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VIII SPMAV – 2019 – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

 

VIII SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

 

Arte contemporânea:

entre linguagens de afeto e sensibilidades no cotidiano

 

01 e 02 de outubro de 2019

Centro de Artes – UFPel

 

Inscrições até 24 de setembro de 2019

 

Pensar o lugar da arte na contemporaneidade é buscar entender como ela pode afetar nossa experiência do cotidiano. É compreender que há um jogo sutil e subjetivo nas relações entre o que nos afeta e como somos afetados. Spinoza ([1677] 2009) compreendia o afeto como “as afecções do corpo, pelas quais sua potência de agir é aumentada ou diminuída, estimulada ou refreada”. Afeto é aquilo que nos afeta, afetos são as forças que nos movem. Antonin Artaud ([1935] 1999) reconhecia a existência de um corpo afetivo que, em paralelo ao corpo orgânico, opera no plano dos afetos. Inspirado em Artaud, Gilles Deleuze ([1969] 2007) postulou a existência de um “corpo sem órgãos” como plano dos afetos e da existência somática. Em parceria com Félix Guattari, Deleuze alicerçou-se nessas questões para refletir acerca do devir sensívelgerado pela força do composto de afectos e perceptosque deflagra sensações. Nesse sentido, afirmou que “a obra de arte é um ser de sensação, e nada mais”. Juntos disseram então ([1991] 1992) que na origem dessa sensação está o artista, um “mostrador de afectos, inventor de afectos, criador de afectos”. E que tais afectos deflagram perceptos ou visões, que nos arrebatam nesse composto.

Partindo dessas reflexões, queremos pensar como a arte, com seus meios materiais e linguagens, pode ser capaz de “arrancar o percepto das percepções do objeto e dos estados de um sujeito percipiente, arrancar o afecto das afecções” (DELEUZE, GUATARRI, [1991] 1992). Nesse sentido, também nos interessa discutir sobre as linguagens que cada vez mais vêm demonstrando força em relação às possibilidades de atualização do campo artístico, como um campo de contínua expansão. Linguagens em multimeios, transmídia e hibridização; a escultura para além do espaço ou a pintura para além da cor: a própria linguagem da arte tornou-se um campo de investigação. Em seu texto já canônico A Escultura no Campo Ampliado, Rosalind Krauss, crítica norte-americana, diz que para além do ecletismo, a práxis no pós-modernismo artístico não é definida em relação aos meios de expressão, mas sim em relação “a operações lógicas dentro de um conjunto de termos culturais para o qual vários meios […] possam ser usados”. (KRAUSS, 1984, p.136). Referindo-se primeiramente à escultura, Krauss admite o mesmo fenômeno de ampliação do campo em outras linguagens.  Assim, partiríamos desse contexto de expansão das linguagens rumo a uma nova sintaxe de qualidade expressiva, que não é “a transmissão do saber ou do sopro do artista ao espectador” (RANCIÈRE, 2014, p. 19).

Propomos este evento como um momento de encontro gerador de potências e atravessamentos, um encontro entre pares em busca de uma terceira coisa, coisa de ninguém, como a descreve Rancière no contexto de sua lógica da emancipação:

 

[…] essa terceira coisa de que nenhum deles é proprietário, cujo sentido nenhum deles possui, que se mantém entre eles, afastando qualquer transmissão fiel, qualquer identidade entre causa e efeito. (Rancière, 2014, p. 19)

 

O VIII SPMAV se apresenta então como um espaço para a discussão da potência afetiva da arte na contemporaneidade, pois, se é a capacidade de afetar e de ser afetado o que nos torna humanos, é a sensibilidade para perceber e articular esses processos que nos torna artistas.

 

O Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (PPGAVi-UFPel) convida pesquisadores, artistas, professores, estudantes e demais interessados a participarem do VIII SPMAV. Além de fomentar a apresentação e discussão dos trabalhos em desenvolvimento junto às duas Linhas de Pesquisa do PPGAVi: Educação em artes e processos de formação estética e Processos de criação e poéticas do cotidiano (sendo obrigatória a participação dos alunos regulares do programa, independente da condição de bolsistas ou não), o evento é aberto à participação de graduandos e pós-graduandos, bem como de professores e pesquisadores em Artes, e em áreas afins da UFPel, e de outras IES, como ouvintes ou comunicadores.

 

Eixos Temáticos

 

Eixo Temático I: Linguagens, cotidiano e afetos

 

Eixo Temático II: Sensibilidade, cultura e memória

 

Eixo Temático III: Transmídia, multimeios e hibridizações

 

Eixo Temático IV: Olhares outros, representatividade e pertencimento

 

Eixo Temático V: Arte-educação, afetividades e diálogos interdisciplinares

 

Eixo Temático VI: Artivismo, Subjetividade e Sociedade

 

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO:

 

  1. OUVINTE  – Aberto para comunidade em geral, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação. Envio da solicitação para participação como ouvinte, para o e-mail: spmavufpel2019@gmail.com
  2. COMUNICAÇÃO ORAL  – Aberto para comunidade em geral, estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado, bem como professores e pesquisadores.Preencher o formulário online https://forms.gle/d6n5CZznkcSfsLnv7, enviar o resumo e, posteriormente, o resumo expandido ou artigo completo, seguindo o formato modelo publicado neste edital, para o e-mail: spmavufpel2019@gmail.com.Consultar normas para submissão no edital anexo.

 

 

CRONOGRAMA

 

11 setembro 2019                           Lançamento do edital

11 a 24 setembro de 2019             Submissão dos resumos

27 de setembro de 2019                Envio dos aceites

27 de setembro de 2019                Divulgação cronograma de apresentações

01 e 02 outubro de 2019               Realização do evento

10 de novembro de 2019              Envio dos resumos expandidos ou artigos

 

ORGANIZAÇÃO

 

Comissão organizadora:

Amanda Machado Madruga

Ana Carolina Tavares Sousa

Ana Paula Siga Langone

Bárbara Cezano Rody

Elivelto Alves de Souza

Fernanda Fedrizzi Loureiro de Lima

Italo Franco Costa

Pedro de Freitas Pereira Paiva

Priscilla Mont-Serrat Pimentel Fernandes

Tarla Roveré

 

Coordenação geral:

Profª Drª. Rosângela Fachel

Profº Dr. Thiago Amorim

 

Comissão Científica:

Prof. Dr. Carlos Fabian Rojas Reyes (Universidad de Cuenca – Equador)

Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (Universidade Federal do Rio Grande/Universidade Federal de Pelotas)

Profª. Drª. Eduarda Gonçalves (Universidade Federal de Pelotas)

Prof. Dr. Felipe Merker Castellani (Universidade Federal de Pelotas)

Profª. Drª. Helene Gomes Sacco (Universidade Federal de Pelotas)

Profa. Drª Laura Isabel Cattelli (Universidad Nacional de Rosário / CONICET – Argentina)

Prof. Dr. Leonardo Sebiane Serrano (Universidade Federal da Bahia)

Profª. Drª. Paz Lopez (Universidad de Chile – Chile)

 

Apoio:

Mestrado em Artes Visuais – CA/UFPel

Centro de Artes

Projeto Arte na Escola

PET Artes Visuais

Edital VIII SPMAV

Modelo Resumo VIII SPMAV_PPGAVI

Convocatória I Festival de Videoarte SPMAV

Publicado em 11/09/2019, na categoria Sem categoria.