Curso de Psicologia Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento Coordenação: Prof. Tiago Neuenfeld Munhoz
Início do conteúdo

NEPSI INDICA FILME – CLUBE DA LUTA

O livro de 1996 e o filme de 1999, Clube da Luta, é sobre um homem jovem-adulto que se vê insatisfeito com sua vida e com seu trabalho, desenvolvendo crises de insônia e mudanças de comportamentos.

A partir disso, o personagem procura ajuda e passa, portanto, a frequentar grupos de apoio com o objetivo de aliviar seus conflitos e angustias.

Nesse meio tempo conhece Tyler, criador do Clube da Luta- clube onde vários homens se encontravam para brigar, instigando seu lado animal, a agressividade e a revolta.

Dessa maneira, os sujeitos podiam por para fora a raiva, a frustração, a tristeza e todos aqueles sentimentos que muitas vezes são reprimidos.

A historia nos convida a refletir acerca do modo como se articula nossa sociedade e como nos comportamos. É uma crítica social ao sistema que nos impossibilita de sentir, viver, existir e significar nossos afetos.

Além disso, alerta para o consumismo desenfreado dos dias de hoje, que torna frágil e limita as relações sociais, tornando os sujeitos cada vez mais individualistas e solitários.

Destaca-se, por fim, que a obra também aborda os transtornos mentais decorrentes desse sistema, um assunto bem importante atualmente.

Autoria: Eduarda Magalhães

Publicado em 07/04/2021, na categoria Artigos.