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Rita Patrícia Cáceres de Laforet

 

 

 

Rita Patrícia Cáceres de Laforet Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Possui Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas na linha Ensino da Arte e Educação Estética (2015). De 1989 à 2014 foi professora do Colégio São José de Pelotas, atuando como professora da educação infantil, nos períodos 1, 2 e 3, assim como na 2ª série do ensino fundamental. Atuou no “Projeto Mais Educação do Governo Federal” na Escola Estadual José Brusque Filho – Pelotas (2015). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Táticas de uma professora pedagoga para desenvolver práticas artísticas na educação infantil

Orientador(a): Profa. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Esta pesquisa disserta sobre a elaboração e realização do projeto de pintura “Pequenos Pintores, Grandes Artistas”. O projeto foi executado no ano de 2012, com crianças entre 5 e 6 anos de idade cursando o Período 3 da Educação Infantil, no Colégio São José em Pelotas. A proposta é revista através dos saberes da arte, advindos de estudos realizados no Curso de Mestrado em Artes Visuais. As imagens e reflexões são oriundas de práticas artísticas promovidas por mim, uma professora com formação em Pedagogia e Direito, atuando há mais de vinte anos na Educação Infantil, sem a formação específica em Artes Visuais. Nestas páginas, abro meu “diário de bordo” para partilhar as táticas e proposições artísticas, agora baseadas em reflexões sobre o conhecimento adquirido na pós-graduação em Artes Visuais. Para adentrar o mundo colorido da infância e conhecer os procedimentos pictóricos como processo criativo e pedagógico, balizei-me no pensamento da educadora Sandra Richter. No que tange a minha caminhada como professora da educação infantil, ative-me às leituras das vivências apaixonadas da professora Madalena Freire. Da mesma forma, aproprio-me do termo “diário de bordo”, de Mirian Celeste Martins, ao expor os registros significativos desta dissertação envolvendo arte e letramento. Além disso, refiro-me também a Anamelia Bueno Buoro, Susana Rangel Viera da Cunha e João Francisco Duarte Junior, entre outros que me ajudaram a transitar com mais apuro no campo da Arte e da Educação.

Palavras-chave: educação de crianças; artes – estudo e ensino; pintura; jogo

Banca:
Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Maria Isabel Petry Kehrwald (UFRGS)

Data: 02/julho/2015

 

 

Acompanhamento Egresso: