Letícia Britto / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 22/10
Texto introdutório: Articuladora Pedagógica dos cursos a distância do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI Blumenau. Foi professora de Artes Visuais pela Prefeitura municipal de Joinville (SC) e pela prefeitura municipal de Pelotas (RS). Graduada em Artes Visuais Licenciatura pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-Graduada em Artes Visuais – Especialização em Ensino e Percursos Poéticos da UFPel. Mestre em Artes Visuais – Ensino da Arte e Educação Estética. Centro de Artes/UFPel. Tem experiência na área de docência em Artes Visuais, assim como na pesquisa em Artes Visuais, com ênfase em Formação Continuada de Professores, Ensino de Artes Visuais na pré-escola, Experiência Estética e Educação Estética. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Oficinas de arte contemporânea para crianças de pré-escola: a experiência estética e o lúdico na infância
Orientador(a): Profa. Dra. Renata Azevedo Requião (PPGAV/UFPel)
RESUMO
A presente dissertação trata sobre o ensino de Arte Contemporânea na pré-escola, buscando descobrir alternativas para a formação pré-escolar, relacionado-a a experiências estéticas e lúdicas, capazes de provocar a ampliação do interesse da criança pela arte. Tendo como objetivo geral observar de que forma atividades relacionadas à Arte Contemporânea são capazes de impactar as crianças. E como objetivos específicos observar quais atividades provocam as experiências estéticas; investigar de que maneiras a Arte Contemporânea é útil para a produção de sentidos da criança, e de que modo tal aquisição de experiência pode participar no desenvolvimento da criança. Sendo assim esta pesquisa se divide em duas etapas a primeira sendo teórica, onde são abordados os conceitos de lúdico, Johan Huizinga (1990); Paulo de Tarso Cheida Sans (1994) e de experiência, Walter Benjamin (1994; 2002); Jorge Larrosa (2006), relacionados ao ensino de Arte Contemporânea, Katia Canton (2009); Anne Cauquelin (2005), assim como de forma breve, é apresentada a importância das Escolinhas de Arte do Brasil, para a mudança no cenário da arte educação para crianças, Herbert Read (1973; 1986); Augusto Rodrigues (1980). A segunda etapa desta pesquisa se deu de forma prática. A fim de alcançarmos os objetivos citados, foram aplicadas oito (8) oficinas de Artes Visuais, durante os meses de março e abril de 2013, em uma turma de pré-escola, de uma escola pública de Pelotas. As oficinas foram relacionadas às várias expressões das Artes Visuais Contemporâneas, e tiveram como foco a produção de artistas brasileiros ou que produziram no Brasil, são eles: Lygia Clark, Frans Krajcberg, Lia Menna Barreto, Regina Silveira, Lygia Pape, Hélio Oiticica e Arthur Bispo do Rosário. Para a produção e desenvolvimento das oficinas, destaca-se a utilização de uma coleção de livros paradidáticos de arte contemporânea, voltados para as crianças, trata-se da coleção “Arte à Primeira Vista” de Valquíria Prates e Renata Sant’Anna (2009), que serviram como mediadores entre a obra dos artistas apresentados e as crianças, sendo que o design e impressão dos livros permitiram que as crianças tivessem seus sentidos provocados, por meio do tato e da visão, sempre com texturas, imagens, cores e textos referentes aos materiais utilizados e às poéticas, presentes nas obras dos artistas.
Palavras-chave: artes; arte contemporânea; experiência estética; lúdico; oficinas artísticas; infância
Banca:
Profa. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Sandra Regina Simonis Richter (UNISC)
Data: 09/maio/2014
Acompanhamento Egresso:
Conclusão do PPGAV: 2014
- 2012 – 2015: Atividade profissional. Servidor Público – Prefeitura Municipal de Pelotas. Professor II – Artes 20h (Estatutário).
- 2014: Atividade profissional. Servidor Público – Secretaria de Educação do Estado do rio Grande do Sul. Professor de Artes 20h.
- 2015: Atividade profissional. Servidor Público – Prefeitura Municipal de Joinville. Professora de artes para o ensino fundamental 20h.
- 2015 – atual: Atividade profissional. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Articuladora Pedagógica.
- 2015 – atual: Atividade profissional. Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Professora de Artes Visuais no Centro de Educação de Jovens e Adultos.
- 2018: Universidade do Estado de Santa Catarina. Aluna Especial Doutorado Artes Visuais.
-
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras:
1. Formação Continuada Atores Pedagógicos.Formação Continuada Atores Pedagógicos Uniasselvi. 2018. (Outra).2. Oficina de Escrita Criativa. 2018. (Oficina).3. Encontro Nacional de Articuladores da Uniasselvi. 2017. (Encontro).4. Semana Paulo Freire. 2017. (Outra). -
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras:1. BRITTO, Letícia. VII Jornada de Integração Acadêmica. 2018. (Outro).2. BRITTO, Letícia. VIII Jornada de Integração Acadêmica – JOIA – Conhecimento, Tecnologia e Inovação.. 2018. (Outro).3. BRITTO, Letícia. VII Jornada de Integração Acadêmica – JOIA Cultura da Paz e da Não Violência. 2017. (Outro).4. BRITTO, Letícia. VI Jornada de Integração Acadêmica – JOIA Colmeia do Conhecimento. 2016. (Outro).5. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Setembro. 2016. (Outro).6. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Outubro. 2016. (Outro).7. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Agosto. 2016. (Outro).8. BRITTO, Letícia. Semana de Atividades Acadêmicas – Abril. 2016. (Outro).9. BRITTO, Letícia. V Jornada de Integração Acadêmica – JOIA Mentes que Pensam, Conhecimentos que Transformam. 2015. (Outro).