Pesquisa conduzida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física recebe financiamentos para sua continuidade
O Estudo Prospectivo sobre Saúde Física e Mental (denominado Estudo PAMPA, referente a siga correspondente em inglês), conduzido por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPel foi agraciado com dois editais de incentivo à pesquisa. Os professores Marcelo Cozzensa da Silva e Airton José Rombaldi, líderes das propostas, foram contemplados por editais do CNPQ e FAPERGS., respectivamente. Ressalta-se que o edital universal do CNPQ é uma das fontes de financiamento mais disputadas em nível nacional, e nessa seleção os pesquisadores foram responsáveis formar equipes de até 10 pesquisadores para atuar nos projetos.
O edital da FAPERGS de Auxílio ao Pesquisador Gaúcho, específico para pesquisadores do Rio Grande do Sul, também tem sido extremamente disputado e o Professor Airton Rombaldi foi o único contemplado do PPGEF. Segundo ele, o resultado 1) mostra a capacidade do grupo em produzir bons projetos de pesquisa que resultam na atração de recursos para a pesquisa (fato indispensável para a sustentação de linhas de pesquisa na área de concentração da biodinâmica de nosso PPG); 2) salienta a produção científica dos integrantes do grupo envolvido, necessária para disputar financiamentos deste tipo com outros grupos de pesquisa do Estado; e 3) serve como medida da maturidade do grupo de pesquisadores envolvidos.
O PAMPA é um estudo de coorte conduzida totalmente online a partir do início da pandemia de COVID-19, em toda a população do Rio Grande do Sul. Quatro fases da pesquisa foram realizadas e diversos artigos foram produzidos divulgando no meio científico e população geral uma série de resultados importantes sobre sintomas de ansiedade e depressão, acesso aos serviços de saúde e prática de atividade física da população Gaúcha ao longo da pandemia. Segundo Eduardo Caputo, bolsista de Pós-doutorado do PPGEF e um dos coordenadores do estudo, “o financiamento será fundamental na condução de mais três fases do estudo, ao longo dos próximos 18 meses”. No mesmo sentido, o professor Marcelo Cozzensa da Silva manifesta a satisfação de ter recebido o fomento: “O Edital Universal do CNPQ é altamente disputado e termos sido agraciado com essa verba mostra a importância do projeto e a qualidade do corpo de pesquisa envolvido no mesmo.”