Renata Lopes Sopeña / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Possui graduação em Artes Visuais – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2015); Especialização em Educação na Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2018); Mestranda em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Educação em Artes e Processos de Formação Estética, na Universidade Federal de Pelotas – UFPel e formação de nível técnico profissionalizante em Design de Móveis, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – CEFET- RS, renomeado como Instituto Federal Sul Rio Grandense – IFSul. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Práticas lúdico/pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RS
Orientador(a): Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
RESUMO
Práticas Lúdico/Pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RS compreende a pesquisa desenvolvida em torno de práticas centradas no lúdico como dinâmica instigadora do fruir, refletir e do fazer artístico. A abordagem metodológica segue por uma pesquisa bibliográfica e documental a partir de estudo de caso que se detém sobre as duas professoras selecionadas: Luciana Leitão e Rita Patrícia De Laforet. A motivação incide sobre as relações educacionais que se estabelecem entre arte, jogos e brincadeiras, bem como no resgate dos processos de trajetórias importantes para a formação e desenvolvimento do ensino da Arte em Pelotas. A dissertação foi organizada de forma a construir um panorama sobre o lúdico e seu papel na educação e na arte, apresentando conceitos, contribuições para o desenvolvimento infantil, práticas de ensino e formação. A discussão se apoia em autores referenciais como Huizinga (2000), Luckesi (2002; 2005; 2015), Duarte Jr (1981; 2006; 2011), Kishimoto (1997; 1999; 2008; 2014), Meira (2003; 2010), Ferraz e Fusari (2009) entre outros e outras. Os relatos das professoras, seus documentos de trabalho, as contribuições de alunos, fotografias e ilustrações são apresentadas e problematizadas para evidenciar o diferencial de suas práticas na formação de alunos e futuros profissionais da arte.
Palavras-chave: lúdico; práticas pedagógicas; arte/educadoras; metodologias
Banca:
Profa. Dra. Maristani Zamperetti
Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva
Data: 15/outubro/2020
Acompanhamento: