Infraestrutura Geral

 

 

As três áreas de concentração possuem laboratórios equipados para suprir a demanda em pesquisas de cada área. Esses laboratórios são compartilhados com outras áreas.

 

Área experimental

A UFPel conta com cerca de 600 ha localizada no Centro Agropecuário da Palma, distribuídos em áreas experimentais de fruticultura, pastagens, controle de plantas daninhas, arroz irrigado, milho, soja, sorgo, campos e florestas nativas, silvicultura, gado leiteiro, suinocultura e apicultura. O DFs possui duas áreas experimentais, uma para culturas de sequeiro com 4,5 ha e outra com arroz irrigado com 9,4 ha, sendo o parque de máquinas completo para a instalação de experimentos de campo e aulas práticas.

 

Casas de vegetação e Estufas

Os grupos de pesquisa do Programa têm a disposição quatro casas-de-vegetação com cobertura plástica com 80 m2 cada uma, todas com bancadas e duas sistema de irrigação.  Também se dispõe da estrutura de casas de vegetação da Embrapa Clima Temperado.

 

Salas de Aula

1) Salas de aulas completas com projetores e acomodações.

2) Salas de aulas práticas de Fitopatologia e Entomologia com Lupas e microscópios.

 

Museus

1) Museu de Entomologia – possui área de 30 metros quadrados, com sistema de condicionamento e desumidificação de ar, salas de curadoria, preparo e manuseio das coleções, 1 microcomputador, 1 impressora, 2 microscópios esterioscópios e 1 microscópio ótico. Possui mais de 30 mil exemplares, destacando-se como o maior acervo da região Sul do Brasil em Lepidoptera, Coleoptera, Hemiptera e Orthoptera. Em 2017 toda a coleção entomológica didática utilizada em aulas praticas da graduação e pós graduação foi renovada.

2) Museu de Fitopatologia – possui área de 30 metros quadrados, conta com cerca de 1.500 espécimens, (excicatas e exemplares conservados em líquido), representando 811 doenças em 263 espécies vegetais do Rio Grande do Sul e do País, especialmente as culturas de interesse econômico. O Catálogo atualizado foi recentemente publicado pela Editora da UFPel.

 

Aeronave agrícola

Avião Agrícola Ipanema Modelo 200-A – equipado com barra de pulverização e difusor para sólidos, dispondo de campo de pouso no Centro Agropecuário da Palma, destinado para aulas práticas em tecnologia de aplicação de agrotóxicos, treinamento de Pilotos Agrícolas, Engenheiros Agrônomos, Coordenadores de Aviação Agrícola e Técnicos Agrícolas Executores de aviação agrícola, além de experimentos na linha de pesquisa em tecnologia de aplicação de agrotóxicos.