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  • NAI realiza formação sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou autismo para motoristas da UFPel

    #pratodosverem

    Imagem de um banner divulgando a reportagem. Possui fundo branco e centralizado encontra-se: o logo do NAI, logo abaixo o título da reportagem “NAI realiza formação sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou autismo para motoristas da UFPel”,  e no canto inferior esquerdo um ícone de um ônibus na cor amarela.

    Por Vítor Meirelles

    No dia seis de abril de 2022, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da Universidade Federal de Pelotas promoveu uma formação para os motoristas dos ônibus de apoio da UFPel.  Ministrada pelo servidor técnico-administrativo terapeuta ocupacional do NAI, Rodrigo Vital, a palestra teve o objetivo de instruir os motoristas sobre os diferentes tipos de deficiência, e sobre como garantir a acessibilidade e os direitos de estudantes com deficiência e\ou com autismo nos ônibus, considerando cada condição específica. A formação abordou a definição legal do que é uma pessoa com deficiência, as diferenças entre as deficiências física, visual, auditiva, intelectual e o autismo, também os desafios e as possibilidades que cada condição da pessoa com deficiência, podem trazer para  o espaço dos transportes coletivos.

    De acordo com a lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência – LBI 13.146\2015 considera-se pessoa com deficiência aquela que possui impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade. Essa definição auxilia na compreensão dos tipos de deficiência, como por exemplo, quando as deficiências físicas, auditivas e visuais podem ser percebidas pelo uso de instrumentos de apoio (cadeira de rodas, muletas, bengalas, próteses, comunicação por gestos e etc.), elas são mais fáceis de identificar, até porque costumam ser mais visíveis no dia a dia, e mais evidentes na mídia. 

    De outra forma, o transtorno do espectro autista, a deficiência intelectual, algumas deficiências físicas, e, em certa medida, também a deficiência visual, as quais nem sempre são aparentes, constituem-se de difícil percepção, e isso pode gerar constrangimentos, ou até mesmo dificultar que a população reconheça a sua necessidade de usar o assento preferencial no ônibus, por exemplo.

    Quando se fala de deficiência intelectual – DI ou de Transtorno do Espectro Autista – TEA, fala-se sobre como o cérebro funciona de uma forma diferente do que a maioria das pessoas costumam pensar, o que não justifica conceber que venha a ser falta de habilidades para aprender. As pessoas com DI ou com TEA só possuem um jeito diferente de aprender e de se comunicar. As variações são muitas e Dilza, estudante da UFPel e diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, compartilha que, devido a sua sensibilidade aguçada a cheiros e a sons, não raramente se sente enjoada em viagens no ônibus de apoio. Essa afirmação nos revela um obstáculo para ofertar uma acessibilidade plena a passageiros. Se por um lado, para pessoas com deficiências físicas as soluções são, por vezes, mais objetivas, como a presença de rampas, elevadores e assentos preferenciais, por outro as pessoas com DI ou com TEA podem nos mostrar a necessidade de pensar alternativas para cada especificidade.

    A partir dessa formação, os três motoristas da UFPel entrevistados se sentiram melhor preparados para atuarem com as diversas condições, trazidas pelas pessoas com deficiência ou com TEA. A acadêmica Dilza, propriamente, elogiou a forma com que fora recepcionada no ônibus, e pela paciência demonstrada pelo motorista. Contudo, tanto a estudante quanto os motoristas apontaram a necessidade de uma identificação física para o ingresso no ônibus, não só aos estudantes com deficiência, mas para todos e todas. Porém com uma sinalização aos que possuem alguma necessidade específica. Dilza diz ainda que, devido aos seus enjoos anteriormente citados, diversas vezes possui vontade de descer no meio do trajeto, no entanto as pessoas não permitem que ela faça isso. A acadêmica propõe que, com a identificação que aponte sua condição, os motoristas atentem ao seu pedido, para que assim ela possa usar esse recurso para administrar sua própria situação.

