Formação com certificado para servidores públicos pertencentes ao quadro efetivo da UFPel. Roda de conversa: Guia com tópicos e dicas sobre a deficiência visual. Terça feira dia 16 de julho de 2024, das 15h às 16h30 min no auditório acadêmico, campus anglo, 4 andar.
#Pracegover
Card com fundo amarelo, a lateral esquerda superior os seguintes dizeres em letras pretas: Formação. Roda de conversa: Guia com tópicos e dicas sobre a deficiência visual. No centro do card em preto a data 16 de Julno, abaixo, 15h às 16h30min. Ao lado um desenho de um rapaz cego com uma bengala. Na parte inferior central do card: Auditório Acadêmico, campus anglo, 4 andar.
O NAI agradece a todos (as) que participaram da seleção para tutores (as). Esse ano recebemos aproximadamente 150 candidaturas para as 40 vagas disponíveis. As tutorias entre pares são fundamentais para o processo de ensino- aprendizagem, para a socialização (tutor-tutorado), na intermediação (docente-tutor e tutorando) do trabalho docente e na formação do futuro profissional alicerçado nos valores da inclusão e da justiça social.
Os demais candidatos (as) não selecionados (as) poderão ser chamados conforme a necessidade e a abertura de novas vagas, respeitando a ordem de classificação.
Haverá a acolhida dos tutores (as) do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão com a apresentação da equipe do NAI e orientações sobre a função da tutoria. O encontro com os (as) tutores (as) selecionados (as) ocorrerá no dia 12/07, às 9h, no turno da manhã, e, às 15h, no turno da tarde. Agradecemos a participação de todos (as)!
Observação: a vaga prevista para o curso de Hotelaria não teve candidato (a) aprovado (a) e foi destinada para o curso de Letras. Não tivemos inscritos no curso de Gastronomia (o edital será reaberto) e a vaga para Letras Libras-Literatura Surda será preenchida nos próximos dias.
#Pracegover. Documento contendo o anúncio da seleção de bolsas. O total de vagas perfaz 40 (quarenta) bolsas acadêmicas para tutoria do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. À direita, a marca do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, peças de quebra-cabeça encaixadas na cor vermelha, azul e verde, com o símbolo do NAI em negrito e realce em amarelo, abaixo, a sigla da UFPEL com o dizer: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. À esquerda, o escudo, na cor azul, da Universidade Federal. No corpo do texto: O Programa de Ensino de Apoio à Inclusão Qualificada de Alunos/as com Deficiência, com Transtorno do Espectro do Autismo e com Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior, torna público que realizará a abertura do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas para tutor/a acadêmico/a do NAI. Período de inscrição: 01/07/24 até 05/07/24. Divulgação do resultado: 08/07/2024. Vigência da bolsa: 11/07/24 até 31/12/24.
Requisitos para a inscrição:
Estar regularmente matriculado em algum dos cursos de graduação acima relacionados;
Disponibilidade de 20h semanais como bolsista NAI para atuação durante o calendário acadêmico de forma presencial e à distância (quando necessário);
Não possuir vínculo com outro tipo de bolsa na UFPel (exceto as permitidas da PRAE);
Comprometer-se a realizar o curso de Comunicação Básica em Libras (20 horas) oferecido pelo NAI, assinalando um dos turnos (manhã, tarde ou noite) e participar da acolhida dos tutores e atividades promovidas pelo setor. As turmas serão definidas conforme a resposta obtida no Google Formulários. O (a) tutor (a) que até determinado prazo não tiver o certificado do curso de Comunicação Básica em Libras, será substituído (a). O candidato (a) deverá preencher o formulário a seguir: https://forms.gle/4SoDekNbwyA2eoJV7
Ter concluído pelo menos 02 semestres docurso de graduação.
