Mariana Leite de Almeida / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento:
Texto introdutório: Possui graduação em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012) e tem experiência na área de Web Design, Direção de Arte e Arquitetura de Informação. É mestre em Artes Visuais também pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Pesquisa sobre GIFs e as peculiaridades da pós-modernidade virtual, e a relação entre as imagens animadas, ativismo, educação/experiência estética e afeto. Em 2016 foi professora substituta dos cursos técnicos e de graduação em Design do IFSul – Campus Pelotas e recentemente trabalha como UX Designer na Prodigious BR. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
GIFs: educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada
Orientador(a): Profa. Dra. Lucia Bergamaschi Costa Weymar (PPGAV/UFPel)
RESUMO
Paradigmas dicotômicos ainda presentes na pós-modernidade nos permitem observar o quanto ainda estamos ligados à modernidade mais racionalista. Vivemos tempos coletivos, porém individualistas, vivemos ao mesmo tempo libertos e aprisionados, informados, mas constantemente passivos. Em diversos momentos vivemos, ainda, sem reconhecer efetivamente o outro. Isso faz com que nos tornemos menos comprometidos socialmente e não demonstremos, no cotidiano social, a coletividade vivida na internet. As redes sociais nos mantêm fortemente ligados através de laços sensíveis, repletos de emoções e afetos. Essas relações colaboram na construção de uma ideia de educação estética na qual os aprendizados se fazem possíveis graças ao que é experienciado com o mundo e, principalmente com o outro. Nesse contexto, alguns elementos visuais, como determinadas imagens frequentemente visualizadas nas redes sociais, assumem papéis ativistas. Todavia, esse caráter socialmente mobilizador não se estende, por ora, a todos elementos visuais contemporâneos; por exemplo, o Graphic Interchange Format (GIF) – imagem animada cada vez mais utilizada como forma de representar nossos gostos, paixões e anseios – ainda não é observado como instrumento de comprometimento social. A dissertação “GIFs: Educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada”, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFPEL, pretende analisar, através de revisão bibliográfica, e propor, através do projeto de imagens animadas socialmente engajadas, o GIF como uma possível ferramenta de ativismo virtual na pós-modernidade.
Palavras-chave: gifs; estética
Banca:
Prof. Dr. Alexandre Vergílio Assunção (IFSUL)
Profa. Dra. Ana Paula Cruz Penkala Dias (CA/UFPel)
Profa. Dra. Nadia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Data: 19/junho/2015
Acompanhamento Egresso: