Área de Concentração

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ética e Filosofia Política

O programa de pós-graduação proposto pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, na área de Ética e Filosofia Política, concentra-se em temas fulcrais do pensamento ético e político, abarcando-os em todos os períodos da história da filosofia. Nesse sentido estão contemplados, no presente programa, temas caros à filosofia antiga e medieval, tais como as concepções de virtude e as concepções de ética e justiça nos autores mais significativos desses períodos (autores que ainda contribuem para uma reflexão acerca desses mesmos temas). No contexto da modernidade, são contemplados os principais temas e correntes no tocante às questões mais relevantes da ética e da filosofia política, tais como as questões concernentes à fundamentação e à crítica da moral engendradas pela própria modernidade. No âmbito da discussão contemporânea, o programa em Ética e Filosofia Política pretende representar, a partir de um estudo da tradição filosófica, uma reflexão sobre questões éticas tanto do ponto de vista individual (tais quais as concepções de virtude, a fundamentação e a crítica da moral, entre outras questões essenciais da tradição) quanto do ponto de vista social, notadamente no plano do Direito e da Política. Nesse sentido, tal programa é conduzido pela ideia consoante a qual as reflexões de jaez ético, além de seu valor per se, têm uma forte aplicação no âmbito social em suas mais diversas variações, o que é evidenciado pelo estudo das teorias contemporâneas da justiça.

Estrutura Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR Área de Concentração: Ética e Filosofia Política Linhas de Pesquisa: Concepções de Virtude Fundamentação e Crítica da Moral Direito, Sociedade e Estado Epistemologia Moral Fluxograma dos Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGFIL: fluxograma PPG Filosofia Disciplinas: O curso de Mestrado será composto por quatro disciplinas obrigatórias e por duas disciplinas optativas. O curso …

Linhas de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA Concepções de Virtude A linha de pesquisa Concepções de Virtude tem por objetivo estudar detalhadamente as teorias éticas que apontam a virtude como critério normativo para a ação na filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea, bem como estabelecer um contraponto, sobretudo, com as teorias éticas principialistas. Neste sentido, será dada uma atenção …