A NOSSA HISTÓRIA

A Pós-Graduação em Fitossanidade foi iniciada em 1991 como área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Em 1999, com a inclusão do nível de doutorado, passou a Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGFs), com áreas de conhecimento em Entomologia, Fitopatologia e Herbologia, esta última com início no ano de 2001. Atualmente, o curso recebe estudantes de todo Brasil, da América do Sul e de outros países. Nosso público alvo são Biólogos, Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais.

MISSÕES E OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGFs) tem por objetivo formar profissionais altamente capacitados para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão para atender importante demanda na formação de recursos humanos no Brasil e nos países do MERCOSUL. O PPGFs possibilita o treinamento nas áreas de concentração de entomologia, fitopatologia e herbologia, preparando o profissional para atuar com manejo sustentável de insetos, doenças e plantas daninhas. Além disso, as atividades do PPGFs têm contribuído com a geração de novos conhecimentos e metodologias relacionadas com a sanidade vegetal, com a difusão de tecnologias e com a qualidade ambiental.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do programa deve ter elevada formação técnico e científica e ter a capacidade de compreender de forma ampla o sistema produtivo, desenvolvendo alternativas inovadoras e sustentáveis para a proteção dos cultivos; coordenar grupos de pesquisa em Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades; desenvolver projetos de pesquisa inovadores voltados para resolver problemas de curto, médio e longo prazos; ter visão global dos problemas fitossanitários, com possibilidade de antecipar problemas futuros no mundo em constante mudança; inovar e empreender, gerando valor em seus empreendimentos; ter visão global da ciência e fazer extensão voltada a realidade local do sistema produtivo; e formar recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação.