Início do conteúdo
    Notícias
  • Sobras do Cotidiano II: Deslocar, Re(ver) e Transformar (catálogo de exposição)

    Apresento o catálogo da exposição coletiva Sobras do Cotidiano II: Deslocar, Re(ver) e Transformar que foi realizada em novembro e dezembro de 2019 na Garagem Experimental em Pelotas, RS. A exposição é um resultado de pesquisa em poéticas visuais e apresenta propostas de arte contemporânea que versam sobre questões ambientais, subjetivas, políticas e sociais e, em sua constituição, as obras aproveitam de materiais reutilizados e reciclados, ou seja, reaproveitam de “as sobras do cotidiano”. A exposição mostra a produção recente de alunos de graduação, pós-graduação e de professores do Centro de Artes da UFPel da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, do Mestrado em Artes Visuais/UFPel e do Grupo de pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas (CNPq/UFPel).

  • Conversa com Regina Silveira – processo de criação de sua obra Lumen

    O Paço das Artes e a PUC SP por meio dos cursos “Comunicação e Multimeios” e “Crítica e Curadoria” firmaram uma parceria e promoverão a primeira edição do “PUC no Paço” em uma conversa com Regina Silveira que falará do processo de criação de sua obra Lumen. Neste bate-papo que vai acontecer na próxima sexta-feira, 19/06 às 16h, estarão presentes Felipe Merker (UFPEL), Lucio Agra (UFRB), Marcus Bastos (PUC SP) e Priscila Arantes (PUC SP e Paço das Artes).

    A transmissão será ao vivo nos canais do Youtube da TV PUC (http://youtube.com/user/tvpuc) e do Paço das Artes (http://youtube.com/pacodasartes). As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no endereço: https://forms.gle/b6B1c2PEcq7xkqZe6. E os participantes poderão baixar o vídeo sobre a obra Lumen para assistir com antecedência e se preparar para a conversa.

  • INFORMATIVO – 2020

    Em decorrência das medidas adotadas pela UFPel, para conter o avanço da transmissão do novo coronavírus (Covid-19), informamos os seguintes procedimentos:

     

    1. DEFESA DISSERTAÇÃO – A turma ingressante em 2018 deveria defender a dissertação em agosto de 2020, no prazo de vinte quatro meses (24). No entanto, devido aos ajustes de periodicidade durante a pandemia e conforme normativa da CAPES, poderão ter o acréscimo de sessenta dias (60), ou seja, as defesas poderão ocorrer em outubro, sem prejuízo à avaliação do PPG. Os discentes que solicitarem o prazo de prorrogação de sessenta dias (60) deverão encaminhar justificativa de seus orientadores(as), para controle e registro, estando garantido o seu aceite.
    2. EXAME DE QUALIFICAÇÃO – A turma ingressante em 2019, deveria defender a qualificação em agosto de 2020. No entanto, devido aos ajustes de periodicidade durante a pandemia e conforme normativa da CAPES, poderão ter o acréscimo de sessenta dias (60), ou seja, as defesas poderão ocorrer em outubro, sem prejuízo à avaliação do PPG. Os discentes que solicitarem o prazo de prorrogação de sessenta dias (60) deverão encaminhar justificativa de seus orientadores(as), para controle e registro, estando garantido o seu aceite.
    3. DEFESAS DE DISSERTAÇÃO devem ser defendidas conforme normativas do regimento, tendo cumprido todos os requisitos. EXAMES DE QUALIFICAÇÃO poderão ser realizados mesmo se a contagem de créditos concluídos for insuficiente devido à suspensão das aulas presenciais de 2020/1 em decorrência da pandemia, com a concordância do orientador.
    4. DEFESAS de dissertação deverão ser realizadas no sistema remoto de webconferência da UFPel e divulgadas no site do PPG, com o link de acesso público. DEFESAS de qualificação deverão considerar o indicativo dos(as) orientadores(as).
    5. PÓS-DEFESA E DIPLOMAÇÃO (entrega de documentos) durante a COVID-19, após o tempo previsto para correções (30, 45, 60 dias), enviar e-mail para o PPGAVI contendo os seguintes documentos:
    6. 01 (um) arquivo completo da Dissertação, em formato PDF, com no máximo 90 Mb; 01 (um) arquivo com o Termo de Autorização para inserir Tese e Dissertação na Base de Dados da UFPel e do IBICT digitalizado e assinado.
    7. Observação: solicitar a ficha catalográfica da dissertação na página do Sistema de Bibliotecas –http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha.
    8. Obrigatório para bolsistas: a capa deverá possuir o logo da CAPES e nos agradecimentos constar (conforme PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018): “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”
    9. Um volume impresso da dissertação final, após revisão final, será disponibilizada na Biblioteca Setorial do Projeto Arte na Escola (após o final da pandemia);
    10. Entregar na Secretaria do PPGAVI cópias autenticadas (em cartório ou pela própria Secretaria, mediante agendamento e a apresentação simultânea do documento original, para conferencia) de todos os documentos exigidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação para expedição dos diplomas, a saber: cópia autenticada do Diploma de Graduação(frente e verso); cópia autenticada da Carteira de Identidade(frente e verso; legível e atual); cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento(versão atualizada). https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/documentos-e-procedimentos/procedimentos/procedimentos-para-encaminhamento-de-diploma-apos-a-defesa-final/

     

    1. DISCIPLINAS 2020-1

    Início da aulas: 22 de junho
    Fim das aulas: 11 de setembro
    Exames e avaliação das vivências e ações: 14 a 20 de setembro.

    https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/2020/06/09/horarios-alternativos-com-atividades-remotas-2020-1-mestrado-ppgav/

    1. ESTÁGIO DE DOCÊNCIA 2020 poderá ocorrer em disciplinas ofertadas no semestre alternativo em atividade remota. Modelo de Relatório de Estágio Docente; Modelo de Solicitação de Estágio Docência; https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/documentos-e-procedimentos/documentos/

     

    1. A Secretaria do PPGAVI está realizando seus atendimentos via e-mail ufpel.ppgav@gmail.com
  • Abertas as matrículas para o Calendário Alternativo

    De 08/06 a 14/06, estão abertas as matrículas para alunos regulares e especiais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no que se refere ao Calendário Alternativo 2020.
    Acesse aqui a grade de horários e a ficha de matrícula.

    HORÁRIOS ALTERNATIVOS, com atividades remotas – 2020-1

    Formulário-2-–-Matrícula

    Formulário-9-–-Cancelamento-de-Disciplina

    Todos os alunos matriculados no semestre regular 2020-1 estão automaticamente matriculados no calendário alternativo. Para os que não desejarem cursar nesta modalidade deve ser solicitado o cancelamento da disciplina.

    Alunos especiais poderão trocar de disciplinas quando as mesmas não foram contempladas no calendário alternativo. Para tanto devem enviar o formulário de matrícula.

    Início da aulas: 22 de junho
    Fim das aulas: 11 de setembro
    Exames e avaliação das vivências e ações: 14 a 20 de setembro.

  • Cronograma das Defesas de Dissertações do PPGAVI 2020

     

    Data Discente Título Orientador Hora Local
    31/03/20 Karen Pötter Radünz Escolha pela capa este livro da estante: o livro como experiência de afeto e objeto de design Nádia da Cruz Senna 14:00 realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019
    31/03/20 Adriane Rodrigues Corrêa Cartografia artística de uma caminhante: a Guabiroba cabe em mim, na cidade e na arte contemporânea Eduarda Azevedo Gonçalves 14:00 realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019
    29/05/20 Rafaela Pereira de Azevedo Design de Ativismo na quarta onda do feminismo no Brasil: análise da poética gráfica de alguns coletivos Lucia Bergamaschi Costa Weymar   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019
    06/07/20

    Ronaldo Luis Goulart Campello

     

    Um Relicário de Palavras: uma tessitura que irrompe de um palimpsesto, de um cuidado, de um devir-docente Ursula Rosa da Silva 10:00  
    10/07/20 Roberta Pires Rangel Sobre elas… sobre mim: percursos etnográfico – performativos sobre/com o feminino na
    Colônia Z3 de Pelotas

    Thiago Silva de Amorim Jesus

     

    14:00  

     

  • 1ª Convocatória internacional de Arte Postal PhotoGraphein

    DATA PRORROGADA – envio dos postais até 25/09/2020.

    Por conta da pandemia de Covid-19, prorrogamos o prazo para o envio dos postais até 25 de setembro de 2020. Os postais enviados já começaram a chegar e em breve estaremos postando os recebidos aqui na página.

    1ª Convocatória internacional de Arte Postal PhotoGraphein
    “No que vejo, as marcas da história que percebo”

    Ver nos possibilita enquadrar o mundo e registrá-lo. Olhar representa uma percepção atenta aos detalhes, às marcas que o tempo histórico deixa em nossos trajetos cotidianos, possibilitando avaliarmos o presente e planejarmos
    o futuro.

    A 1ª Convocatória Internacional de Arte Postal, promovida pelo PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas (RS, Brasil), propõe a cada participante o envio de fotografia(s) no formato 15 x 10 cm, puras ou híbridas, em resposta ao tema “No que vejo, as marcas da história que percebo”. Fotografia híbrida se refere a imagens com intervenções, seja de pintura, desenho, colagem, etc., sobre a base fotográfica. Os postais podem estar envelopados ou não. Todos serão expostos durante o “II Encontro DO PINCEL AO PIXEL: Imagens em debate”, em Pelotas. O evento ainda não possui data prevista para a sua realização por conta da pandemia de Covid-19. As imagens não serão devolvidas e posteriormente serão organizadas num e- book com distribuição gratuita.

    Data limite para postagem: 25 de setembro de 2020

    Enviar para:
    A/C Convocatória Arte Postal
    R. Alfredo Rodrigues, 425/35
    96205-120 Cassino Rio Grande RS Brasil

     

    EXTENDED DATE – sending postcards until 09/25/2020.

    Due to the Covid-19 pandemic, we extended the deadline for sending postcards until September 25, 2020. The postcards sent have already started to arrive and soon we will be posting those received here on the page.

    1st International Mail Art Call – PhotoGraphein
    Theme: “In what I see, the marks of history that I perceive”

    Seeing allows us to frame the world and register it. The look represents a attentive perception of details, the marks that historical time leaves in our daily routes, making it possible to evaluate the present and plan the future.
    The 1st International Mail Art Call, promoted by the PhotoGraphein – Center for Research in Photography and Education, from the Center of Arts of the Federal University of Pelotas (UFPel, Brazil), proposes to each participant to send photograph(s) in 15 x 10 cm format, pure or hybrid, in response to the theme: “In what I see, the marks of history that I perceive”.
    Hybrid photography refers to images with interventions, be it painting, drawing, collage, etc., on the photographic base. Postcards can be enveloped or not. The works will be exposed during the “II MEETING FROM PINCEL TO PIXEL: Images in debate” in Pelotas, Brazil. The event does not have a date scheduled for its performance due to the Covid-19 pandemic. The images will not be returned and will later be organized in an e-book with free distribution.

    Deadline for posting: September 25, 2020

    Send to:

    A/C Convocatória Arte Postal
    R. Alfredo Rodrigues, 425/35
    96205-120 Cassino Rio Grande RS Brazil

  • Calendário Acadêmico Alternativo – 2020/1

    Matrículas: 11 a 17 de junho
    18 a 19 de junho: totalização das matrículas.

    Início da aulas: 22 de junho
    Fim das aulas: 11 de setembro
    Exames e avaliação das vivências e ações: 14 a 20 de setembro.

    10 de junho – Exclusão temporária da oferta/matrícula 2020/1(Suspenso) e migração das turmas ofertadas no calendário alternativo para o Moodle.

    23 de junho – Retorno da oferta/matrícula 2020/1(Suspenso) temporariamente excluída.

    Calendario_12_semanas_22_06

    Formulário-2-–-Matrícula

  • Ateliê Aberto: Espaço de trabalho; ferramentas e processos; faça você mesmo.

    Dia 27/05 – quarta-feira
    Ateliê Aberto: Espaço de trabalho; ferramentas e processos; faça você mesmo.
    Claudia da Silva Paranhos, egressa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), divulga a sua pesquisa, no projeto de extensão Tão Longe, Tão Perto da PREC.

    A artista Cláu Paranhos, criadora das Bonecas Feias, é Doutoranda em Educação (PPGE/UFPel) e Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFPel). É Licenciada e Bacharel em Artes Visuais (UFRGS). Artista, arte (des)educadora, agente cultural e pesquisadora na área de Artes Visuais. Desde 2003, participa de exposições e ações artísticas individuais e coletivas. Desenvolve Oficinas de Artes Visuais desde 2005. No que se refere à pesquisa, possui interesse nas relações entre arte contemporânea e educação.

     

     

    Tão Longe, Tão Perto: Um lugar virtual para ouvir, perguntar e conversar sobre temas diversos relacionados ao combate do COVID-19 e a nova rotina de isolamento social. Essa é a proposta do espaço das salas de conferência do projeto “Tão Longe, Tão Perto”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel).

    Tão longe, Tão perto