Vision 2030

 

A Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGFS) iniciou em 1991 como área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), sendo este último o primeiro curso de pós graduação da UFPel fundado em 1973, ambos em funcionamento até hoje. Em 1999, com a inclusão do nível de doutorado, desmembrou-se do PPGA e passou a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade, com áreas de conhecimento em Entomologia, Fitopatologia e Herbologia, esta última com início em 2001.

Após atuação por 18 anos com uma única área de concentração (Fitossanidade), em 2017 o programa transformou as três áreas de conhecimentos em áreas de concentração (Entomologia, Fitopatologia e Herbologia). Ainda, mais recentemente (2019) criamos novas linhas pesquisa. Em 2021 será criada uma nova área de concentração “Crop Protection” que visa atender uma demanda de estudantes internacionais, como aulas ministradas em inglês (Fig 1).

Figura 1. Estrutura atual e panejada do PPG em Fitossanidade. Crop Protection será criada em 2021

O Plano Estratégico do Programa (PEP) é uma ferramenta essencial na organização do programa, onde é definido o seu propósito/finalidade e os limites de atuação, tendo como suporte o contexto (situação – onde se encontra), as expectativas (resultados – onde quer chegar) e as ações (recursos – como chegar).

 

Missão, Visão e Valores

Missão

O Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGFs) tem por missão formar profissionais altamente capacitados para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão para atender importante demanda na formação de recursos humanos no Brasil e nos países do MERCOSUL. Ainda, tem por missão formar recursos humanos para gerar conhecimento científico e tecnológico pelo desenvolvimento de processos, produtos e/ou serviços visando a ética profissional, melhoraria da qualidade de vida e a segurança alimentar.

Visão

O PPG em Fitossanidade pretende em um futuro próximo alcançar status de programa internacional e ser reconhecido como referencia no ensino de Fitossanidade e no desenvolvimento científico e tecnológico com foco nas crescentes demandas da agricultura.

Valores

Os valores são o respeito pela ética no exercício da profissão e pela diversidade de ideias, transparência, qualidade científica, comprometimento com função social, caráter inovador, colaborativo e sustentável.

 

Para a análise radiográfica do PPG Fitossanidade usamos a matriz SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities e Threats). Tradicionalmente esta analise visa levantar as oportunidades e as ameaças considerando o ambiente externo ao PPG Fitossanidade. Ainda, avaliou-se os pontos fortes e os pontos fracos do PPG usando as condições internas. Muitos pontos foram levantados em ambas conduções mas apenas os pontos mais relevantes foram considerados para a matriz SWOT que foi a base para elaboração de nosso plano estratégico.

Figura 2. Matriz SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities e Threats) do PPG Fitossanidade.

 

Fig. 3. Eixos do plano estratégico propostos para o PPG Fitossanidade

 

Plano Estratégico do PPG Fitossanidade