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Giordano Alves Costa

 

 

 

Giordano Alves Costa Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Possui graduação em Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho.Pós graduado em Artes Visuais- Especialista em Ensino e Percurso Poético.2013. Aluno Especial do PPGAV Mestrado- Ensino da Arte, Educação e Estética 2014 Aluno Regular do PPGVA – Mestrado em Artes Visuais (em andamento), iniciado em 2015.Universidade Federal de Pelotas, RS. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos

Orientador(a): Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido.

Palavras-chave: impressão; gravura; contato; intempérie; rastro

Banca:
Profa. Dra. Adriane Hernandez (IA/UFRGS)
Profa. Dra. Nádia Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)

Data: 25/julho/2017

 

 

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