Início do conteúdo
Adrise Ferreira De Souza

 

 

 

Adrise Ferreira de Souza Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação sob a orientação da Drª. Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan. Integrante dos Grupos de Pesquisas: ARCOE, Arte, Corpo e EnSigno (UFRGS/CNPQ) e GEARTE (UFRGS/CNPQ); Atuou como professora Substituta de fotografia no curso de Design da UFPEL; Líder do grupo de leituras e práticas fotográficas Multiplicidades – UFPEL; Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2016) e Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2014). Bolsista CAPES. Atuou de 2011 a 2013 como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES. Ministrou aulas de Artes para os níveis fundamental e médio nas instituições: IFSUL – Rio Grande, CAIC – Rio Grande, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Neri – Rio Grande. Atuou como bolsista (2012 – 2014) do Núcleo Universitário da Terceira Idade – NUTI, neste espaço ministrou aulas de fotografia para idosos que pertenciam ao programa. Atuou como professora pesquisadora produzindo materiais didáticos para os cursos eTec Idiomas Sem Fronteiras na Universidade Aberta Brasileira (UAB) do Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional (NPTE) do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul campus Pelotas no ano de 2014. Desenvolve práticas de pesquisa com foco no ensino de fotografia explorando as possibilidades de produções imagéticas mais sensíveis, responsáveis e que consigam suscitar um olhar criador e ético/estético. Atuou como professora de Artes (2015 – 2017) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana no município de Rio Grande/RS com carga horária de 20 horas semanais. Desenvolve trabalhos fotográficos autorais e atua como fotógrafa freelancer. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais

Orientador: Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel)

RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade apresentar os desdobramentos de um ano letivo e suas reverberações nos fazeres artísticos e fotográficos dos discentes de sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana. Tendo como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como pensar e produzir fotografias que transgridem o ato compulsivo de apertar o botão dos dispositivos fotográficos, e possibilitem criações estéticas, sensíveis, criativas, e reflexivas?” Diante de leituras teóricas e reflexivas sobre o estímulo da produção de multiplicidade, foram propostas abordagens fotográficas baseadas em alguns textos, e na proposição de vir a ser – devir – um animal, para experimentarmos outros olhares, e novas perspectivas diante da produção de fotografias. Os objetivos propostos foram alcançados, os quais visaram incentivar a criação de imagens fotográficas através do conhecimento sensível, possibilitando um novo olhar para o ato de fotografar, ao invés de reproduções das imagens que nos circundam, visibilizando a importância do ato fotográfico nas práticas contemporâneas, de modo que reflitam nas produções artísticas dos discentes. A relevância desta proposta para o ensino de Arte está na sua aplicabilidade voltada ao discurso, reflexão, produção e análise de imagens fotográficas, visto que a fotografia está inserida na contemporaneidade, não só nos setores artísticos, mas principalmente na sociedade. Faz-se importante instigar os estudantes a refletirem sobre a massificação fotográfica, e propor-lhes, uma produção mais consciente, responsável, respeitável e sensível através de estudos, reflexões, e produções fotográficas significativas, fomentando em suas produções o caráter de estesia visual e da criação. Alguns autores se fizeram importantes tanto na parte teórica das aulas, quanto na teoria deste trabalho. Tais como: Ruben Alves e Eduardo Galeano; bem como os fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado.

Palavras-chave: artes – estudo e ensino; olhar; fotografia; estesia

Banca:
Profa. Dra. Úrsula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Teresa de Jesus Paz Lenzi (FURG)
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)

Data: 28/março/2016

 

 

Acompanhamento Egresso: