Início do conteúdo
Lucas Pessoa Pereira

 

 

 

Lucas Pessoa Pereira Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Possui curso técnico-profissionalizante de Programação Visual pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) (2009). Concluiu o curso de Bacharelado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (2014). Concluiu o curso de Mestrado em Artes Visuais pela UFPEL. Desenvolve trabalhos nas áreas de design editorial, diagramação, identidade visual, direção de arte e webdesign. Desenvolveu investigações sobre design autoral, identidade visual e cultura visual. Trabalhou como bolsista (professor pesquisador), atuando como diagramador, no IFSUL, na Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional (CPTE), no desenvolvimento do material didático para o projeto e-Tec Idiomas Sem Fronteiras, entre os anos de 2014 e 2015. Trabalhou como professor substituto nos cursos de Design do IFSUL entre 2015 e 2017. Trabalhou como Designer Instrucional da CPTE na Reitoria do IFSUL de dezembro de 2017 até dezembro de 2018. Atualmente é designer gráfico e sócio-proprietário na empresa Chumbo Design (desde 2016). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
A identidade visual gráfica no audiovisual contemporâneo: apropriações da visualidade medieval em O Senhor dos Anéis, Game Of Thrones e World of Warcraft

Orientador(a): Profa. Dra. Lucia Bergamaschi Costa Weymar (PPGAV/UFPel)
Corientador(a): Profa. Dra. Ana Paula Cruz Penkala Dias (CA/UFPel)

RESUMO
O presente estudo é resultado de uma observação da existência de uma recorrência temática e estética do imaginário medieval em produções audiovisuais contemporâneas. A partir dessa constatação, definiu-se como proposta de pesquisa a compreensão de como esse imaginário é apropriado e traduzido visualmente por essas produções via direção de arte e design de identidade visual, com ênfase no que aqui é chamado de identidade visual gráfica. Para tanto, realizaram-se estudos de trajetória histórica e constituição social da Idade Média, mapeamentos de cultura material e cultura visual na história da arte medieval, relações entre práticas medievais de trabalho e práticas contemporâneas de design, estabelecimento de figuras e formas do medievo, conforme metodologia proposta por Omar Calabrese (1987), mapeamentos de representações do medieval no contemporâneo e, finalmente, análises específicas do universo empírico da pesquisa, constituído pelas seguintes produções: a trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, a série televisiva Game Of Thrones e o jogo eletrônico World Of Warcraft. Com isso, e com o resultado prático que integra a pesquisa (um guia de estilo gráfico da estética medieval), objetivou-se uma contribuição acadêmica na direção de auxiliar pesquisadores e profissionais da área no sentido da reflexão acerca das práticas abordadas.

Palavras-chave: imaginário medieval; design de identidade; direção de arte medieval

Banca:
Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Prof. Dr. Guilherme Carvalho da Rosa (CA/UFPel)
Prof. Dr. Alexandre Vergínio Assunção (IFSul)

Data: 14/julho/2016

 

 

Acompanhamento Egresso: