Curso de Psicologia Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento Coordenação: Prof. Tiago Neuenfeld Munhoz

NEPSI e PPG Psicologia FURG realizarão pesquisa financiada pela CAPES

Proposta liderada pelo professor Tiago Neuenfeld Munhoz foi contemplada com bolsas de Pós-Graduação e recursos de custeio da CAPES. O professor Mateus Luz Levandowski e colegas de outras instituições também farão parte do projeto.

A proposta se insere no contexto social de avaliação da população participante de programas de transferência de renda (Bolsa Família / Auxílio Brasil) e Programa Criança Feliz (PCF). Trata-se de um estudo de acompanhamento de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social durante a primeira infância e permite avaliar os efeitos da depressão materna sobre o desenvolvimento infantil e parentalidade antes, durante e após a pandemia de COVID-19. No Brasil, o Marco Legal da Primeira infância (2016) estabelece que as políticas públicas deverão monitorar, coletar dados e avaliar periodicamente os elementos que constituem a oferta dos serviços/programas à criança. Contudo, o monitoramento do desenvolvimento na primeira infância, das práticas parentais e comportamentos violentos, em nível populacional, é desafio no Brasil e em vários países do mundo.

A atual proposta é estudo longitudinal com crianças/famílias pertencentes ao estudo maior intitulado “Avaliação do Impacto do Programa Criança Feliz (PCF)”. O estudo maior é resultado da parceria entre Ministério da Cidadania, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas e outras seis Universidade Federais brasileiras (UFCE/UFOPA/UFPE/USP/UFABC/UFBA). Além destas, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande é a instituição vinculada ao coordenador da proposta selecionada pelo Edital nº 12/2021 da CAPES (Impactos da Pandemia).

Duas bolsas de mestrado vinculadas ao projeto no PPG Psicologia FURG

O processo seletivo de mestrado em Psicologia FURG contará com duas bolsas de mestrado CAPES para elaboração de dissertações vinculadas ao projeto aprovado pela agência. Maiores informações sobre o processo seletivo de bolsistas estão disponíveis em NEPSI-UFPel.

Fonte da imagem: Instagram CAPES Oficial

Publicado em 17/05/2022, na categoria Notícias.