Projetos de Cooperação

28 Colorado State University (CSU) – USA – Pelas relações de trabalho e participação em aulas do Prof. Franck Dayan foi iniciado em 2018 uma tratativa de convênio com a CSU inicialmente envolvendo os grupos da área de herbologia. Na ocasião o Prof. Luis Avila participou de uma reunião na CSU para tratar do assunto. Do decorrer do 2018 as tratativas avançaram e recentemente o Prof. Edinalvo Camargo esteve novamente visitando o grupo de herbologia da CSU, desta vez, em reunião com o Dean do College na perspectiva de elaborar um convênio entre a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) e College of Agricultural Science. Essa possibilidade favoreceria todos os PPGs que estão na FAEM (que são em número de 8). Em 2019, foi aprovado um projeto conforme descrito no item de internacionalização, coordenada pelo Prof. Luis Avila no edital de Pesquisador Visitante lançado pela FAPERGs que prevê a vinda do Prof. Franck Dayan e ida de alunos visitande para o Colorado. Nesse projeto já foi realizada uma vinda do Prof. Franck e a ida dos discentes Marcus Fipke e Andrisa Balbinot no início de 2020. Essa segunda aluna foi com recursos de outros projetos de pesquisa do Prof. Avila.

 

27 University of Teneesse (UT) – USA – O Dr. Scott Senseman (orientador de doutorado dos professores Luis Avila e Edinalvo Camargo) é chefe do Departament of Plant Sciences. Os alunos Daniela Tessaro (mestre pelo PPGFs) e Gabriel Vogel fizeram estágio final na referida instituição por ações de colaboração entre o PPGFs e a referida Universidade. Atualmente o doutorando Cristiano Piasecki encontra-se realizando sanduiche na UT.

 

26 Universidad Nacional San Agostin de Arequipa – Peru – O Prof Luis Avila tem cooperação com a UNSA com o Prof. Victor Hugo Casa Coila.

 

25 Universidad Nacional del Altiplano – Puno – Peru – O Prof. Luis Avila tem cooperação com a UNA, ministrando cursos sobre Herbologia naquela Universidade.

 

24 Universidad Nacional de Colombia – O prof. Luis Avila tem convênio com o Prof. Guido Armando Plaza Trujillo, com desenvolvimento de projetos em cooperação, onde participa como coorientador da doutoranda Mónica Dotor, sendo que o mesmo participou de sua banca de defesa de projeto e banca de qualificação de doutorado. Além disto, o Prof. Avila irá ministrar uma disciplina em nível de pós-graduação sobre fisiologia de herbicidas naquela Universidade.

 

23 Convênio com o Julius Kühn Institut (JKI) - Federal Research Centre for Cultivated Plants, Institute for Plant Protection in Fruit Crops and Viticulture (Institut für Pflanzenschutz im Obst- und Weinbau), Dossenheim - Alemanha.   Desde 2008 Do Prof. Anderson Grutzmacher com a Dar. Heidrun Vogt na  área de seletividade de pesticidas a predadores.

 

22 Federal Biological Research Centre for Agriculture and Forestry, Institute for Biological Control, Biologische Bundesanstalt (BBA), Darmstadt - Alemanha.   Desde 2004. Convênio com o Prof. Anderson Grutzmacher com o Dr. Sherif A. Hassan na área de seletividade de pesticidas a parasitóides.

 

21 Biofabrica Moscamed, Tapachula, Mexico – Houve o intercâmbio de uma aluna para realizar doutorado sandwishe na fábrica.

 

20 US Pacific Basin Agricultural Research Center Agricultural Research Service, US Department of Agriculture (USDA) em Hilo, Hawaii – Houve intercâmbio de um aluno para o USDA em Hilo.

 

19 University of Ghent – Por meio do convênio com a UGhent houve o intercâmbio de um aluno de doutorado em 2009 (Moises Joao Zotti) e a vinda do Dr. Guy Smagghe ao Brasil anualmente 

 

18 USDA –ARS – Stuttgart – Por meio de convênio com o Dale Bumpers National Rice Center houve o intercâmbio de um aluno de doutorado para sanduíche com o Dr. David Gealy.

 

17 USDA - ARS – Beltsville – Por meio de convênio com o USDA-ARS Beltsville, há um projeto aprovado de PVE no qual está previsto a ida de três alunos realizarem doutorado sanduiche no exterior. O Dr. Lewis Ziska veio ao Brasil em 2015 ministrar disciplinas na pós-graduação.

 

16 University of California DAVIS – O Prof. Luis Avila possuía cooperação com o Dr. Albert Fischer da UCDavis em plantas daninhas resistentes a herbicidas em arroz irrigado. Foi desenvolvido um projeto que foi financiado pela FAPERGS, que possibilitou a vinda do Dr. Albert Fischer para o Brasil quando ministrou um curso sobre plantas daninhas resistentes a herbicidas. Com a recente aposentadoria do Dr. Fischer (2015), o intercambio está sendo revisto.

