de avaliação às cegas; produção da apresentação do respectivo dossiê temático;
● É importante que a sugestão possua adequação à proposta editorial da revista, que pode ser visualizada no link
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/about/submissions#authorGuidelines
● A proposta deverá conter: titulação e vínculo institucional dos (as) organizadores (as), devendo ser redigida em arquivo .doc , com no máximo 1 página, digitada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e margens 2,5 cm. Deverá ainda conter título, apresentação da proposta, demonstrando sua relevância no campo dos estudos históricos, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. Listas de referências bibliográficas configuram-se como opcionais. É recomendável que a proposta possua abertura teórico-metodológica e/ou temática, de forma a permitir a colaboração de diferentes estudiosos.
● As propostas serão avaliadas pela equipe editorial, de modo democrático, definindo a mais votada como escolhida.
OBS.: Organizadores podem propor artigos para publicação no dossiê, desde que não participem, de nenhuma forma, do processo de avaliação do próprio trabalho.
A UFPel publicou nesta segunda-feira (27) portaria da Reitoria que prorroga, até o dia 31 de maio, a suspensão das atividades acadêmicas e do Calendário Acadêmico 2020 e que determina que as atividades administrativas continuem a se dar por meio de trabalho remoto, no que couber, também até o último dia de maio. Saiba sobre a proposta de Calendário Acadêmico Alternativo em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/04/27/ufpel-estuda-calendario-academico-alternativo-para-o-primeiro-semestre/. Nesta segunda tem Live da Reitoria, às 19h no Face e a partir das 20h na Federal FM, sobre a proposta.
Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO , com ISSN 2527-0524.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é convidado a participar, na condição de proponente, um pós graduando. A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.
Para nosso oitavo número, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas, sob a proposição das Doutorandas Cristiéle Santos de Souza (UFPEL) e Isabel Cristina Bernal Vinasco (UFPEL).
Um olhar sobre a dimensão narrativa das noções de Patrimônio e Memória é pressuposto para pensá-las em diferentes contextos de reconhecimento: seus conteúdos, suas formas e suas expressões, a maneira como são articuladas com discursos ou relatos, e as experiências intersubjetivas e coletivas para oferecer significados e interpretações àqueles vestígios que se deseja preservar, conservar ou celebrar e, assim, escolher o que dizer, o que representar ou o que escrever. Essa perspectiva de memórias e patrimônios permite a reivindicação de narrativas por grupos subordinados e silenciados. Por isso, este dossiê propõe um olhar sobre discursos de memória e estratégias de esquecimento, seja no reconhecimento de bens patrimoniais, seja no fortalecimento dos marcos sociais da memória. Dessa forma, busca-se a publicação de artigos inéditos que discutam as temáticas do Patrimônio e da Memória, sob a ótica das narrativas, inseridas em diferentes campos do conhecimento, tais como: gênero e identidades, políticas da memória, trabalho, gestão de acervos, historia oral, dentre outros.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do autor. Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail oficiosdeclio@gmail.com. A submissão de artigos se dará através do site da Revista http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com
O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 15/04 e 20/06 de 2020.
Estão suspensas as atividades acadêmicas na UFPel até 30 de abril. A recomendação veio do Comitê UFPel Covid-19, em conformidade com o decreto do Governador do Estado do RS.
O Comitê UFPel Covid-19, em reunião nesta quinta-feira (26), aprovou a suspensão das atividades acadêmicas por mais 15 dias. A prorrogação inicia em 6 de abril e se estende até o dia 21 de abril de 2020. Seguem valendo as orientações sobre serviços essenciais e atividades acadêmicas específicas já descritas pelo comitê em seus boletins anteriores.
O Comitê tomou a decisão pautado nas justificativas prévias e com apoio da Equipe Científica de enfrentamento do COVID-19. As previsões, sustentadas principalmente na experiência da Coréia do Sul e da China (países em processo final de redução da epidemia), indicam que o aumento de casos no Brasil permanecerá por mais algumas semanas a contar de hoje, variando de acordo com as medidas preventivas de isolamento estabelecidas. A suspensão das atividades por mais 15 dias estará em permanente avaliação, considerando as diversas previsões que vêm sendo realizadas por diferentes equipes e pesquisadores no Brasil (como o caso do laboratório GDISPEN-UFPel), as quais corroboram a estimativa de aumento de casos no Brasil e no Rio Grande do Sul nas próximas semanas. Além disso, ontem, em Pelotas, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado.
As ações e estratégias da UFPel e do Comitê vêm sendo realizadas com base nas evidências científicas existentes. Ressaltamos que muitas dessas evidências são ainda incipientes já que, obviamente, os países vêm atuando dia-a-dia para combater a epidemia. Assim, considerando as melhores informações disponíveis, as estratégias da UFPel continuam sendo realizadas na tentativa de minimizar a disseminação das potenciais contaminações pelo Coronavírus.
Destacamos que esse período de isolamento social vem sendo essencial para o que o Comitê UFPel Covid-19 apoie os órgãos da Prefeitura Municipal de Pelotas, em atividades específicas ou compartilhadas, para organizarem os processos necessários para o melhor enfrentamento possível do potencial aumento do número de casos em nossa comunidade.