Curso de Psicologia Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento Coordenação: Prof. Tiago Neuenfeld Munhoz
Início do conteúdo

PROJETO DE PESQUISA NEPSI – ‘”Observatório de violência contra crianças e adolescentes”

O distanciamento social é indispensável para que haja uma menor propagação do novo coronavírus. Contudo, muitas crianças e adolescentes podem estar passando por uma situação de risco aumentado. Isso se dá ao fato de que a maior parte dos jovens está permanecendo muito mais tempo em casa com seus agressores, pois segundo pesquisas diversas crianças são vítimas de diversos tipos violência dentro de sua própria casa.

Como resultado deste projeto, foi publicado o artigo “Impacto do distanciamento social nas notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil”. Nesta pesquisa, foi avaliada a porcentagem de denúncias de violência infanto juvenil no Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2015 e 2020 e as variações ocorridas devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Concluiu-se através desse estudo que a decorrente limitação do acesso às aulas e a circulação social causada pela pandemia reduziu as notificações de violência contra jovens, requerendo que sejam encontradas estratégias para a identificação dos casos suspeitos.

Artigo completo disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csp/v37n1/1678-4464-csp-37-01-e00140020.pdf

Publicado em 21/05/2021, na categoria Artigos.