Projetos de Cooperação entre Instituições - PCI

Uma vez tendo atingido uma constância na atração de estudantes latino-americanos nos últimos quadriênios, o programa iniciou tratativas para formar doutores em Fitossanidade em países que necessitem destes profissionais para alavancar sua geração de conhecimento e renda. A ideia veio de encontro com iniciativas de estudantes internacionais que manifestaram haver interesse em suas instituições de origem para o projeto de cooperacão. Destas discussões e iniciativas avançou-se com negociações com a Universidad Estatal de Bolivar (UEB), no Equador. Temos um acordo de cooperação firmado que foi assinado pelo reitoria da referida universidade durante visita presencial do coordenador do PPGFs, Prof. Moisés Zotti, antes da pandemia (Facebook do PPGFs, Documento 1, Documento 2). Alguns entraves adiaram o início desta ação ainda no quadriênio atual, ressaltando a mudança de gestão na UEB, que precisou se apoderar das conversas e acordos iniciais. Obviamente, a principal barreira para um avanço mais célere foi a pandemia que impediu, por exemplo, a vinda de uma comitiva da UEB até o PPGFs. No ano de 2020, as conversas foram retomadas. Ver a primeira de inúmeras conversas que se realizaram virtualmente (Facebook do PPGFs). Nesse momento, estamos acordado que será encaminhado um PCI para realização de doutorado no Equador, onde todos os detalhes já estão acertados, e os professores do Programa irão atuar como colaboradores no mestrado que será tramitado localmente pela UEB.

SELECCIÓN DE DOCTORANDOS DEL PROYECTO PCI UFPEL-UEB (01/2023)
La Universidad Federal de Pelotas (UFPel) y la Universidad Estatal de Bolívar (UEB) de acuerdo con el Reglamento Stricto Sensu de la Pró-Reitoria de Investigación y Postgrado y la Coordinación de la Programa de Postgrado en Ciencias Fitosanitarias el 08 de agosto de 2022 hacen público, para los interesados, el proceso de selección de candidatos al doctorado promovido por el Proyecto de Cooperación entre Instituciones (PCI), PPGFs/UFPel-UEB-2022, en los términos establecidos en esta convocatoria.
accediendo al siguiente enlace: