Fabrício Simões Machado / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento:
Texto introdutório: Graduado em fotografia pela Universidade Luterana do Brasil (2017). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Foi bolsista Capes e membro do grupo de pesquisa Arte, Ecologia e Saúde sob orientação do Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia Autoral, Fotografia Comercial e Iluminação Cênica, pesquisando e atuando, principalmente, nos seguintes temas: fotografia, iluminação, artes visuais, arte e saúde mental, arte e ecologia, ecosofia. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
A sociedade do cansaço e a resistência contemplativa através da fotografia “inspandida” na arte contemporânea
Orientador(a): Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel – ILA/FURG)
RESUMO
A presente pesquisa (realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001), vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, versa sobre a necessidade de uma experiência de vida mais contemplativa em contraposição à velocidade dos estímulos e demandas na contemporaneidade tendo, tal experiência, sensível relação com o processo de percepção e criação em fotografia que denomino Fotografia Inspandida. Procurei, através da Fotografia Inspandida, vincular atitude contemplativa, percepção e expressão artística e ação micropolítica com o intuito de desenvolver um dispositivo ecosófico (Guattari, 2009) que pudesse ser colocado a serviço da possibilidade de uma melhor relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o meio em que vive. Durante o processo de investigação, a filosofia zen budista e, mais especificamente, a prática da meditação e as práticas pedagógicas microinterventivas, oficinas realizadas no decorrer da pesquisa foram de suma importância para o desenvolvimento dos conceitos e das experiências relacionadas à Fotografia Inspandida. As referências teóricas e imagéticas que me acompanharam no transcurso desta paisagem em construção/desconstrução foram, dentre outras: Byung-Chul Han, Henri Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Alan Watts, Philippe Dubois, Masao Yamamoto, Trungpa Rinpoché, Martin Heidegger, William Eggleston, etc.
Palavras-chave: fotografia inspandida; arte contemporânea; esgotamento; contemplação
Banca:
Profa. Dra. Teresa Lenzi (ILA/FURG)
Profa. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves (PPGAV/UFPel)
Data: 30/setembro/2019
Acompanhamento Egresso: