Início do conteúdo
    Notícias
  • Inscrições no IX SPMAV – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

    As inscrições como ouvintes e oficinas estão abertas até o dia 08 de novembro de 2020! 

    Olá! Estamos muito contentes de encontrar você por aqui! Seja bem-vinde ao IX SPMAV!
    A edição deste ano será realizada integralmente de forma virtual. Visando a melhor organização e, principalmente, a segurança do evento e des participantes, além da inscrição geral como ouvinte, decidimos fazer inscrições específicas para cada atividade.
    Fiquem ligades! Em breve a exposição virtual e o II Festival Internacional de Vídeo Artes serão abertos virtualmente para visitação! 😉

  • IX SPMAV – mesa temática 01 sobre tecnologia

    IX SPMAV – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

    No dia 11 de novembro teremos a mesa temática 01 sobre tecnologia com

    🙅💥Artista e Pós Doutora em linguagens visuais
    @laura_burocco

    📑🔎Pesquisador e Especialista em Monitoramento de Mídias Sociais @tarushijio.

    📌Mais informações no nosso site

    Edital e mais informações:
    https://wp.ufpel.edu.br/spmav/

    Instagram:
    https://www.instagram.com/spmav_ufpel/

    Facebook:
    https://www.facebook.com/spmav.ufpel

    Youtube:
    https://www.youtube.com/channel/UCopoxqwO9CAdAKTFgPQ7iJw

  • IV SIEA – Seminário Internacional de Ensino da Arte

    Nos dias 27 ao dia 30 de Outubro ocorrerá o IV SIEA (Seminário Internacional de Ensino de Arte) promovido pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com diversas instituições e dentre elas a Universidad de San Buenaventura (Colômbia) e o IF Sudeste MG.

    O encontro, na sua quarta edição, pretende promover a reflexão, o debate e as ações propositivas voltadas a uma maior conscientização e envolvimento de professores de arte e demais áreas do conhecimento, pesquisadores e licenciandos, nas questões de preservação do meio ambiente; relações entre arte e natureza; estratégias de ensino e poéticas que reflitam vivências ecológicas e epistemologias latino-americanas.

    Entendemos que há uma crise ética, social, ambiental, talvez mesmo uma crise de humanidade, nos dias atuais, que precisa ser analisada no sentido de procurarmos formas de estar em equilíbrio com o meio e com o outro. A paz, a sintonia social passa por nossas relações cotidianas, com a natureza e todos os seres.

    O objetivo do evento constitui o debate em torno das questões emergentes da natureza em prol das práticas cotidianas que repensem nossa vida no planeta e da dignidade das relações humanas. Apostando na capacidade da arte como agente de transformação social e política, pretendemos compartilhar as experiências, por meio de mesas de conversa.

    A formação em artes prevê um professor atuante e capaz de mediar nos temas que instigam a contemporaneidade, como a relação da arte com o meio ambiente, prevista pelos parâmetros de educação latino-americanos, de um modo geral. Justificamos a importância do evento para atender esse quesito, bem como entendemos que é uma oportunidade para promover intercâmbios e nos vermos como uma comunidade latino-americana e para corroborar a valorização da arte/educação como área de conhecimento.

     

    Maiores informações e inscrições podem ser feitas no site:

    https://www.even3.com.br/ivsiea/

  • PPGAVI CONVIDA

    26/10, às 15h

    Arte e Investigación en un entorno binacional

    Convidada Dra. Mayra Huerta Jiménez. Facultad de Artes, da Universidad Autónoma de Baja California (UABC), México.

     

    Mediação: Rosângela Fachel

     

    Para receber atestado de participação, realizar inscrição prévia:

    https://forms.gle/pPMGbgNEL6n2Ac1X9

     

  • Defesa de Dissertação de Italo Franco Costa

    Dia 30/10 as 14h ocorrerá via Web Conferência a banca de defesa do mestrado de Ítalo Franco Costa com a dissertação intitulada ‘Narrativas Visuais de Si”. Com orientação da professora Drª Cláudia Mariza Mattos Brandão a escrita da dissertação partiu de um desejo de continuar com a pesquisa oriunda da monografia defendida em 2018, assim como aprofundar a potência do livro de artista como mediador do imaginário. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com cunho sócio fenomenológico, norteada pelos princípios de formação experiencial (JOSSO, 2004) e das teorias do Imaginário (DURAND, 2010), na qual o livro de artista está caracterizado como um suporte privilegiado para visibilizar a potência criadora do imaginário através de narrativas verbais e não verbais. O estudo parte do questionamento: Poderia o livro de artista auxiliar na compreensão sobre quem somos e como atuamos coletivamente através de narrativas visuais atreladas às teorias do Imaginário? Dessa forma busca-se investigar a potência narrativa do livro de artista como uma tecnologia do imaginário (SILVA, 2006) através dos dados angariados durante a criação de um curso de formação continuada intitulado “O que é ser professor? Visibilizando o imaginário em livros de artista”. Esta pesquisa possuiu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a qual incentiva a continuidade desta pesquisa.

    Link de acesso para a Web Conferência:  https://webconf.ufpel.edu.br/b/cla-4wp-9wj

    A entrada na sala de conferência virtual será moderada e estará aberta 15 minutos antes, ao começar a banca os ingressos não serão mais autorizados.

     

  • GEGRADI – conversa com Renata Requião, sobre “Da escrita das cidades às cidades sobrescrita”

    Uma pequena reflexão poético-teórica sobre o largo movimento de desenho, escrita, e ocupação performática, da superfície da terra pelo homem. As primeiras marcações – como inscrições: os objetos manipulados, os desenhos e a escrita. O estabelecimento de “o dentro e o fora” de certo domínio, definindo modos e cultivos distintos em cada lugar, nós o povo em cada terroir. no projetar a cidade – na sua “escritura” – a antecipação do comportamento de nossos corpos, lenta escultura no espaço labiríntico de atuação cotidiana. As “cidades tomadas”, o urbano como espaço territorial de “segunda ordem” – um espaço-mundo alfanumérico redimensionado pela escrita. Conversa será no dia 16 de outubro, às 18h.

     

  • Arte Comunitária – Circuito Urbano 2020

    02/10 – 10 horas

    Arte Comunitária, ao interligar os temas Arte, Tecnologia, Ética e Comunidade, aborda práticas artísticas atuais que trazem em suas metodologias processos inclusivos e recíprocos entre os agentes participantes, no sentido de ativar o comum de cada comunidade. Práticas que, a partir de cartografias contemporâneas, buscam a criação de redes colaborativas em que a empatia e o senso de responsabilidade com o outro geram uma consciência coletiva nas cidades. Na perspectiva de conjugar arte e conhecimento, este webinário propõe ativar debates sobre uma consciência ética e integradora; problematizações sobre ações públicas urbanas e suas implicâncias políticas, sociais e econômicas; e busca abrir espaços para protagonismos outros que potencializam comunidades globais ao valorizarem saberes e fazeres locais.