Prova para Bolsa de Mestrado e de Doutorado do PPGFIL

A prova escrita para concorrer a Bolsas de Mestrado e de Doutorado do PPGFIL será realizada no dia 22 de fevereiro de 2017 (quarta-feira), às 15h, na sala 206 do CCHS. A prova terá duração de 3h e será sem consulta.

Os interessados deverão comparecer no horário e local indicado.

Considerando o edital 105, do processo de seleção para aluno regular do PPGFIL 2017/1:

“A distribuição das bolsas no curso de mestrado disponíveis obedecerá o seguinte: as bolsas serão distribuídas levando em consideração a média aritmética da nota final do processo de seleção e de uma prova escrita específica, que terá como tema, um dos três pontos descartados no sorteio da prova escrita da seleção para aluno regular. A nota final do processo seletivo e a prova escrita específica terão o mesmo peso. Para o Curso de Doutorado, as bolsas serão distribuídas levando em consideração a média aritmética da nota final do processo de seleção e de uma prova escrita específica, que terá como tema, um dos três pontos descartados no sorteio da prova escrita da seleção para aluno regular. A nota final do processo seletivo e a prova escrita específica terão o mesmo peso. Casos excepcionais serão decididos pela Comissão de Bolsas CAPES – DS do PPG Filosofia UFPel.”

Informamos os textos e pontos que foram descartados no sorteio da prova escrita da Seleção de aluno regular, do Mestrado e do Doutorado:

Mestrado:

1. DANTE ALIGHIERI. Monarquia(Livros I e II). In: Os Pensadores. São Paulo: Victor Civita, 1973.

2. FRIEDRICH NIETZSCHE. Além do bem e do mal (Capítulo 8. Povos e pátrias). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

3. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco (livro III).  Em Ethica Nicomachea I I3 – III 8 – Tratado da Virtude Moral. Tradução, notas e comentários de Marco Zingano. São Paulo: Odysseus, 2008, p. 59-74.

Doutorado:

1. A questão da eticidade em Hegel

2. A luta pelo reconhecimento intersubjetivo em Axel Honeth

3. O equilíbrio reflexivo em John Rawls

Publicado em 28/12/2016, na categoria Notícias.