Curso de Psicologia Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento Coordenação: Prof. Tiago Neuenfeld Munhoz
Início do conteúdo

NEPSI INDICA LIVRO – RATOS E HOMENS

“Os homens como nós que trabalham nas fazendas são os camaradas mais solitários do mundo. Não têm família. Não pertencem a nenhum lugar.”

O livro “Ratos e Homens” foi escrito por Steinbeck, autor conhecido por abordar em suas obras aspectos sociais de maneira realista, trazendo temas de importância reflexiva como racismo, preconceito e questões linguísticas. Conta a história de George e Lennie, dois trabalhadores rurais que vivem em busca de oportunidades nas fazendas americanas da Califórnia, durante a Crise de 1929. Nesse período, onde muitos buscavam o chamado “sonho americano”, conhecemos os protagonistas: Lennie, uma pessoa forte e de estatura alta que aparenta ter alguma deficiência intelectual e George, oposto de Lennie, pequeno e aparentemente mais sábio.

A maior parte da história se passa em uma fazenda onde os dois conseguem um emprego. Em cada página do livro, conhecemos o dialeto simples da região, as questões sociais que permeiam os protagonistas, como questões de classe, raça e gênero, bem como as consequências da inocência de Lennie.

A obra traz diversos assuntos importantes e vale lembrar que o nosso conhecimento social é fundamental para lutarmos por um mundo mais inclusivo e justo.

Se você gostou do assunto, sugerimos os seguintes conteúdos: PODCAST #8 NEPSI-UFPEL: Efeitos das desigualdades sociais em saúde e PODCAST #9 NEPSI-UFPEL: Desigualdades sociais e pandemia.

Autora: @mariana.gouveas

Publicado em 28/04/2021, na categoria Artigos.