Início do conteúdo
Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) funciona, desde a sua criação, no prédio do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), situado na Rua Alberto Rosa, n. 154, no qual estão o Instituto de Filosofia, Sociologia, Política e Relações Internacionais (IFISP), a Faculdade de Educação (FAE) e o Instituto de Ciências Humanas (ICH).

As atividades do PPGFIL ocorrem, em parte, no interior do IFISP, que conta com 12 salas de aula, 18 salas divididas entre salas de professores e laboratórios, e um laboratório de informática para a Pós-Graduação, além de outras salas para a graduação e para a extensão. Em tais salas são realizadas aulas de Mestrado e Doutorado, Exames de Qualificação, Grupos de Pesquisas, Defesas de dissertações e teses, Minicursos, Conferências, reuniões de Colegiado e demais atividades ligadas à Pós-Graduação. O PPGFIL também conta com a Sala 212 do Curso de Licenciatura em Filosofia à Distância (EAD), que possui equipamento para Webconferência, na qual realiza bancas em formato Online.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel também possui participação no Centro de Pós-Graduação das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (CEHUS), situado na Rua Alberto Rosa, 117. Inaugurado em Junho de 2018, o CEHUS conta com 1 auditório (com 110 lugares), 2 mini-auditórios/Salas de defesa equipados (cada um deles com 40 lugares), e 13 salas para aulas, grupos de pesquisa e de estudos, bem como com a Biblioteca de Ciências Sociais. No prédio do CEHUS, o PPGFIL passou a realizar, a partir de 2019, defesas de Dissertações e de Teses, Grupos de Estudo, Conferências, Minicursos, e outras atividades ligadas à Pós-Graduação.

Na Biblioteca de Ciências Sociais da UFPel encontra-se a maior parte do acervo bibliográfico da área de filosofia (obras de filosofia também podem ser localizadas, por exemplo, na Biblioteca da Faculdade de Direito e na Biblioteca do Campus Porto).

A secretaria do PPGFIL funciona na sala 209 do CCHS, fazendo parte da Secretaria Compartilhada dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, ou seja, junto com as secretarias do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Trata-se de uma sala equipada com micro-computadores, cadeiras, e demais acessórios para três secretário(a)s, bem como para reuniões com Coordenadore(a)s dos PPG’s.

No caso de Congressos Internacionais, conferências e outras atividades que reúnam número expressivo de participantes, o PPGFIL também conta com o apoio de outras unidades da UFPel, e realizada suas atividades em locais como o Auditório da Faculdade de Direito da UFPel, o prédio do Centro de Integração do Mercosul e em outros prédios que pertencem ao patrimônio histórico da cidade e da UFPel.

Destaca-se, por fim, que os prédios do CCHS, CEHUS e parte do Centro de Artes da UFPel foram unificados com a inauguração, em 12/06/2023, do “Largo do Bola”. Trata-se de um espaço de lazer e de convivência entre discentes e docentes dos mais diversos Cursos e PPG’s da UFPel.