Documentação Exigida para inscrição:
a) Formulário de Inscrição Bolsistas devidamente preenchido, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nai/files/2022/03/Formulario-de-Inscricao-Bolsistas.doc b) Instrumento de Avaliação para Tutorias devidamente preenchido, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nai/files/2022/03/Instrumento-de-Avaliacao-para-Tutorias.doc c) Histórico Acadêmico fornecido pelo CRA ou via Sistema Cobalto. Candidatos/as que concorrerem às vagas de ações afirmativas, deverão preencher e enviar anexado ao e-mail de inscrição:
Auto declaração Étnico-racial: disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nai/files/2022/03/Autodeclaracao Etnico-Racial.docx
O/A candidato/a que autodeclarar concorrente à ação afirmativa étnico-racial será avaliado/a pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), conforme requisitos exigidos pela Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico racial (CCICE). Em caso de indeferimento, o recurso poderá ser apresentados até 3 (três dias) após a divulgação do resultado quanto ao componente étnico-racial.
Auto declaração de Deficiência, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nai/files/2022/03/Autodeclaracao-Deficiencia.docx
O/A candidato/a que se autodeclarar concorrente à ação afirmativa para pessoa com deficiência deverá anexar, ao e-mail enviado para inscrição, laudo/atestado médico e/ou de profissional habilitado atualizado (menos de 1 ano da data da apresentação), com código da Classificação Internacional de Doenças (CID) correspondente, descrevendo o tipo de deficiência e as possíveis alterações funcionais, cinesiológicas e, ou anatômicas existentes. Em caso de indeferimento, o recurso poderá ser apresentados até 3 (três dias) após a divulgação do resultado quanto ao componente étnico-racial. Candidatos/as que concorrerem às vagas de Demanda Social, deverão preencher e enviar anexado ao e-mail de inscrição:
Atestado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE e/ou emitido pelo Sistema Cobalto de recebimento de benefícios da assistência estudantil.
O/A candidato/a que não entregar algum dos documentos (anexado ao e-mail de inscrição) será eliminado/a do processo.
AVALIAÇÃO Critérios e pesos de avaliação: -Histórico Acadêmico – peso: 4,0 – Critérios: número de aprovações e notas obtidas nas disciplinas cursadas; -Instrumento de Avaliação (Memorial)- peso: 6,0 – Critérios: clareza e coesão na escrita; interesse na atividade; experiência em tutorias e vínculo/aproximação com a área da inclusão e da acessibilidade; relação entre as aprendizagens e as experiências no seu ou em outro curso de graduação com a área de inclusão e acessibilidade; indicação de leituras/textos/artigos, ou de grupos de estudos, ou de participação em projetos ou outro na área de inclusão e de acessibilidade; melhor disponibilidade de horários para fins de tutorias acadêmicas no NAI.
No ato da inscrição o candidato (a) deverá enviar a documentação para o e-mail: nai@ufpel.edu.br
Descrição: Fundo branco, dividindo a imagem, na parte superior, um rasgo de papel amarelo quadriculado. Na parte amarela está escrito, Você Sabia? Abaixo da frase um pedaço de fita adesiva. Na parte branca mais a esquerda, o símbolo do infinito colorido. Abaixo dele o seguinte paragrafo: O símbolo do infinito é chamado de logotipo da neurodiversidade, e foi criado pelos próprios autistas! Ele celebra a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA. Após a criação deste símbolo da neurodiversidade surgiram vários movimentos sociais que visam aumentar a conscientização e garantir os direitos de pessoas neurodivergentes sejam respeitados. Na parte inferior da imagem, centralizado, o logo da UFPel e do NAI.
Descrição: Fundo branco, na parte superior no centro o símbolo do autismo em um círculo de mãos abertas coloridas. Abaixo no centro da imagem está escrito, Dia do Orgulho Autista, a palavra autista está toda colorida. Abaixo a data, 18 de junho. Na parte inferior, centralizado, está o logo da UFPel e o logo do NAI.
NAI da UFPel participa de seminário que discutirá a Inclusão no Ensino Superior. Promovido pela Associação Associação Nacional Para a Inclusão de Pessoas Autistas.
#Pracegover
Descrição: Fundo colorido com diversas formas. No centro um retângulo na cor ciano com a seguinte frase em seu centro, III Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior: Formação continuada e acessibilidade digital como recursos centrais para inclusão. Na parte inferior a esquerda o desenho de uma ponte em preto.
O grupo de estagiários (as) liderado pela professora Renata Cristina Rocha da Silva (chefe do NAI), juntamente com a colaboração das Psicopedagogas da equipe, elaboraram um folder com informações sobre o TDAH e algumas estratégias de ensino.
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