Início do conteúdo
Ana Paula Siga Langone

 

 

 

Ana Paula Siga Langone Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Estudante do Programa de Pós-Graduação no Mestrado em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com previsão de término para março de 2021, também cursa graduação em Antropologia na mesma instituição. Durante a vida acadêmica foi pesquisadora inicialmente pela Fapergs e depois CNPq com vínculo ao laboratório de fotografia do atual Centro Artes, UFPel. Neste período 2002 até 2005, orientada por Francisca Michelon, começa as investigações com temáticas de gênero através da análise das fotografias contidas nas revistas ilustração Pelotense do início do século XX, na cidade de Pelotas-RS-Brasil. A pesquisa é ampliada ao evidenciar a presença de mulheres negras nestas mesmas fotografias. Para dissertação final em 2005, na graduação em Artes-Visuais hab. em Design Gráfico – UFPel, orientada por Eliane Nunes, cria-se uma coleção de estampas inspiradas nos grafismos têxteis produzidos pelos povos de Kuba, Congo – Africa. Enquanto Bacharel em Design Gráfico fica vinculada dez anos (2005/2015) com a indústria no mercado da moda, em áreas do design de estampa, design gráfico, design de produto e fashion design contratada por indústrias licenciadas por marcas multinacionais. Sendo freelancer (2015/2018) trabalhou entre social media, diretora de arte e designer gráfico para setores diversos como: Confraria dos Orgânicos (Grupo do Movimento de Trabalhadores Desempregados – Caxias dos Sul) e o Mississippi Delta Blues Bar & Mississippi Delta Blues Festival de Caxias do Sul e do Rio de Janeiro. Neste mesmo festival atuo também como produtora cultural, atividade que iniciou com as vivências em coletivos em Pelotas (2002/2004) e em Caxias dos Sul (2009-2014) e depois no curso de agentes culturais, da Teia Cultural. No teatro atuou em algumas peças e performances com grupos de teatro independentes e por contrato. Um dos trabalhos mais significativos foi a personagem de uma mulher negra doceira e contadora de história, inspirada na mestra Griô Sirlei Amaro, no Espaço Arte do Doce na Fenadoce criado pelo artista Madu Lopes, em Pelotas-RS durante as edições de 2017 e 2018. Atualmente a pesquisa está voltada no projeto de mestrado (2018/2021) com vinculo na linha de pesquisa em Poéticas do Cotidiano e Processos Criativos, financiado pela (CAPES) na qual produzo uma narrativa transmídia com a proposta de compartilhar as minhas vivências de forma sensível sobre um lugar chamado de Passo dos Negros, em Pelotas -RS. Região na qual as pessoas que ali habitam lutam pela sua permanência e trazem a tona histórias da antiga Pelotas, dos barões do charque aos grandes empresários. As narrativas que transcorrem sobre o local torna-o importante tanto para as comunidades negras como para a própria cidade de Pelotas, através do reconhecimento do local como um patrimônio cultural pelotense. Nesta conjuntura produzo uma narrativa poética propondo através das minhas ?artescrevivência? que se misturam entre escrita, artes gráficas (camisetas-cartazes-postais), audiovisual, performance, para denunciar o processo de gentrificação na região. Nesta comunicação transmidiática narro uma história que amplia-se com adesão de outras narrativas e outros co-autores. Nesses trânsitos, para também dialogar com outras áreas que atuam no P.N., participei entre os anos de (2018/2020) do Grupo de Estudos de Etnografias Urbanas da Antropologia, UFPel . Enquanto feminista começo a militância na Marcha Mundial das Mulheres a partir de 2009. No ano de 2019 juntamente com outras mulheres fundamos a ONG Usina Feminista na cidade de Pelotas, como objetivo gerar renda para as mulheres através da moda. Durante a pandemia da Covid 19 surge a Organização Corpórea, uma iniciativa de mulheres na qual fui uma das idealizadoras, que tem como proposta exposições virtuais para viabilizar outros espaços expositivos durante o isolamento social. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação

Orientador(a):

RESUMO

 

Palavras-chave: 

Banca:

Data: 

 

 

Acompanhamento: