GT1. CURRÍCULO, CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Trabalhos completos

A ESTATÍSTICA E O FORTALECIMENTO DA VERDADE EDUCACIONAL EM TORNO DA ESCOLARIZAÇÃO COMPULSÓRIA

Ketlin Kroetz

(IN) JUSTIÇAS NA SELEÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEITURAS SOBRE A “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO”

Aline Rabelo Marques

Resumos

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO SÉCULO XXI: NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Guilherme Rodrigues Abrão

IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS PARA OS DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Matheus Felipe Irigoite Barroco, Rose Meri Santos da Silva e Eliada Mayara Alves Krakhecke

A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE PELOS INTINERÁRIOS FORMATIVOS: CARTOGRAFIA DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO

Lucas Leon Vieira de Serpa Brandão e Fernando da Silva Cardoso

CAMINHOS DO REGGAE, DOS SALÕES DE FESTA À SALA DE AULA: PRÁTICA EDUCATIVA ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Rosangela Coelho Costa e Denise Marcos Bussoletti

A MILITARIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES: DA RECONSTRUÇÃO DE UMA AMBIÊNCIA SECURITÁRIA À CURRICULARIZAÇÃO DO ESTADO SUICIDÁRIO

José Luís Ferraro

AS ATIVIDADES ESCOLARES PÓS PANDEMIA: AUTOINTENSIFICAÇÃO E ADOECIMENTO

Annelise Costa de Jesus, Mauro Augusto Burkert Del Pino e Gilceane Caetano Porto

QUEM PRECISA CUIDAR DO PLANETA? UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA GESTÃO DOS RISCOS

Ketlin Kroetz e Paula Correa Henning

CONTROVÉRSIAS NA CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES

Juliane Nunes de Lemos

CURRÍCULO, NOVAS COLONIALIDADES E ENSINO JURÍDICO: UM ESTUDO EMPÍRICO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Beatriz Maurício Torres Macedo e Fernando da Silva Cardoso

ESTRATÉGIAS NEOLIBERAIS E O ENSINO HÍBRIDO

Aline Gonçalves de Moura e Simone Gonçalves da Silva

DIRETRIZES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ANPEd

Aline Gonçalves de Moura, Maria José de Sousa e Raquel Peres Macêdo

DIREITO E SOCIOLOGIA: POR AGENCIAMENTOS CURRICULARES

Leandro Brum Pinheiro

UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE A CRISE NA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA

João Otávio Gorini Raichle e José Luís Ferraro

LEI N° 10.639/2003: QUAL SEU STATUS PERANTE O RACISMO RELIGIOSO?

Luis Félix de Barros Vieira Rocha e Georgina Helena Lima

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRAFIA CULTURAL: ENRIQUECENDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DO FOLCLORE BRASILEIRO

Julia Tavares da Silva e Caio Bedaque Barbosa

COMUNIDADE QUILOMBOLA SÍTIO VEIGA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DOS SABERES E FAZERES PARA A EDUCAÇÃO

Francisca Tainara Eugenio a Silva e Georgina Helena Lima

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO MÉDIO: A EDUCOMUNICAÇÃO NAS DISCIPLINAS PROJETO DE VIDA E SEMINÁRIO III

William Machado da Silva e Michel Mansur Machado

A PRÁTICA DOCENTE JURÍDICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Marcela Simões Silva e Marina Nogueira Madruga

RUPTURA EPISTEMOLÓGICA E CURRICULAR NA GUINÉ-BISSAU: implicações pedagógicas na formação de novos pensadores

Paulo Anós Té