Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

 

O PPGFs tem por objetivo geral formar profissionais altamente capacitados para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão para atender importante demanda na formação de recursos humanos no Brasil e nos países da América Latina, com foco nos do Mercosul. Atualmente o PPGFs possibilita o treinamento nas áreas de concentração de Entomologia, Fitopatologia e Herbologia, preparando o profissional para atuar com manejo sustentável de insetos, doenças e plantas daninhas, respectivamente.

Cabe salientar que o objetivo do PPGFS está alinhado com pelo menos 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS propostos pela ONU na Agenda 2030 para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal, erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Dentre os objetivos específicos deste Projeto Pedagógico do Curso estão:

            Aprendizagem:

  • Fornecer o conhecimento necessário para que os estudantes elaborem a ligação dos elementos formação intelectual/pesquisa/método científico/docência/demanda do mercado;
  • Domínio das tecnologias de ponta usadas nas áreas de concentração;
  • Compreender a relação entre o conhecimento científico e a capacidade de intervenção de maneira independente e a criação de soluções inovadoras nas áreas de concentração.

          Desempenho:

  • Planejar, coordenar e executar projetos e ações nas áreas de concentração e formação;
  • Atuar na docência e fornecer subsídios para ligação da teoria com a prática sendo mostrando que o professor docente é agente de mudanças;
  • Aplicar conhecimento adquirido durante o doutorado/mestrado para planejamento de ações inovadoras para o manejo de insetos, doenças e plantas daninhas;
  • Atuar em instituições de ensino, pesquisa e extensão ou em P&D visando a formação de recursos humanos altamente qualificados e competitivos.

 

Níveis: Mestrado e Doutorado

Regime Didático: São exigidos tanto para os alunos de mestrado como para os de doutorado no mínimo 32 créditos em disciplinas, cada um correspondendo a 17 horas de aulas teóricas ou referentes a trabalhos práticos, exercícios ou pesquisa.

Duração Mestrado: 24 meses Doutorado: 48 meses

 

Em 2017 foram criadas, a partir das três áreas de conhecimento (Herbologia, Entomologia e Fitopatologia), três áreas de concentração para nosso programa. Anteriormente o PPGFS tinha apenas uma área de concentração (Fitossanidade), porém nos últimos anos, houve uma consolidação das linhas de pesquisas (Entomologia, Fitopatologia e Herbologia), com incorporação de novos docentes em cada uma delas, com aumento da produção das linhas de pesquisas e aumento do equilíbrio de produção. Em 2021 está programada a criação de uma quarta área de concentração “Crop Protection”. Recentemente o PPG passou por uma nova reformulação com inclusão e atualização das linhas de pesquisa (ver abaixo) e dos projetos.

Figura 1. Estrutura atual e panejada do PPG em Fitossanidade. Crop Protection será criada em 2021.

 

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)