Emerson Ferreira da Silva / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento:
Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico (UFPel). Sócio-fundador, diretor de arte e designer do escritório Nativu Design em Pelotas/ RS, e diretor de arte e designer na gravadora e selo musical Porangareté, no Rio de Janeiro/ RJ. Profissional com experiência em produções visuais e gráficas realizadas para projetos ligados a questões artísticas, culturais, educacionais e patrimoniais. Pesquisador interessado em questões que envolvem o campo do design e seus encontros com as linguagens da música e das artes visuais. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
O espírito do som: encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de disco
Orientador(a): Profa. Dra. Lúcia Bergamaschi Costa Weymar (PPGAV/UFPel)
RESUMO
O exercício de produzir identidades para obras musicais revela um encontro entre as linguagens do design, da música e das artes visuais estabelecido ao longo da vida e fortalecido na profissão de designer no escritório Nativu Design. Como mestrando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (PPGAV/UFPEL) pesquiso, na dissertação denominada “O Espírito do Som: Encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de discos”, projetos por mim criados nesta especificidade. Para além de investigar questões ligadas ao campo do design parto do pressuposto que projetos de capas de disco resultam de diferentes encontros criativos, tais como aqueles com a música e com as artes visuais, e que esses encontros surgem de herança e mestiçagem culturais, de hibridismo artístico e, sobretudo, de uma espécie de empatia criativa. Dito isto, questiono-me: Quais seriam as consequências visuais das trocas resultantes de encontros de empatia no processo criativo de construção do design? Esta pesquisa objetiva, portanto, investigar os modos como os encontros entre linguagens e culturas podem determinar os processos e os resultados criativos nos projetos de identidade visual para discos. Para a sua realização, cuja abordagem é qualitativa, apoio-me na revisão bibliográfica e documental, em registros descritivos e na metodologia processual denominada Design Thinking, muito discutida no campo como um dos novos paradigmas de projeto que valoriza as produções em experiências de colaboração coletiva.
Palavras-chave: design thinking; capas de disco; processo criativo; empatia criativa; hibridismo artístico; mestiçagem cultural
Banca:
Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
Prof. Dr. Mário de Souza Maia (CA/UFPel)
Data: 11/abril/2018
Acompanhamento Egresso: