Nathalia Muswieck Grill / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento:
Texto introdutório: Artista multimídia, investiga acerca das questões de gênero e corpo. Mestranda em Artes Visuais na linha Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano pela Universidade Federal de Pelotas. Cursa Artes Visuais Licenciatura, é pós-graduada em Criação de Imagem pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2012). É graduada em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas (2009). Possui Master em Fotografia pelo Instituto Internacional de Fotografia (2011). Criadora e ministraste do Curso Livre – Fotografia de Moda e Imagem Contemporânea. Natural de Pelotas, com experiências profissionais em São Paulo e Rio de Janeiro. www.nathaliagrill.com (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
Orientador(a): Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
RESUMO
Esta escrita apresenta as investigações vinculadas à minha pesquisa como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, sob orientação da Profa. Dra. Nádia Senna. Através de apropriações e ressignificações, a pesquisa pretende questionar territórios sociais, reivindicando o reconhecimento e protagonismo da mulher através de uma revisitação à história e ao sistema da arte. A poética se constrói a partir do encontro com artistas mulheres que para mim são fortes referências, mostrando entrelaçamentos entre vida e processos artísticos. Costuro essas histórias às minhas, revelando uma poética calcada na cartografia, que deixa à mostra o âmago dos documentos de trabalho, seus resultados, obras e reflexões. O pessoal se torna político, e debruço-me sobre práticas ancestrais, modos e modas articuladas ao feminino. Dando, assim, projeção aos acontecimentos que se mostram potência de trocas, autonomia e resistência, usando como artifício fotografia, peças gráficas, performance e outros suportes. A identidade se transmuta e alcança o coletivo com o descobrimento da sororidade. O corpo é casa e lar, transcendendo os espaços dados.
Palavras-chave: feminismo; história da arte; processo artístico; tática; disparador
Banca:
Profa. Dra. Alice Jean Monsell (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Claudia Teixeira Paim (FURG)
Profa. Dra. Elaine Athayde Alves Tedesco (UFRGS)
Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAV/UFPel)
Data: 23/abril/2018
Acompanhamento Egresso: