PROEX

Prezados (as),

Os recursos PROEX serão geridos pela comissão de Gestão (CG/PROEX) no período de 19/01/2018 à 31/03/2022.

A divisão dos recursos PROEX foi elaborada com base na RN 03/2010 com ajustes sugeridos pelo Colegiado do PPGFS e pela CG/PROEX.
05 – SEI:UFPel – 0163585 – Ata de Reunião

Salienta-se sobre a importância da prestação de contas após a utilização dos recursos. Os recursos PROEX são liberados em parcelas anuais após a prestação de contas dos valores utilizados no ano anterior. Desta forma, é fundamental que logo após o uso do recursos liberados que o solicitante preste contas junto a CG/PROEX.

A falta de prestação de contas acarretará em bloqueio total do recursos até que todas as pendencias sejam resolvidas, impedindo assim que a nova parcela seja creditada anualmente, prejudicando todo o PPG.

Na RN 03/2010 Artigo 12º – Distribuição dos recursos do PROEX/CAPES
II – SUGERE-SE que a CG/PROEX dividida o recurso do PROEX conforme os seguintes critérios:

  • 1º quinze porcento (15%) do recurso total será destinado à Coordenação do Programa, sendo o uso destinado aos gastos com a coordenação e devem ser aprovados pela CG/PROEX.
  • 2º vinte porcento (20%) do recurso será destinado a um fundo de internacionalização que será divido em quatro partes. Uma para o seminário bianual do PPGFs “Seminário Internacional do Programa de Pós-graduação em Fitossanidade”, e as demais partes para cada uma das três áreas de concentração para custear a vinda de pesquisadores estrangeiros;
  • 3º quinze porcento (15%) será dividido entre os docentes permanentes do programa, de acordo com o número de alunos que orientam no programa. Não serão contabilizados alunos que estão com prazo estendido ou com defesa marcada para o semestre seguinte à avaliação; não entram nessa divisão os docentes classificados como colaboradores nem os docentes externos da UFPel;
  • 5º dez porcento (10%) será dividido entre os docentes permanentes do programa, de acordo com o número de disciplinas (semestre/equivalente) que cada docente ministra no programa; não entram nessa divisão os docentes classificados como colaboradores nem os docentes externos da UFPel;
  • 6º o restante do recurso será dividido entre os docentes do programa que serão divididos em três grupos:

Grupo 1 – os docentes categorizados como colaboradores recém-contratados receberão cada um cinco porcento (5%) do valor total do PROEX, até o máximo de quinze porcento (15%);

Grupo 2 – seis porcento (6%) do valor do PROEX será dividido entre os docentes permanentes do programa que são vinculados a outras instituições, sendo que a distribuição será realizada de acordo com o IPD (Quadro 1) comparando apenas os docentes externos;

Grupo 3 – o restante do recurso será dividido entre os docentes Permanentes do programa da UFPel, de acordo com o índice de produtividade docente (IPD, Quadro 1). Segundo a ordem de classificação dos docentes pelo IPD, serão formados quatro grupos, sendo que, o primeiro grupo dividirá quarenta porcento (40%) do montante; o segundo grupo dividirá trinta porcento (30%) do montante; o terceiro grupo dividirá vinte porcento (20%) do montante e o último grupo dividirá 10% do montante.

III – Do uso dos recursos e prestação de contas

  •  os recursos devem ser usados de acordo com a norma PROEX/CAPES, decretos e resoluções conforme descrito nas orientações gerais (“Orientação gerais para uso dos recursos custeio PROEX/CAPES”) disponível no site do PPGFs e abaixo em anexo;
  • 2º a prestação de contas deverá ser realizada conforme orientações do documento acima;
  • 3º a falta de prestação de contas acarretará em bloqueio total do recursos até que todas as pendencias sejam resolvidas.

Todas as instruções, na integra estão descritas na RN 03/2010 ou de maneira resumida e seus anexos nos arquivos abaixo.

Orientação gerais para uso dos recursos PROEX
Formulario_I
ANEXO_I_PROEX

Como base nas decisões da CG/PROEX e do artigo Artigo 12º da RN 03/2010  os valores foram divididos entre as partes.

Os arquivos foram nomeados com as iniciais de cada professor/estudante (exemplo. Moises Joao Zotti arquivo nomeado como MJZ-2018). Os arquivos serão atualizados com frequência.

AA-2018
ABM-2018
ADG-2018
CGB-2018
CRJF-2018
DA-2018
DB-2018
DEN-2018
DRB-2018
ERC-2018
FPL-2018
FRMG-2018
JVAF-2018
LAA-2018
LJD-2018
LV-2018
MB-2018
MJZ-2018
USC-2018
ITSJ-2018
JLPD-2018
JPR-2018
PROAP

Solicitação de auxílio aluno (PROAP) utilizar o modelo abaixo, atualizando os dados necessários.

Modelo_Memorando_PROAP

Após abertura do processo no sistema SEI, incluir no memorando um bloco de assinatura direcionado para o PPGFS. No caso de participação em eventos, anexar o comprovante de inscrição e/ou comprovante de envio de trabalho.

Enviar o processo para o PPGFs.