    A fala da estudante condiz com o que Gláucio Fernando Gonçalves, chefe do Núcleo de Transporte da UFPel, afirma: “a iniciativa da formação já era necessária, mas salienta a importância de constantes atualizações com os motoristas, além de uma campanha de conscientização por parte da Universidade para com servidores, servidoras e estudantes”. Por mais que haja um projeto com os condutores, os outros passageiros que não têm deficiência ou autismo também protagonizam os desconfortos, e até mesmo os desrespeitos que estudantes com deficiência vivem no ônibus, o que, por vezes, necessita da intervenção dos motoristas.

    Mobilizar a universidade em torno de projetos que sensibilizem e formem servidoras e servidores para o atendimento das pessoas com deficiência ou com TEA é uma tarefa pungente. De igual forma, é fundamental que estudantes e servidores\as da universidade repensem o seu comportamento, revendo o tipo de convivência e os preconceitos que ainda carregam, como é o caso do capacitismo e da discriminação de quem é diferente da gente. Medidas simples como respeitar o direito de passar na frente da fila, ou de respeitar o assento preferencial nos ônibus já fazem valer os direitos de quem tem deficiência ou autismo. Sigamos, portanto, cada vez mais proporcionando espaços para ouvir e aprender com as pessoas com deficiência ou com autismo, garantindo a acessibilidade e a inclusão de todas e todos os estudantes.

  • NAI na III Semana Integrada de Acolhida do CCSO.

    Na quarta-feira dia nove de março o NAI esteve participando da acolhida dos estudantes dos cursos de graduação, os quais integram o Centro de Ciências Sócio-Organizacionais – CCSO da nossa universidade. Marcaram presença também a Coordenação de Diversidade e Inclusão – CODIn, o Núcleo de Gênero e Diversidade – NUGEN e o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade – NUAAD. 

    Representando o nosso Núcleo a formação contou com a fala da chefia, servidora Técnico-Administrativo Mírian Bohrer, representando a CODin, marcou presença a coordenadora professora Airi Sacco. Em fala abordando o NUAAD a chefia, servidora técnico-administrativa Ediane Acunha, e ainda, representando o NUGEN a chefia, servidor técnico-administrativo Rodrigo Vital.

    Na atividade desta noite de acolhida e de formação acadêmica as servidoras e o servidor estiveram conversando sobre as principais ações desenvolvidas junto aos alunos e as alunas da UFPel, dando boas vindas aos e às ingressantes, reiteraram o convite ao convívio e à relação com a diversidade, sempre na perspectiva da inclusão, e da acessibilidade.

    #pratodosverem

    Na imagem está o banner de divulgação da palestra, possui fundo branco.No canto superior direito está um logo formado por peças de quebra-cabeças desencontradas, nas cores azul e amarelo. Ao lado, à direita tem o título “III SEMANA INTEGRADA DE ACOLHIDA DO CCSO” e subtítulo “Ciclo de Palestras: Ações afirmativas, Gênero, Inclusão e Diversidade na UFPel. Logo abaixo na primeira imagem está a Coordenadora de Diversidade e Inclusão, Airi Sacco, ela está usando uma camisa branca. Na foto ao lado está a chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade Ediane Acunha, ela está usando um óculos de armação preto, seu cabelo é azul e está usando uma regata azul clara, abaixo está a Mírian Bohrer chefe no NAI, ela possui cabelos ondulados castanhos e ao lado está o Rodrigo Vital, chefe do Núcleo de Gênero e Diversidade que está usando um terno preto. Ao lado das imagens à esquerda, está a data que ocorreu a palestra, dia nove de março de dois mil e vinte e dois, horário: dezenove horas e informa o endereço do WebConf, onde ocorreu a palestra.

