A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação, e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI) tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos na Turma 11 do Curso de Mestrado do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
As inscrições para o Exame de Seleção ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel estarão abertas no período de 01 a 11 de julho de 2022, por e-mail: ingresso2022ppgavi@gmail.com, devendo ser preenchido o campo “Assunto” com o enunciado “INSCRIÇÃO SELEÇÃO ALUNO REGULAR – MESTRADO”. As inscrições poderão ser enviadas até às 23h59min do dia 11 de julho de 2022.
Este edital tem por objetivo selecionar produções audiovisuais de videodança – no amplo espectro de sua acepção – para o 3º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2022, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) e Curso de Dança, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e pela Fundação Ecarta. A avaliação e seleção dos trabalhos serão realizadas por uma comissão internacional convidada.
PARTICIPAÇÃO
Maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade;
Cada participante poderá inscrever APENASUMA videodança;
Videodanças realizadas em grupo ou por coletivos deverão ser inscritas por umaúnica pessoa, responsável então pela inscrição;
Não serão aceitas produções anteriores ao ano de 2020;
Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens das videodanças inscritas;
O ato da inscrição autoriza que a videodança seja utilizada para fins de divulgação do FIVRS;
O ato da inscrição autoriza que a videodança passe a integrar a videoteca do FIVRS;
O ato da inscrição autoriza que a videodança seja exibida em mostras do FIVRS, no Brasil e no exterior, com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos;
CARACTERÍSTICAS DA VIDEODANÇA
Temática livre;
Curta duração – duração máxima de 10 (dez) minutos, incluídos os créditos;
Os trabalhos podem ser apresentados em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), compressão H264 ou H265, taxa mínima de bitrate de 5MB, e resolução mínima de 720p (HD) – sugerimos 1280x720p.
SELEÇÃO
A seleção das videodanças será realizada por uma comissão avaliadora convidada;
O festival se reserva o direito de não aceitar trabalhos que sejam lesivos aos Direitos Humanos;
A lista com as videodanças selecionadas será divulgada no dia 01 de agosto de 2022 nas páginas institucionais do PPGAVI (UFPel) e da ECARTA, bem como nas redes sociais do FIVRS e da ECARTA.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de junho de 2022 pelo formulário:
Está no ar o 4º episódio da 2ª Temporada do PhotoGraphein Podcast., disponível no nosso site www.photographein-pesquisa.com.br e no Spotify.
A segunda temporada de nosso Podcast, intitulada “Elogio às Sombras”, é inspirada no livro “Em louvor da Sombra” do escritor japonês Junichiro Tanizaki. No quarto episódio relacionamos as abordagens de Tanizaki ao filme/livro “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho e Raduam Nassar, respectivamente.
A atividade é vinculada ao PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq).
O PPGAVI convida para o lançamento dos livros “Miasmas e metáforas da aids nas Artes Visuais”, de Ricardo Ayres, e “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, organizado por Felipe Dias Diaz – aluno do PPGAVI. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 28, às 9h, na Oficina de Vídeo (sala 14) do Prédio das Artes, Campus Carreiros da FURG. O lançamento dos livros terá mediação da Professora Drª Ana Maio, do Instituto de Letras e Artes (ILA).
Ricardo Henrique Ayres Alves é professor do Centro de Artes da UFPEL, artista visual e pesquisador. É doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), área de concentração História, Teoria e Crítica de Arte. Bacharel em Artes Visuais (FURG), ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, com mobilidade acadêmica no curso de Antropologia (ISCSP, Lisboa). Participa dos grupos de pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos (UFPEL), Deslocamentos da Fotografia na Arte (UFRGS) e Apagamentos da memória na arte (UFRGS). Membro da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Seus interesses de pesquisa orbitam a arte contemporânea e suas interseções com o corpo, o HIV/aids, a sexualidade e o cotidiano.
O livro “Miasmas e metáforas da aids nas Artes Visuais” aborda as relações entre arte e enfermidade, a partir da aproximação entre os trabalhos de Keith Haring, Pepe Espaliú e Leonilson. Oriundo da pesquisa de graduação do autor, desenvolvida no Curso de Artes Visuais Bacharelado da FURG, o texto foi revisitado recentemente e disponibilizado em publicação de e-book pela Editora da FURG.
Felipe Dias Diaz Carvalho é artista plástico, produtor e gestor de projetos culturais e artísticos. É bacharel em Artes Visuais pela FURG, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano (Bolsista CAPES) e pós-graduando no MBA em Gestão de Projetos da Universidade de São Paulo – USP/Esalq. Membro titular do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Estado do Rio Grande do Sul (2021/2023). Integrante do Grupo de Pesquisa FURG/CNPq Cirandeiras Poéticas – CIPÓ, liderado pela professora Roseli Nery.
Desenvolve trabalhos em artes visuais, design e literatura. Em 2021, executou o projeto “Reminiscência poética através do olhar sensível aos cantos de casa” (com recursos da Lei no 14.017/20), concebendo a exposição virtual coletiva “Canto dos olhos” e a obra literária “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, atuando como editor e organizador.
O livro “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, com organização de Felipe Dias Diaz, tem três volumes na versão impressa (Volume 1 – Impressões, Volume 2 – Pressões, Volume 3 – Expressões). A versão digital pode ser adquirida neste link.
A Editora NYN emerge a partir do desejo de tangibilizar pensamentos, narrativas e escritos de artistas que se encontram em algum canto do instante presente – nyn – em processo de produção poético verbo-visual e filosófica. Com “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, a NYN inaugura o seu catálogo apresentando ensaios visuais de variados autores e artistas, com temas recorrentes no campo das artes visuais e outros que a pluridisciplinaridade propicia, em constante diálogo com a arte e a vida, os processos criativos e o cotidiano.
O Seminário Leituras do Presente faz parte de um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, promovido pelo Grupo de Pesquisa Arte e sua História: visualidades, discursos e sentidos. A ideia central do Seminário é propor o debate em torno da arte do presente a partir de leituras e contranarrativas que discutam outros vetores conceituais que possibilitem abordar seus conteúdos e suas linguagens por meio de outras epistemologias que questionem a hegemonia e a tradição europeia.
A abertura da segunda edição do Seminário Leituras do Presente acontecerá no dia 28 de abril de 2022 com a presença de Jorge Coli, professor titular em História da Arte e da Cultura na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com a palestra Reflexões epistemológicas e de método sobre a ruptura, a partir da Semana de Arte Moderna de 1922.
Apoio: Centro de Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Curso de Bacharelado em Artes Visuais, Curso de Especialização em Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI
Projeto Gráfico: Thaís Cristina Martino Sehn e Ìsis Pinheiro Corvello
Apoio audiovisual e transmissão: Regis Dutra
Plataforma: Conexão Arte e YouTube
Periodicidade: de abril/setembro 2022
Tempo de duração: 1h e 30 min
Dia e horário: quinta-feira, 19 h
Encontros quinzenais
SERÁ FORNECIDA CERTIFICAÇÃO PARA PARTICIPANTES INSCRITOS VIA FORMULÁRIO ONLINE DISPONIBILIZADO DURANTE A TRANSMISSÃO.
Site WordPress Institucional:
https://wp.ufpel.edu.br/conexaoarte/
https://wp.ufpel.edu.br/conexaoarte/wp-admin
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/ConexaoArteUFPEL