Renata Azevedo Requião / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Vinculação institucional: Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas
Formação acadêmica
Possui Pós-Doutorado (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutorado (2002) e Mestrado em Letras (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1994) e Graduação em Licenciatura em Letras (1988) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
E-mail: ar.renata@gmail.com
PROJETOS DE PESQUISAS
Poéticas contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentidos
Grupo de Pesquisa: Artefatos poéticos para leitura e construção do “pequeno território”
Viagens e lugares: mapas, topologias e linhas de fuga, configurações antropológico-poético-visuais
Grupo de Pesquisa: Artefatos poéticos para leitura e construção do “pequeno território”
GRUPOS DE PESQUISAS
Artefatos poéticos para leitura e construção do “pequeno território”
Docentes participantes:
PESQUISAS ORIENTADAS
Poéticas do desvio: da doutrinação ao processo de criação
Orientanda: Diana Krüger Martins (2020)
A construção poética da banda Freak Brotherz: música e quadrinhos underground
Orientando: Márcio Farias de Mello (2019)
A experiência de silenciamento como processo criativo
Orientanda: Ana Paula da Silva Maich (2018)
Terra plana: a experiência do estar
Orientando: Felipe Estrela Campal (2018)
MEMORABILIA: uma coleção feita de objetos, escritos e memórias
Orientando: Maximiano Duval da Silva Cirne (2018)
O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda
Orientando: Marcelo Terra Borges (2017)
Poética na docência [corpo e território]
Orientanda: Lislaine Sirsi Cansi (2016)
Rever: Reler
Orientando: André Winter Noble (2015)
Lugares para a imagem: reflexões sobre as espacialidades na pintura
Orientanda: Carla Viviane Thiel Lautenschläger (2015)
Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura
Orientanda: Carla Rosane dos Santos Vieira (2014)
Oficinas de arte contemporânea para crianças de pré-escola: a experiência estética e o lúdico na infância
Orientanda: Letícia Britto (2014)