 

15 INRA Sophia Antipolis, França – O Dr. Marcos Botton possui convênio em pesquisa com o INRA da França, trabalhando com Bioecologia de Pseudococcidae em fruteiras de clima temperado , o que possibilitou o Doutorado Sanduiche Vitor.

 

14 USDA - Hilo Hawaii – O Dr. Marcos Botton possui cooperação com o US Department of Agriculture, trabalhando com emprego de iscas toxicas para o manejo de mosca das frutas. Essa cooperação possibilitou o doutorado sandwishe do estudante Ruben.

 

13 Universidade de Pisa, Italia -  O Dr. Marcos Botton possui cooperação com a Universidade de Pisa, Italia, com trabalhos sobre manejo de pragas da videira com o Dr Andrea Lucchi.

 

12 University of Ghent – Em 2015 com a contratação do Prof. Moises Zotti foi estabelecido um memorandum of understanding MoU entre a UFPel e a UGent. Este acordo científico foi estabelecido, especificamente entre a Universidade de Ghent pela Faculdade de Engenharia de Biociências (Bélgica) e a Universidade Federal de Pelotas (Brasil) pela Faculdade de Agronomia "Eliseu Maciel"/PPGFs. Ambos os lados com o propósito de promover a cooperação através de intercâmbios educacionais e acadêmicos, com trocas que serão de benefício mútuo para suas instituições. Os intercâmbios previstos são para estudantes, funcionários e professores em ambas direções (in e out). Em 2016 o estudantes de Mestrado Ciro Pedro Pinto, através deste convenio desenvolveu parte de suas pesquisas na UGEnt. Em 2018 o estudante Ericmar Avila dos Santos também desenvolveu parte de sua pesquisa na UGEnt. Em 2019 a estudante de doutorado Deise Cagliari desenvolverá parte de sua pesquisa também na UGent com recursos do iPlanta. Para 2019 esta previsto a vinda do Prof. Guy Smagghe para a UFPel para realização de período sabático. Em 2019/2020 a estudante de doutorado Deise Cagliari realizou doutorado sanduiche.

 

11 Instituto Moscafrut - Mexico – O Prof. Dori Edson Nava tem mantido cooperação com o Dr. Pablo Montoya do Instituto MoscaFrut em Metapa de Domingez, Chiapas, Mexico, onde uma estudante de doutorado realizou parte do estudo sob orientação do pesquisador. Em 2014 o Dr. Pablo Montoya veio ao Brasil para palestrar no Enfrut, realizado em São Joaquim e em 2015 esta previsto uma visita por parte brasileira ao instituto com o objetivo de conhecer a biofabrica e o programa nacional de controle de mosca das frutas. 

 

10 Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique: O Prof. Flávio Garcia possui convênio com a Universidade Eduardo Mondlane, na qual prevê o intercâmbio de alunos de mestrado e doutorado para curso no PPGFS, até o momento foi recebido nesse convênio o Sr. Carlos Fernando Jairoce que cursou seu mestrado com bolsa do Banco Mundial (2012-2014) e em 2014 o Sr. Adelino Mussalama que realizará mestrado com bolsa do PEC-PG.

 

9 Aahrus University – O Prof. Luis Avila do centro de Herbologia possui convênio com o Dr. Per Kudsk e Dr. Bo Melander, sendo o que permitiu a ida em 2013 da Sra. Ananda Scherner para realizar doutorado pleno (2014-2017) a ida do doutorando Fabio Schreiber realizar estágio de doutorado sanduíche na mesma Universidade em 2015. Além disto, os dois professores visitaram o PPGFs em 2014, ministrando duas palestras sobre plantas daninhas.

 

8 Instituto Julius Kühn (IJK) de Proteção de Plantas em Fruticultura e Viticultura, Dossenheim, Alemanha: A Profa. Danielle Barros possui colaboração do Dr Osmar Nickel da Embrapa Uva e Vinho e do Dr. Wilhelm Jelkmann do IJK, através do doutorado sandwich da estudante Elen Bonilha de Souza, visando a “Caracterização de espécies de vírus que infectam a macieira”.

 

7 Centro de investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC)/Instituto de Investigação Científica Tropical em Portugal. A Profa. Danielle possui convênio com o CIFC, sendo que essa colaboração iniciou no ano de 2012 com uma visita da Dra. Leonor Guerra Guimarães, ao Departamento de Fitossanidade da UFPel, onde ministrou um curso intitulado “Introdução a Proteômica” e uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pela mesma. Em 2013, a Professora Danielle Ribeiro de Barros, foi convidada pelo CIFC para fazer seu Pós-doutorado na área de Proteômica sob a supervisão da Drª Leonor.