     

    #PraTodosVerem 

    Print tirado da tela da Webconf. Nessa tela estão cinco pessoas, no canto superior esquerdo está a coordenadora professora Airi Sacco, ela tem cabelo curto, está usando uma camiseta branca com flores coloridas. À sua direita está a servidora técnico-administrativa Ediane Acunha, ela possui cabelos lisos de cor azul e está usando uma regata cinza. Ao seu lado está a servidora Técnico-Administrativo Mírian Bohrer, ela está usando uma blusa branca e seu cabelo é ondulado e grisalho. Abaixo está a servidora Técnico-Administrativo Priscilla da Silva que foi a mediadora da conversa, ela está usando uma camisa cor-de-rosa, seu cabelo é crespo e castanho com mechas loiras. E ao seu lado está o servidor técnico-administrativo Rodrigo Vital, ele tem cabelo preto e está usando uma camisa cinza.

     

  • NAI divulga o resultado da seleção de bolsas de graduação Edital GR\CoDin\NAI 01\22

    01 – Administração, ou Processos Gerenciais, ou Gestão Pública, ou Turismo

    1º Lívia Alves Garcia

    Suplência: Daniele Guerreiro da Rosa

     

    01 – Antropologia

    1º Ronney Bruno da SIlva Côrrea

     

    01- Artes Visuais (Bacharelado ou Licenciatura)

    1ºMateus Barbosa Rocha

    Suplência: Anna Giulia Moretti Alvarenga

     

    01 – Dança ou Teatro

    1º – Isabelle Rodrigues Alves

     

    01 – Direito

    1º – Isadora Silveira Boeri

    Suplência: Osvaldo Francisco Medeiros da Silva

     

    01 – Engenharias

    1º – Lauro Araujo Leme

    Suplência: Matheus Philipe Lourenço da Costa

     

    01 – Geografia

    1º – Jennifer Rosa da SIlva

     

    01 – Gestão Ambiental

    1º – Luana Vahl Consen

    Suplência: Igor Luis Pereira da SIlva

     

    02 – História (Licenciatura ou Bacharelado) 

    1º-  Fabiola Peres de SOuza

    2º – Valtair Augusto Vieira Firmino e Souza

    Suplências:

    3º- Sandra Ivana Gomes Vargas

    4º – Felipe Cardoso Leite

     

    02 – Letras, ou Letras Redação e Revisão de Textos, ou Jornalismo

    1º – Amanda de Freitas Braga

     

    04 – Medicina 

    1º – Cleiton Eudis Nunes Silva

    2º Lucas Franco Melchíades

    3º Samuel da Silva Julião

    4º Pedro Henrique Caetano Santos da Silva

    Suplência:

    5º Matheus Zambrano Hilzendeger

    6º Carla de Carvalho Teixeira

    7º Wiliston Fernandes Eleutério

    8º Miguel Henrique Mees

     

    01 – Medicina Veterinária

    1º Wesley Silva da Rosa

    Suplência: Andressa Quevedo de Britto

     

    01 – Nutrição, ou Gastronomia, ou Ciência Biológicas

    1º – Rafaela Reginato Correa

    Suplência: 2º Rafaela Nunes Deves

     

    02 – Odontologia 

    1º – Rodrigo Konsgen Rossales

    2º – Debora Caroline Ferrarezi Pereira

    Suplência:

    3º – July Iasmim da Silva Barbosa

    4° – Ana Paula Santana Garcia

     

    02 – Pedagogia

    1º – Jenifer Aniceto Jardim

    2° – Gabriele Igansi dos Santos

    Suplência:

    3º – Roberta Gularte Rodrigues

    4º – Helen Rodrigues Lacerda

     

    01 – Psicologia

    1º Carolina Macedo dos Santos Quillfeldt

     

    01 – Química (Bacharelado ou Licenciatura), ou Química de Alimentos 

    1º – Alecia Ferreira da Silva

    Suplência: Taiana Kuhn Behling

     

    01 – Terapia Ocupacional, ou Fisioterapia

    1º – Fernanda Gabrielle Pereira dos Santos

    Suplência: Patrick Gomes da Silva

     

    01 – Zootecnia

    1° – Claudia Flávia Soares Jaks