Apresentação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas está alicerçado na história institucional de seu Departamento de Filosofia. Desde 1984, a UFPel mantém um curso de Graduação em Filosofia (Licenciatura), atualmente, além deste há também o Bacharelado e o curso de Filosofia na modalidade EAD. Em 1997 surgiu a pós-graduação lato sensu com o curso de especialização em Filosofia Moral e Política. O curso de pós-graduação em nível de Mestrado surgiu em 2007 com vistas a atender a uma demanda importante dos anseios da região sul do Rio Grande do Sul, bem como do Uruguai, razão pela qual a UFPel firmou um convênio com a Universidade Católica do Uruguai (UCU). Além deste, também foi firmado acordo de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina que já possuía um programa de pós-graduação consolidado.

A criação do Mestrado em Filosofia, em 2008, objetivou consolidar, em nível de ensino, as atividades de pesquisa realizadas por seu corpo docente, visando ser um ponto de referência nas investigações a respeito de questões relevantes de filosofia moral e política.  Em sua primeira avaliação efetiva, o programa recebeu conceito 4 da capes. Em 2014 foi aprovado o Doutorado em Filosofia pelo Conselho Científico da CAPES. As atividades do Doutorado em Filosofia da UFPel iniciaram em agosto de 2015.

O programa conta, atualmente, com 13 professores em seu quadro docente permanente, além de 02 professores colaboradores, todos com atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a área de concentração e linhas de pesquisa do curso.

O Programa está articulado em uma grande área de concentração, Ética e Filosofia Política, com quatro linhas de pesquisa: Concepções de VirtudeFundamentação e Crítica da Moral, Direito, Sociedade e Estado, Epistemologia Moral. O programa conta com publicação da Revista Dissertatio, fundada em 1995 e indexada no CLASE, com conceito A2 pelo Qualis/Capes. Além disso, conta com as Coleções Dissertatio Filosofia, Dissertatio Studia e Dissertatio Incipiens.