 

6 Projeto em parceria com a Universidad de La Republica Uruguay (UDELAR): PPG em Ciências Agrárias (Edital:  CGCI nº 040/2011). O PPG de Fitossanidade realiza parceria com a Universidade de La Republica do Uruguai (UDELAR) em atividades de pesquisa e formação de recursos humanos através do projeto intitulado Interações tritróficas entre moscas-das-frutas (Diptera, Tephritidae), seus hospedeiros e parasitoides (Hymenoptera) em regiões produtoras de frutíferas de Clima Temperado do Rio Grande do Sul e do Uruguai aprovado em 2012 no Edital CAPES-UDELAR sob coordenação do Prof. Dr. Flávio Roberto Mello Garcia. No ano de 2013 foram realizadas duas missões de estudo e duas missões de trabalho. A Profa. Dra. Gabriela Asplanato da UDELAR esteve na UFPel onde recebeu treinamento e visitou os pomares onde são realizados os experimentos no Brasil e o Prof. Dr. Flávio R.M. Garcia visitou Uruguai onde proferiu conferência de abertura em Seminário sobre Manejo de moscas-das-frutas em Montevidéu e visitou os pomares onde são efetuadas as coletas em Montevídeo, Canelones e Salto. O PPG em Fitossanidade da UFPel recebeu por 12 meses a doutoranda Maria Victoria Calvo Silvera da UDELAR que desenvolveu parte de sua tese no Laboratório de Ecologia de Insetos e cursou diversas disciplinas, o mesmo ocorreu com a doutoranda da UFPel Emily Silva de Araújo na UDELAR.

 

5 Intercâmbio com o Instituto Jülich Forschungszentrum que proporcionou a visita do Dr. Peter Burauel, entre 19 e 20 de novembro de 2012, o qual além de se reunir com professores da área de herbologia para tratar de parcerias em pesquisas, ministrou uma palestra aos pós-graduandos do Programa, área de herbologia, sobre Envelhecimento de Pesticidas no Solo. Em 2012 ainda o Prof. Luis Avila visitou o centro de pesquisa e ministrou palestra sobre dinâmica de herbicidas em arroz irrigado.

 

4 Por meio de convênio com University of Arkansas (UARK) foi possível realizar diversos intercâmbios de professores e alunos em ambas as direções. Desde seu estabelecimento, foram enviados para intercâmbio três alunos de graduação e seis doutorandos (Carlos Eduardo Schaedler, Luiz Fernando Dias Martini, Leonard Pivetta, João Paulo Refatti, Marlon Bastiani e Fernanda Caratti) e atualmente encontra-se em intercâmbio uma aluna de graduação e uma doutoranda (Lariza Benedetti). A UFPel recebeu por três vezes a Dra. Nilda Roma Burgos e uma vez o Dr. Richard Masson. Nesse convênio existem dois projetos ativos, um de vinda de estudantes para o Brazil coordenado pelos Professores Richard Masson e Nilda Burgos. E um projeto PVE-CNPq do lado Brasileiro coordenado pelos Profs. Dirceu Agostinetto, Luis Avila e José Alberto Noldin. 

 

3 Através de convênio firmado com a Mississippi State University o PPGFs manteve importante intercâmbio científico com o então Professor Joseph Harry Massey que visitou o Programa, juntamente com sete estudantes de graduação e o professor Dr. Jack Varco, no período de  11 a 18 de março de 2012. Este convênio tem proporcionado e estimulado sobremaneira a participação de doutorandos em programas de estágio sanduiche no exterior sendo que a doutoranda Carla Rejane Zemolin realizou parte de seus estudos na Mississippi State University. Com a saída do Dr. Massey para o USDA, a MSSTATE contratou o Dr. Te Ming (Paul) Tseng, com o qual o Prof. Luis Avila possui cooperação.

 

2 Por meio de convênio entre a UFPel e a Texas A&M University (TAMU) há intercâmbio importante na área de herbologia, havendo participação do então Professor Scott Allen Senseman ministrando aulas em disciplina na área de Plantas Daninhas. Além do mais, o convênio PPGFs-UFPel/TAMU tem permitido a realização de estágios de doutorandos do PPGFs com ganhos importantes na formação dos discentes envolvidos. Além de ter recebido diversos alunos de graduação, a Texas A&M recebeu para doutorado sanduíche as estudantes Camila Peligrinotti Tarouco e Franciele Mariani. Com a saída do Dr. Scott Senseman da TAMU para a University of Tennessee, foi contratado o Dr. Muthu Bagavathiannan com quem os professores Luis Avila e Edinalvo Camargo possuem colaborações em andamento. O Dr. Muthu já recebeu diversos alunos ligados por intermédio da relação com professores do PPGFs dentre eles Josiane Argenta (estagiária de final de curso na University of Arkanas e atual aluno de mestrado na TAMU),  Matheus Martins (estagiário de final de curso na TAMU e atual aluno de mestrado no PPGFs) e Queli Ruchel (sanduiche na TAMU e doutora pelo PPGFs).

 

1 Intercâmbio internacional com o BBA de Darmstadt e o DAAD, da Alemanha e a UFPel com o objetivo de desenvolver no Brasil testes padronizados de seletividade de agrotóxicos sobre parasitóide de ovos do gênero Trichogramma e também para realização de estudos de compostos voláteis de plantas. Coordenador: Prof. Anderson Grutzmacher.