Curso de Psicologia Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento Coordenação: Prof. Tiago Neuenfeld Munhoz

Pesquisa Nepsi- “Pesquisa nacional de saúde do escolar (PeNSE).”

🔎A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com iniciativa do Ministério de Saúde e da Educação do Brasil, que engloba e monitora dados acerca de questões sobre saúde física e psicológica em estudantes de escolas públicas e privadas do país. A partir disso, nesse post temos o objetivo de expor algumas das contribuições feitas pelo NEPSI para a pesquisa nacional.

<

p dir=”ltr”>✔️A primeira foi a pesquisa com o título “Violência contra escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE, 2015)” que teve como objetivo descrever o perfil de estudantes brasileiros que sofrem violência física pela família. A coleta de dados foi por meio de um questionário estruturado e autoaplicado e abrangeu 102.072 estudantes matriculados no nono ano do ensino fundamental em 2015. Os temas estudados foram: vitimização por violência sexual e violência armada, incluindo envolvimento em brigas com arma de fogo e com objeto perfurocortante.

p dir=”ltr”>

<

p dir=”ltr”>Para acessar: https://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/violencia-contra-escolares-no-brasil-pesquisa-nacional-da-saude-do-escolar-pense-2015/17187?id=17187&id=17187&id=17187

Publicado em 18/06/2021, na categoria Artigos.