Adriana Silva da Silva / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 01/12/1982
Texto introdutório: Graduada em Artes Visuais modalidade licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2006), Pós-graduada em Gráfica Digital (UFPel – 2009) e Mestre em Artes Visuais (UFPel – 2014). Atuou na Coordenadoria de Produção de Materiais Educacionais (CPTE) no Instituto Federal Sul-riograndense (entre 2012 e 2016) como designer instrucional coordenando a revisão e produção de materiais didáticos para os cursos e-Tec Idiomas Sem Fronteiras (Inglês e Espanhol). Foi professora substituta no Instituto Federal Sul-riograndense (entre os anos de 2010 – 2012 e 2016 – 2018), atuando nos cursos técnicos de Comunicação Visual, Design de Interiores, Bacharelado em Design e superior em Tecnologia em Sistemas para Internet. Atualmente é designer instrucional no Núcleo de Educação à Distância da Universidade Católica de Pelotas. As áreas de pesquisa são web arte, estética, poética, design, educação, educação a distância, design instrucional e desenvolvimento de material didático. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
O infográfico conceitual como meio para o desenvolvimento de experiência estética significativa em web arte
Orientador(a): Profa. Dra. Lucia Bergamaschi Costa Weymar (PPGAV/UFPel)
RESUMO
A pesquisa “O infográfico conceitual como meio para o desenvolvimento de experiência estética significativa em web arte”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel, propõe a construção de um método de Ensino da Arte que explore obras que envolvam tecnologias digitais. A presente investigação visa responder a seguinte questão: como construir uma estratégia teórico-metodológica para o desenvolvimento de “infográficos conceituais” que possibilitem uma experiência estética significativa em web arte? Seu objetivo principal é discutir a possibilidade de desenvolver o método proposto. Distintos modos são adotados para verificar o problema apresentado, observando o meio onde se manifesta a fim de entendê-lo, interpretá-lo e atribuir significados, caracterizando-se, assim, em um método qualitativo. Tal abordagem se justifica uma vez que os dados consultados possuem caráter descritivo e subjetivo e a interpretação dos resultados obtidos nos infográficos conceituais projetados está relacionada ao contexto e aos pressupostos culturais dos envolvidos na sua produção. O referencial teórico contribuiu na reflexão de conceitos como tecnologia e cultura, observando as influências no perfil do jovem contemporâneo, público contemplado. Compreender as teorias sobre educação estética e sensível foi fundamental para compreender as metodologias consolidadas sobre o Ensino da Arte que, também, servem como aporte teórico para a reflexão da prática docente. Questões referentes à teoria da aprendizagem significativa são abordadas para pensar a proposta metodológica. Com isso, a teoria dos mapas conceituais e suas aproximações com projetos de infográficos propiciaram o desenvolvimento de uma prática aqui denominada “infográfico conceitual” por meio do qual o estudante pode traduzir a experiência vivenciada através de obras de web arte, atribuindo conceitos, relacionando-os, ou não, a imagens que transmitam o pensamento. A proposta metodológica, testada em uma turma de Ensino Médio do Instituto Federal Sul-Rio-grandense em Pelotas – RS, permitiu verificar a viabilidade do desenvolvimento de infográficos conceituais como meio para o desenvolvimento de uma experiência estética significativa.
Palavras-chave: artes – estudo e ensino; web arte; experiência estética; infográfico conceitual
Banca:
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)
Prof. Dr. Alberto Coelho (IA/IFRS)
Data: 26/março/2014
Acompanhamento Egresso:
Conclusão do PPGAV: 2014
- 2018 – 2019: Atividade profissional. Kroton Educacional. Professor conteudista.
- 2016 – 2018: Atividade profissional. IFSul-RS. Servidor público. Professor substituto.
- 2016 – atual: Membro de comitê de assessoramento. IFSul-RS.
- 2015 – 2016: Atividade profissional. CTZ Consultoria e informática. Designer institucional.
- Premiações:
2017: 2° Lugar – Marca de Pelotas, Cidade de Pelotas.2016: 1º Lugar no Cadastro de Contratações Temporárias para Ensino Médio/Profissional – Disciplina: Arte – Capão do Leão, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul.2014: 1º Lugar no Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto (Fundamentos da Linguagem Visual), Universidade Federal de Pelotas.
-
Produção bibliográfica:
- Artigos completos publicados em periódicos:
1. SILVA, A. S.. AS INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA. Facisa on-line, v. 5, p. 64-72, 2016.
- Livros publicados:
1. SILVA, A. S.; DRESCH, F. ; LEITE, M. A. . Perspectiva de Interiores. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 160p.
- Capítulos de livro publicados:
1. SILVA, A. S.. SEM RENDIÇÃO! S.H.I.E.L.D. NA MISSÃO: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS ARTÍSTICAS NA ILUSTRAÇÃO DE STERANKO. In: Artur Rodrigo Lopes Filho; Aristeu Machado Lopes; Marco Antonio Collares. (Org.). A História Através das Mídias – Representações, Personagens, Fontes. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2019, v. 1, p. 125-143.
- Artigos completos publicados em periódicos:
- Produção artística/cultural:
1. SILVA, A. S.. Curso – Produção de Material Didático para EaD: o design instrucional orientando o método. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).2. SILVA, A. S.; LOPES FILHO, A. R. I. . Curso – Projetando um RPG Board Game. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).3. SILVA, A. S.; LOPES FILHO, A. R. I. . Curso – A jornada do herói na construção dos personagens em quadrinhos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).4. SILVA, A. S.. Material Gráfico – Semana de Atividades ao Dia Mundial do Livro. 2017. (Material Gráfico).5. SILVA, A. S.. Curso – Produção Artesanal de Super-heróis. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).6. SILVA, A. S.; LOPES FILHO, A. R. I. . Curso – Criação de Personagens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).7. SILVA, A. S.; LOPES FILHO, A. R. I. . Curso – Design de Personagens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).8. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Português Módulo 01/Caderno 03. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).9. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 02/Caderno 02. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).10. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 02/Caderno 03. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).11. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 02/Caderno 03. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).12. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Português Módulo 02/Caderno 02. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).13. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Português Módulo 02/Caderno 03. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).14. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 03/Caderno 01. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).15. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 03/Caderno 02. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).16. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 03/Caderno 03. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).17. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 03/Caderno 01. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).18. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 03/Caderno 02. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).19. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 03/Caderno 03. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).20. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Português Módulo Celpe Bras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).21. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Português Módulo 02/Caderno 01. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).22. SILVA, A. S.. Curso – Minicurso de Produção de Material Didático para EAD. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).23. SILVA, A. S.. Curso – Minicurso de Produção de Material Didático para EAD. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).24. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Português Módulo 01/Caderno 01. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).25. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Português Módulo 01/Caderno 02. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).26. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 02/Caderno 01. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).27. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 02/Caderno 01. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).28. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 02/Caderno 02. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).29. SILVA, A. S.. Curso – Design Educacional na Produção de materiais didáticos digitais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).30. SILVA, A. S.. Curso – Recursos e Ferramentas para aprendizagem on-lien. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).31. SILVA, A. S.. Curso – Recursos e Ferramentas para aprendizagem on-line. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).32. SILVA, A. S.. Curso – Capacitação do e-Tec Idiomas Sem Fronteiras – Idioma Espanhol. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).33. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Guia do Formador – Inglês. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).34. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Guia do Formador – Espanhol. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).35. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Guia do Estudante – Inglês. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).36. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Guia do Estudante – Espanhol. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).37. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 01/Caderno 01. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).38. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 01/Caderno 02. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).39. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 01/Caderno 03. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).40. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 01/Caderno 01. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).41. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 01/Caderno 02. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).42. SILVA, A. S.. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Inglês Módulo 01/Caderno 03. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – MaterialDidático).43. SILVA, A. S.. Locução – E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 01/Caderno 01. 2014. (Locutor).44. SILVA, A. S.. Locução – E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 01/Caderno 02. 2014. (Locutor).45. SILVA, A. S.. Locução – E-TEC Idiomas Sem Fronteiras – Espanhol Módulo 01/Caderno 03. 2014. (Locutor).
- Participação em bancas:
1. SILVA, A. S.; COSTA, V.; ROSA, G.. Participação em banca de Alexandre Gonçalves.Orangotag: uma proposta de análise e redesign de interface. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
- Orientações:
-
Trabalho de conclusão de curso de graduação1. Alexandre Gonçalves. Orangotag: uma proposta de análise e redesign de interface. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Adriana Silva da Silva.
-
Orientações de outra natureza:1. Rafaela Cruz Ferreira. Estágio. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico em Design de Interiores) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Adriana Silva da Silva.2. Alunos IFSUL. Marca de Pelotas. 2017. Orientação de outra natureza. (Design) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Adriana Silva da Silva.3. Gabriely Gallo. Estágio. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Comunicação Visual) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Adriana Silva da Silva.4. Alunos – IFSul. Sinalização do IFSul campus Pelotas. 2017. Orientação de outra natureza. (Design) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Adriana Silva da Silva.5. Ruan da Silveira Isnardi. Estágio. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Comunicação Visual) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Adriana Silva da Silva.
-